A importância das hidrovias brasileiras como fator de força para a política marítima brasileira: as hidrovias da Amazônia e do Tocantins-Araguaia, como fatores de integração do Centro-Oeste brasileiro às cadeias produtivas mundiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urban, Alex Azevedo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845168
Resumo: O Brasil necessita aumentar a competitividade dos produtos nacionais exportados, tornandoos mais atrativos para as principais cadeias produtivas mundiais e beneficiando diretamente a economia brasileira. Alguns fatores são determinantes para o protagonismo de um país na oferta de matérias primas para essas cadeias produtivas. Sendo assim, pode-se destacar: abundância de recursos naturais, boas relações geopolíticas entre fornecedores e consumidores, abertura econômica, infraestrutura moderna exigida aos diversos tipos de transporte de carga e o valor final do fornecimento da produção, cujo custo do frete é um dos principais itens a ser levado em consideração. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, um único comboio de seis barcaças corresponde ao volume de carga transportado por duzentas e dez carretas. Os principais compradores de commodities do Brasil estão localizados no Hemisfério Norte e, por isso, a privilegiada posição geográfica dos portos das cidades de Belém, Macapá, Manaus, São Luís e Santarém – principais portos do Arco Norte – configuram como uma importante conexão com as cadeias produtivas mundiais, reduzindo, dessa forma, a distância, o valor do frete e do seguro. Nesse contexto, as hidrovias da região Amazônica e do Tocantins-Araguaia, aliadas aos portos do Arco Norte, tornam-se vitais na redução do custo logístico. A facilidade de transporte proporcionado pelo uso das hidrovias com consequente redução de custos, pode iniciar um ciclo virtuoso ao longo das vias navegáveis, com o aparecimento de indústrias especializadas, ligação entre as cadeias produtivas regionais, impulso na construção naval, geração de emprego e utilização de cargas de retorno para os produtores agrícolas brasileiros, como adubos e fertilizantes. Os levantamentos hidrográficos realizados pelos Centros de Hidrografia e Navegação regionais, assim como a atualização constante do balizamento dos diversos rios da região, permitem o aumento seguro do calado de navegação, proporcionando um maior volume de carga comercializada. A permanência dos navios e embarcações da Marinha do Brasil nas bacias hidrográficas, aliada às ações cívico-sociais destinadas às regiões, contribuem para a defesa do território nacional, além de promover segurança da navegação e bem-estar social às comunidades ribeirinhas. Torna-se fundamental, portanto, alterar a matriz básica do transporte rodoviário para o sistema multimodal, com destaque para as hidrovias, a fim de vencer as longas distâncias impostas, principalmente entre as regiões de produção e os portos de exportação
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Os principais compradores de commodities do Brasil estão localizados no Hemisfério Norte e, por isso, a privilegiada posição geográfica dos portos das cidades de Belém, Macapá, Manaus, São Luís e Santarém – principais portos do Arco Norte – configuram como uma importante conexão com as cadeias produtivas mundiais, reduzindo, dessa forma, a distância, o valor do frete e do seguro. Nesse contexto, as hidrovias da região Amazônica e do Tocantins-Araguaia, aliadas aos portos do Arco Norte, tornam-se vitais na redução do custo logístico. A facilidade de transporte proporcionado pelo uso das hidrovias com consequente redução de custos, pode iniciar um ciclo virtuoso ao longo das vias navegáveis, com o aparecimento de indústrias especializadas, ligação entre as cadeias produtivas regionais, impulso na construção naval, geração de emprego e utilização de cargas de retorno para os produtores agrícolas brasileiros, como adubos e fertilizantes. Os levantamentos hidrográficos realizados pelos Centros de Hidrografia e Navegação regionais, assim como a atualização constante do balizamento dos diversos rios da região, permitem o aumento seguro do calado de navegação, proporcionando um maior volume de carga comercializada. A permanência dos navios e embarcações da Marinha do Brasil nas bacias hidrográficas, aliada às ações cívico-sociais destinadas às regiões, contribuem para a defesa do território nacional, além de promover segurança da navegação e bem-estar social às comunidades ribeirinhas. Torna-se fundamental, portanto, alterar a matriz básica do transporte rodoviário para o sistema multimodal, com destaque para as hidrovias, a fim de vencer as longas distâncias impostas, principalmente entre as regiões de produção e os portos de exportaçãoBrazil needs to increase the competitiveness of national exported products, making them more attractive to the main global production chains and benefiting the Brazilian economy directly. Some factors are decisive for a country's role in the supply of raw materials destined to these production chains. Therefore, are worth to be highlighted: abundance of natural resources, good geopolitical relations between suppliers and consumers, economic openness, modern infrastructure required for different types of cargo transportation and the final value of supplying production, whose freight cost is one of main items to be taken into consideration. According to the National Waterway Transport Agency, a single six barge train corresponds to the volume of cargo carried by two hundred and ten trucks. The main commodity buyers in Brazil are located in the Northern Hemisphere and, therefore, the privileged geographical position of the ports in the cities of Belém, Macapá, Manaus, São Luís and Santarém - the main ports in the Arco Norte - constitute an important connection with the chains worldwide, thereby reducing distance, freight and insurance costs. In this context, the waterways of the Amazon region and Tocantins-Araguaia, allied to the ports of Arco Norte, become vital in reducing logistical costs. The ease of transportation provided by the use of waterways and their consequent reduction in costs can start a virtuous cycle along the waterways, with the appearance of specialized industries, connection between regional production chains, boost in shipbuilding, job creation and use of return cargo for Brazilian agricultural producers, such as manure and fertilizers. The hydrographic researches carried out by the regional Hydrography and the Navigation Centers, as well as the constant signalizing update of the various rivers in the region, allow the safe increase of the navigation draft, providing a greater volume of commercialized cargo. The permanence of Brazilian Navy ships and vessels in hydrographic basins, combined to civic-social actions aimed at the regions, contribute to National defense of the territory, as well as provides navigation safety and social well-being to the riverside communities. It is essential, therefore, to change the basic matrix from the road transport mode to the multimodal system, with emphasis on waterways, in order to overcome the long distances imposed, mainly from the production regions to the exportation portsporEscola de Guerra Naval (EGN)Apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas - CPEM - 2020Logística de materialCadeias produtivasLogistica - transporte -cargamultimodal - Arco NorteA importância das hidrovias brasileiras como fator de força para a política marítima brasileira: as hidrovias da Amazônia e do Tocantins-Araguaia, como fatores de integração do Centro-Oeste brasileiro às cadeias produtivas mundiaisas hidrovias da Amazônia e do Tocantins-Araguaia, como fatores de integração do Centro-Oeste brasileiro às cadeias produtivas mundiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALC-PEM -2020 URBAN.pdfC-PEM -2020 URBAN.pdfapplication/pdf710153https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845168/1/C-PEM%20-2020%20URBAN.pdfcf40a60202e91c12c6df8b751655ccc1MD51TEXTC-PEM -2020 URBAN.pdf.txtC-PEM -2020 URBAN.pdf.txtExtracted texttext/plain214206https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845168/2/C-PEM%20-2020%20URBAN.pdf.txtc3c32a274cf267eef4b3b7705b65918aMD52THUMBNAILC-PEM -2020 URBAN.pdf.jpgC-PEM -2020 URBAN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845168/3/C-PEM%20-2020%20URBAN.pdf.jpgc401e6421c8275af601ce3c95de661d5MD53ripcmb/8451682022-09-21 15:29:52.908oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845168Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-21T18:29:52Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
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