Novas rotas Trans-Árticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451230 |
Resumo: | Por volta dos últimos trinta anos muitas organizações, tanto as ligadas a estados oficiais quanto as independentes, tem alertado as grandes massas a respeito de mudanças climáticas que alegadamente estão ocorrendo em nosso planeta. Uma análise cuidadosa do clima do polo norte aponta até então para uma evolução do cenário climático que tem acarretado na diminuição da quantidade de gelo na região, porém os estudos prosseguem e o destino dos mares gelados do norte é incerto. Há majoritariamente duas correntes de pensamento científico a respeito do comportamento climatológico e do futuro das regiões polares. Em primeira instância, a já amplamente divulgada, ainda que não amplamente aceita, teoria do aquecimento global antropogênico que prevê um aumento sem precedentes da temperatura mundial, sobre tudo no Ártico. Aqueles que possuem um pensamento antípoda defendem a doutrina do resfriamento global, ou um aquecimento natural do clima, pouco popular entre o público leigo, contudo não menos legítima diante da comunidade científica. É de interesses desta monografia expor ambas correntes de pensamento e analisar as possibilidade econômicas que se abrirão ao mercado mundial marítimo caso o aquecimento global se mostre a tese mais correta e as rotas marítimas e fato se abram e sejam exploradas de maneira rentável, tanto no mercado de fretes marítimo quanto no da prospecção de petróleo e gás. O autor acha válido ressaltar que uma abordagem considerando o cenário do resfriamento global, ainda que razoavelmente possível, é inócua para fins relacionados ao estudo da alteração do comportamento econômico das empresas de navegação e para a exposição dos desafios a serem enfrentados pelas embarcações que buscarem no Polo Norte do planeta sua nova área de atuação. |
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Oliveira, ViniciusValentim, Victor Alexandre MoroOliveira, Vinicius2018-07-04T18:27:03Z2018-07-04T18:27:03Z2014http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451230Por volta dos últimos trinta anos muitas organizações, tanto as ligadas a estados oficiais quanto as independentes, tem alertado as grandes massas a respeito de mudanças climáticas que alegadamente estão ocorrendo em nosso planeta. Uma análise cuidadosa do clima do polo norte aponta até então para uma evolução do cenário climático que tem acarretado na diminuição da quantidade de gelo na região, porém os estudos prosseguem e o destino dos mares gelados do norte é incerto. Há majoritariamente duas correntes de pensamento científico a respeito do comportamento climatológico e do futuro das regiões polares. Em primeira instância, a já amplamente divulgada, ainda que não amplamente aceita, teoria do aquecimento global antropogênico que prevê um aumento sem precedentes da temperatura mundial, sobre tudo no Ártico. Aqueles que possuem um pensamento antípoda defendem a doutrina do resfriamento global, ou um aquecimento natural do clima, pouco popular entre o público leigo, contudo não menos legítima diante da comunidade científica. É de interesses desta monografia expor ambas correntes de pensamento e analisar as possibilidade econômicas que se abrirão ao mercado mundial marítimo caso o aquecimento global se mostre a tese mais correta e as rotas marítimas e fato se abram e sejam exploradas de maneira rentável, tanto no mercado de fretes marítimo quanto no da prospecção de petróleo e gás. O autor acha válido ressaltar que uma abordagem considerando o cenário do resfriamento global, ainda que razoavelmente possível, é inócua para fins relacionados ao estudo da alteração do comportamento econômico das empresas de navegação e para a exposição dos desafios a serem enfrentados pelas embarcações que buscarem no Polo Norte do planeta sua nova área de atuação.At about the last thirty years many organizations, both official and independent, have warned the broad masses about climate change that are allegedly occurring on our planet.A careful analysis of the climate of the North Pole, describes us theevolution of the climate scenario that has caused declines in the amount of ice in the region, but the work continues and the fate of the frozen seas of the north is uncertain. There are majority two currents of scientific thought about the climatological behavior and future of the polar regions. In the first instance, the already widely disseminated, although not widely accepted anthropologic global warming theory predicts that an unprecedented rise in global temperature, especially in the Arctic. Those who have an antipodal thinking advocate the doctrine of global coolingor natural warming of the climate, not reallypopular among the laypublic, but not the least legitimate before the eyes of the scientific community. It is on theinterest of this monograph to exhibitboth linesof thought and analyze the economic opportunity that will make itself availableto the worldwide maritime market if global warming proves the most correct theoryand maritime routes open up in a matter of fact, to be exploited profitablyboth in sea market freight as on theindustryof oil and gas exploration. The author finds useful to highlightthepoint thatan approach considering the scenario of global cooling, even if reasonably possible, is safe for the amendmentsassociated to the study of the economic behavior of shipping businesses ends and for display of the challenges faced by vessels seeking in the extreme north of the planet their new field of action.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)NavegaçãoRegiões PolaresDescobertas e ExploraçõesNovas rotas Trans-Árticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT000002e8.pdf.txt000002e8.pdf.txtExtracted texttext/plain50288https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451230/3/000002e8.pdf.txt44d66c2f64c9497f0806c44906d6e295MD53ORIGINAL000002e8.pdfapplication/pdf1030969https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451230/1/000002e8.pdfb27ab63288b29f6978cf87ee1c7220daMD51THUMBNAIL000002e8.pdf.jpg000002e8.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1645https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451230/2/000002e8.pdf.jpg2a3f1e1863dcca1776302ec7def646d3MD52ripcmb/4512302022-09-23 17:59:10.959oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451230Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:59:10Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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