Operação de posicionamento dinâmico nível 2
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451318 |
Resumo: | CIAGA:Trabalho de Conclusão de Curso. Rio de Janeiro, CIAGA, 2014 |
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Sabadine, Paulo de Tássis2018-07-04T18:29:07Z2018-07-04T18:29:07Z2014http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451318CIAGA:Trabalho de Conclusão de Curso. Rio de Janeiro, CIAGA, 2014RESUMO Desde o desenvolvimento da navegação por satélite é possível manter plataformas de perfuração e navios em posição usando dinamicamente seus próprios sistemas de propulsão. As unidades de hélice-direção acionadas por motores elétricos são, frequentemente, as mais utilizadas. Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um sistema de posicionamento dinâmico para embarcações supridoras de plataformas classe DP 2. Foram investigadas as técnicas, normas regulamentadoras, a capacitação e definição das responsabilidades dos profissionais envolvidos nas operações. Para este trabalho especificamente será usado como modelo uma embarcação Supridora de Plataforma projeto PSV 4500 com propulsão diesel elétrica / azimutal 7600 BHP amplamente utilizada no apoio marítimo offshore. A embarcação estará classificada com a notação LRS DP AA, equivalente a classe de DP 2 da IMO. De acordo com a IMO, para equipamentos classe DP 2, uma perda de posição não deve ocorre como consequência de uma falha singular em qualquer componente ou sistema ativo. O critério de falha singular inclui: qualquer componente ou sistema ativo (geradores, thrusters, quadros elétricos, válvulas controladas remotamente, etc); qualquer componente normalmente estático (cabeamento, tubulações, válvulas manuais, etc) que não se apresente propriamente documentado em relação à proteção e confiabilidade. A IMO ainda aponta que um ato singular inadvertido também deve ser considerado como uma falha singular, caso seja provável. Para a notação de DP AA, o LRS requer que os sistemas de energia, controle e thrusters, bem como outros sistemas necessários para, ou que possam afetar, o correto funcionamento do sistema de DP devem ser providos e configurados de tal forma que uma falha em qualquer componente ou sistema ativo, não venha a resultar em uma perda de posição.Since the development of satellite navigation is possible to retain drilling rigs and ships in position dynamically using their own propulsion systems. Units toward propeller-driven by electric motors are often the most used. This paper presents the development of a dynamic positioning system to suplly vessels platforms DP class 2 techniques were investigated, regulatory standards, training and defining the responsibilities of professionals involved in the operations. Specifically for this work will be used as a vessel model. Supplier of PSV 4500 platform design with electric / diesel propulsion azimuth 7600 BHP widely used in the offshore marine support. The vessel will be classed with LRS notation DP AA, equivalent to class 2 DP IMO. According to the IMO, for DP equipment class 2, a loss of position should not occur as a result of a natural fault in any active component or system. The single failure criterion includes: any active component or system (generators, thrusters, switchboards, remote controlled valves, etc.); any normally static component (cabling, pipes, manual valves, etc.) that do not submit properly documented for the protection and reliability. The IMO also shows that an inadvertent singular act should also be considered as a singular failure, if it is probable. For notation DP AA, the LRS requires that systems of power, control and thrusters, as well as other needed to, or that may affect the proper operation of the DP system systems should be provided and configured such that a failure in any active component or system does not result in a loss position.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Manobra do NavioPosicionamento dinâmico de estruturas marítimas e semi-submersiveisOperação de posicionamento dinâmico nível 2info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000355.pdf.txt00000355.pdf.txtExtracted texttext/plain38780https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451318/3/00000355.pdf.txt724bbd35633a80fd48468f0504802c07MD53ORIGINAL00000355.pdfapplication/pdf504944https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451318/1/00000355.pdfa30f9d11eb25d7909b82d72309589035MD51THUMBNAIL00000355.pdf.jpg00000355.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1971https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451318/2/00000355.pdf.jpg918f95018593efac1e86c1ca83a970c2MD52ripcmb/4513182022-09-23 17:59:29.0oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451318Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:59:29Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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