A influência da opinião pública estadunidense na Segunda Guerra Mundial: contribuições para a aplicação na doutrina militar brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas, Fabio Vimeney
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845123
Resumo: Este trabalho destina-se a explicar, segundo a teoria da Trindade de Clausewitz, como as Operações Psicológicas e a Comunicação Social contribuíram para o sucesso dos Estados Unidos da América na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A relevância do tema consiste na crescente importância da opinião pública, particularmente, nas democracias ocidentais, no que tange as decisões dos seus chefes de Estado. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, observando-se uma metodologia descritiva e analítica, voltada para a análise das relações dos EUA com a opinião pública, no contexto da Segunda Guerra Mundial. No trabalho, utilizou-se a teoria da Trindade de Clausewitz para explicar o relacionamento entre o governo dos EUA, o seu povo e suas as Forças Armadas, durante a Segunda Guerra Mundial, ressaltando-se como foram utilizadas as ferramentas da Comunicação Social e das Operações Psicológicas, por parte do governo, para obter um bom relacionamento com a opinião pública nacional. Após descrever as diversas ações planejadas e executadas pelo governo estadunidense por ocasião do conflito, chegou-se a conclusão de que os Estados Unidos da América conquistaram uma opinião pública favorável à sua participação na Segunda Guerra Mundial e mantiveram o apoio popular para o esforço de guerra, por meio do emprego de ações de Comunicação Social e de Operações Psicológicas, contribuindo assim para a vitória dos Aliados no conflito.
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