Novas rotas Trans-Árticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Victor Alexandre Moro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451230
Resumo: Por volta dos últimos trinta anos muitas organizações, tanto as ligadas a estados oficiais quanto as independentes, tem alertado as grandes massas a respeito de mudanças climáticas que alegadamente estão ocorrendo em nosso planeta. Uma análise cuidadosa do clima do polo norte aponta até então para uma evolução do cenário climático que tem acarretado na diminuição da quantidade de gelo na região, porém os estudos prosseguem e o destino dos mares gelados do norte é incerto. Há majoritariamente duas correntes de pensamento científico a respeito do comportamento climatológico e do futuro das regiões polares. Em primeira instância, a já amplamente divulgada, ainda que não amplamente aceita, teoria do aquecimento global antropogênico que prevê um aumento sem precedentes da temperatura mundial, sobre tudo no Ártico. Aqueles que possuem um pensamento antípoda defendem a doutrina do resfriamento global, ou um aquecimento natural do clima, pouco popular entre o público leigo, contudo não menos legítima diante da comunidade científica. É de interesses desta monografia expor ambas correntes de pensamento e analisar as possibilidade econômicas que se abrirão ao mercado mundial marítimo caso o aquecimento global se mostre a tese mais correta e as rotas marítimas e fato se abram e sejam exploradas de maneira rentável, tanto no mercado de fretes marítimo quanto no da prospecção de petróleo e gás. O autor acha válido ressaltar que uma abordagem considerando o cenário do resfriamento global, ainda que razoavelmente possível, é inócua para fins relacionados ao estudo da alteração do comportamento econômico das empresas de navegação e para a exposição dos desafios a serem enfrentados pelas embarcações que buscarem no Polo Norte do planeta sua nova área de atuação.
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