Navegação de cabotagem: verificação da eficiência por análise envoltória de dados e identificação de boas práticas dos benchmarks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845744 https://repositorio.esg.br/handle/123456789/807 |
Resumo: | Esta monografia verifica a eficiência da navegação de cabotagem no Brasil por meio de Análise Envoltória de Dados (DEA) e apresenta boas práticas de benchmarks que possam orientar políticas e investimentos em infraestrutura. Seu objetivo é quantificar a necessidade de crescimento da cabotagem brasileira para que possa ser considerada eficiente e seja aumentada sua participação na matriz de transporte de cargas, que foi de 11% em 2015. A pesquisa foi realizada em três etapas, sendo a primeira composta pela definição das variáveis a serem utilizadas e dos países a serem submetidos à ferramenta DEA. Na segunda etapa foi selecionado o método DEA CCR orientado a output e realizados os cálculos que indicaram a ineficiência da navegação de cabotagem brasileira em relação a vários outros países de similar expressão econômica, tendo sido indicados a Holanda e a Turquia como benchmarks no espaço amostral selecionado. A terceira etapa da pesquisa identificou boas práticas dos benchmarks que possam ser adotadas pelo Brasil, tendo sido a União Europeia (UE), por sua grande influência sobre os benchmarks, incluída nesta etapa. A conclusão da pesquisa foi que as boas práticas identificadas são decorrentes de políticas de incentivo à navegação de cabotagem e à intermodalidade em implementação há pelo menos duas décadas e, mesmo já respondendo por 33% da matriz de transporte de cargas da UE, busca-se o seu aumento naquela União em função de sua maior sustentabilidade e seus menores custos, sendo referencial válido para o aprimoramento da atividade no Brasil. |
id |
MB_e5489ee3ac70698b3f7ae9b1c8daa2ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/845744 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Roberto, Emerson GaioMatos, Francisco José deGavião, Luiz Octávio2023-01-13T15:56:03Z2023-01-13T15:56:03Z2019https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845744https://repositorio.esg.br/handle/123456789/807Esta monografia verifica a eficiência da navegação de cabotagem no Brasil por meio de Análise Envoltória de Dados (DEA) e apresenta boas práticas de benchmarks que possam orientar políticas e investimentos em infraestrutura. Seu objetivo é quantificar a necessidade de crescimento da cabotagem brasileira para que possa ser considerada eficiente e seja aumentada sua participação na matriz de transporte de cargas, que foi de 11% em 2015. A pesquisa foi realizada em três etapas, sendo a primeira composta pela definição das variáveis a serem utilizadas e dos países a serem submetidos à ferramenta DEA. Na segunda etapa foi selecionado o método DEA CCR orientado a output e realizados os cálculos que indicaram a ineficiência da navegação de cabotagem brasileira em relação a vários outros países de similar expressão econômica, tendo sido indicados a Holanda e a Turquia como benchmarks no espaço amostral selecionado. A terceira etapa da pesquisa identificou boas práticas dos benchmarks que possam ser adotadas pelo Brasil, tendo sido a União Europeia (UE), por sua grande influência sobre os benchmarks, incluída nesta etapa. A conclusão da pesquisa foi que as boas práticas identificadas são decorrentes de políticas de incentivo à navegação de cabotagem e à intermodalidade em implementação há pelo menos duas décadas e, mesmo já respondendo por 33% da matriz de transporte de cargas da UE, busca-se o seu aumento naquela União em função de sua maior sustentabilidade e seus menores custos, sendo referencial válido para o aprimoramento da atividade no Brasil.This monograph verifies the efficiency of maritime cabotage (also known as Short Sea Shipping – SSS) in Brazil through Data Envelopment Analysis (DEA) and presents benchmarks best practices that can guide infrastructure policies and investments. Its objective is to quantify the need for growth of Brazilian cabotage so that it can be considered efficient and its participation in the cargo transport matrix increased, which was 11% in 2015. The research was conducted in three stages, the first consisting of definition of the variables to be used and the countries to be submitted to the DEA tool. In the second stage, the output-oriented DEA CCR method was selected and the calculations that indicated the inefficiency of Brazilian maritime cabotage in relation to several other countries of similar economic expression were performed, and the Netherlands and Turkey were indicated as benchmarks in the selected sample space. The third stage of the research identified benchmarks best practices that could be adopted by Brazil, and the European Union (EU), for its great influence on benchmarks, was included in this stage. The conclusion of the survey was that the best practices identified are derived from policies to encourage Short Sea Shipping and intermodality in implementation for at least two decades and, even accounting for 33% of the cargo transport matrix, the EU seeks its increase due to its greater sustainability and lower costs, being a valid reference for the improvement of the activity in Brazil.Escola Superior de Guerra (ESG)NavegaçãoNavegação de cabotagem - BrasilBenchmarking (Administração)Análise envoltória de dadosNavegação de cabotagem: verificação da eficiência por análise envoltória de dados e identificação de boas práticas dos benchmarksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALEMERSON GAIO ROBERTO.pdfEMERSON GAIO ROBERTO.pdfapplication/pdf1028470https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845744/1/EMERSON%20GAIO%20ROBERTO.pdf7bcc56a7469f60fb2af3b3ca44978906MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83272https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845744/2/license.txt8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37fMD52TEXTEMERSON GAIO ROBERTO.pdf.txtEMERSON GAIO ROBERTO.pdf.txtExtracted texttext/plain113078https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845744/3/EMERSON%20GAIO%20ROBERTO.pdf.txt7d38648df64757fa880b05479323d492MD53THUMBNAILEMERSON GAIO ROBERTO.pdf.jpgEMERSON GAIO ROBERTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845744/4/EMERSON%20GAIO%20ROBERTO.pdf.jpg5b9379af7f87c394c06748af98eff92eMD54ripcmb/8457442023-05-12 10:26:29.082oai:www.repositorio.mar.mil.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:26:29Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Navegação de cabotagem: verificação da eficiência por análise envoltória de dados e identificação de boas práticas dos benchmarks |
title |
Navegação de cabotagem: verificação da eficiência por análise envoltória de dados e identificação de boas práticas dos benchmarks |
spellingShingle |
Navegação de cabotagem: verificação da eficiência por análise envoltória de dados e identificação de boas práticas dos benchmarks Roberto, Emerson Gaio Navegação de cabotagem - Brasil Benchmarking (Administração) Análise envoltória de dados Navegação |
title_short |
Navegação de cabotagem: verificação da eficiência por análise envoltória de dados e identificação de boas práticas dos benchmarks |
title_full |
Navegação de cabotagem: verificação da eficiência por análise envoltória de dados e identificação de boas práticas dos benchmarks |
title_fullStr |
Navegação de cabotagem: verificação da eficiência por análise envoltória de dados e identificação de boas práticas dos benchmarks |
title_full_unstemmed |
Navegação de cabotagem: verificação da eficiência por análise envoltória de dados e identificação de boas práticas dos benchmarks |
title_sort |
Navegação de cabotagem: verificação da eficiência por análise envoltória de dados e identificação de boas práticas dos benchmarks |
author |
Roberto, Emerson Gaio |
author_facet |
Roberto, Emerson Gaio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roberto, Emerson Gaio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matos, Francisco José de Gavião, Luiz Octávio |
contributor_str_mv |
Matos, Francisco José de Gavião, Luiz Octávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Navegação de cabotagem - Brasil Benchmarking (Administração) Análise envoltória de dados |
topic |
Navegação de cabotagem - Brasil Benchmarking (Administração) Análise envoltória de dados Navegação |
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv |
Navegação |
description |
Esta monografia verifica a eficiência da navegação de cabotagem no Brasil por meio de Análise Envoltória de Dados (DEA) e apresenta boas práticas de benchmarks que possam orientar políticas e investimentos em infraestrutura. Seu objetivo é quantificar a necessidade de crescimento da cabotagem brasileira para que possa ser considerada eficiente e seja aumentada sua participação na matriz de transporte de cargas, que foi de 11% em 2015. A pesquisa foi realizada em três etapas, sendo a primeira composta pela definição das variáveis a serem utilizadas e dos países a serem submetidos à ferramenta DEA. Na segunda etapa foi selecionado o método DEA CCR orientado a output e realizados os cálculos que indicaram a ineficiência da navegação de cabotagem brasileira em relação a vários outros países de similar expressão econômica, tendo sido indicados a Holanda e a Turquia como benchmarks no espaço amostral selecionado. A terceira etapa da pesquisa identificou boas práticas dos benchmarks que possam ser adotadas pelo Brasil, tendo sido a União Europeia (UE), por sua grande influência sobre os benchmarks, incluída nesta etapa. A conclusão da pesquisa foi que as boas práticas identificadas são decorrentes de políticas de incentivo à navegação de cabotagem e à intermodalidade em implementação há pelo menos duas décadas e, mesmo já respondendo por 33% da matriz de transporte de cargas da UE, busca-se o seu aumento naquela União em função de sua maior sustentabilidade e seus menores custos, sendo referencial válido para o aprimoramento da atividade no Brasil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-13T15:56:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-13T15:56:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845744 https://repositorio.esg.br/handle/123456789/807 |
url |
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845744 https://repositorio.esg.br/handle/123456789/807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Guerra (ESG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Guerra (ESG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845744/1/EMERSON%20GAIO%20ROBERTO.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845744/2/license.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845744/3/EMERSON%20GAIO%20ROBERTO.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/845744/4/EMERSON%20GAIO%20ROBERTO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7bcc56a7469f60fb2af3b3ca44978906 8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37f 7d38648df64757fa880b05479323d492 5b9379af7f87c394c06748af98eff92e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1798310224410443776 |