O apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Carlos Eduardo Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844970
Resumo: A pesquisa tem como propósitos evidenciar a necessidade de aplicação da mantenabilidade, associada à análise dos modos de falha e criticidade, para o aumento da disponibilidade da Classe Macaé e da confiabilidade de seus sistemas; e propor soluções ou sugestões de pesquisas futuras, visando aumentar a média anual de dias de mar da classe. As experiências logísticas do autor no Comando do NPa Macaé e o preenchimento de questionário enviado aos atuais Comandantes dos NPa Macaé e Macau são as fontes de informações deste estudo de caso. A problemática apresenta-se na média anual de dias de mar da respectiva Classe estar 20% abaixo do índice de disponibilidade anual, de 93 dias. Ao longo do estudo foi constatado que este problema possui causas diversas, como o descumprimento do Plano de Apoio Logístico Integrado; deficiências no Sistema de Manutenção Planejada; a falta do estabelecimento de parâmetros logísticos de referência, como a confiabilidade inerente e a disponibilidade inerente, e a falta de coleta de dados estatísticos para comparação; falhas do Sistema de Abastecimento da Marinha e da empresa MTU no fornecimento de sobressalentes críticos, deixando equipamentos inoperantes; e o descumprimento sistemático do Ciclo de Atividades da Classe pelo Setor Operativo. Ao longo da pesquisa foram identificadas a necessidade de coleta e análise de dados estatísticos rotineiros sobre os diversos sistemas que compõem os navios, visando o aumento de sua confiabilidade, e a necessidade premente de revisão dos motores de combustão principal do NPa Macau. A solução visualizada para o problema da baixa média de dias de mar é a adoção da metodologia da Manutenção Centrada na Confiabilidade, na qual predominam rotinas preditivas de manutenção em detrimento das manutenções preventivas baseadas no tempo de funcionamento, uma vez que a postergação de revisões de equipamentos é uma realidade vivida pela administração naval, face às restrições orçamentárias. A pesquisa termina com uma proposta de ações de implementação dessa metodologia, a serem tomadas por diversas Organizações Militares.
id MB_f1ce320af08c83c16eb62f4333a7cfeb
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844970
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Torres, Carlos Eduardo VieiraPortela, Marcos Luiz2022-07-05T18:14:30Z2022-07-05T18:14:30Z2018http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844970A pesquisa tem como propósitos evidenciar a necessidade de aplicação da mantenabilidade, associada à análise dos modos de falha e criticidade, para o aumento da disponibilidade da Classe Macaé e da confiabilidade de seus sistemas; e propor soluções ou sugestões de pesquisas futuras, visando aumentar a média anual de dias de mar da classe. As experiências logísticas do autor no Comando do NPa Macaé e o preenchimento de questionário enviado aos atuais Comandantes dos NPa Macaé e Macau são as fontes de informações deste estudo de caso. A problemática apresenta-se na média anual de dias de mar da respectiva Classe estar 20% abaixo do índice de disponibilidade anual, de 93 dias. Ao longo do estudo foi constatado que este problema possui causas diversas, como o descumprimento do Plano de Apoio Logístico Integrado; deficiências no Sistema de Manutenção Planejada; a falta do estabelecimento de parâmetros logísticos de referência, como a confiabilidade inerente e a disponibilidade inerente, e a falta de coleta de dados estatísticos para comparação; falhas do Sistema de Abastecimento da Marinha e da empresa MTU no fornecimento de sobressalentes críticos, deixando equipamentos inoperantes; e o descumprimento sistemático do Ciclo de Atividades da Classe pelo Setor Operativo. Ao longo da pesquisa foram identificadas a necessidade de coleta e análise de dados estatísticos rotineiros sobre os diversos sistemas que compõem os navios, visando o aumento de sua confiabilidade, e a necessidade premente de revisão dos motores de combustão principal do NPa Macau. A solução visualizada para o problema da baixa média de dias de mar é a adoção da metodologia da Manutenção Centrada na Confiabilidade, na qual predominam rotinas preditivas de manutenção em detrimento das manutenções preventivas baseadas no tempo de funcionamento, uma vez que a postergação de revisões de equipamentos é uma realidade vivida pela administração naval, face às restrições orçamentárias. A pesquisa termina com uma proposta de ações de implementação dessa metodologia, a serem tomadas por diversas Organizações Militares.porEscola de Guerra Naval (EGN)Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2018Defesa NacionalLogística militar navalConfiabilidadeClasse MacaéAnálise de falhasO apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCEMOS 105 MONO CC VIEIRA.pdfCEMOS 105 MONO CC VIEIRA.pdfapplication/pdf4808229https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844970/1/CEMOS%20105%20MONO%20CC%20VIEIRA.pdf1af834979b28a9a1492fd2bd59db5592MD51TEXTCEMOS 105 MONO CC VIEIRA.pdf.txtCEMOS 105 MONO CC VIEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain214514https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844970/2/CEMOS%20105%20MONO%20CC%20VIEIRA.pdf.txt4d64fd82a643a1dd1fa4f25e192c271eMD52THUMBNAILCEMOS 105 MONO CC VIEIRA.pdf.jpgCEMOS 105 MONO CC VIEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844970/3/CEMOS%20105%20MONO%20CC%20VIEIRA.pdf.jpg531d16859077c0da5786033aa9274844MD53ripcmb/8449702023-05-12 10:18:21.295oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844970Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:18:21Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidade
title O apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidade
spellingShingle O apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidade
Torres, Carlos Eduardo Vieira
Confiabilidade
Classe Macaé
Análise de falhas
Defesa Nacional
Logística militar naval
title_short O apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidade
title_full O apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidade
title_fullStr O apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidade
title_full_unstemmed O apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidade
title_sort O apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidade
author Torres, Carlos Eduardo Vieira
author_facet Torres, Carlos Eduardo Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Carlos Eduardo Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portela, Marcos Luiz
contributor_str_mv Portela, Marcos Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Confiabilidade
Classe Macaé
Análise de falhas
topic Confiabilidade
Classe Macaé
Análise de falhas
Defesa Nacional
Logística militar naval
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv Defesa Nacional
Logística militar naval
description A pesquisa tem como propósitos evidenciar a necessidade de aplicação da mantenabilidade, associada à análise dos modos de falha e criticidade, para o aumento da disponibilidade da Classe Macaé e da confiabilidade de seus sistemas; e propor soluções ou sugestões de pesquisas futuras, visando aumentar a média anual de dias de mar da classe. As experiências logísticas do autor no Comando do NPa Macaé e o preenchimento de questionário enviado aos atuais Comandantes dos NPa Macaé e Macau são as fontes de informações deste estudo de caso. A problemática apresenta-se na média anual de dias de mar da respectiva Classe estar 20% abaixo do índice de disponibilidade anual, de 93 dias. Ao longo do estudo foi constatado que este problema possui causas diversas, como o descumprimento do Plano de Apoio Logístico Integrado; deficiências no Sistema de Manutenção Planejada; a falta do estabelecimento de parâmetros logísticos de referência, como a confiabilidade inerente e a disponibilidade inerente, e a falta de coleta de dados estatísticos para comparação; falhas do Sistema de Abastecimento da Marinha e da empresa MTU no fornecimento de sobressalentes críticos, deixando equipamentos inoperantes; e o descumprimento sistemático do Ciclo de Atividades da Classe pelo Setor Operativo. Ao longo da pesquisa foram identificadas a necessidade de coleta e análise de dados estatísticos rotineiros sobre os diversos sistemas que compõem os navios, visando o aumento de sua confiabilidade, e a necessidade premente de revisão dos motores de combustão principal do NPa Macau. A solução visualizada para o problema da baixa média de dias de mar é a adoção da metodologia da Manutenção Centrada na Confiabilidade, na qual predominam rotinas preditivas de manutenção em detrimento das manutenções preventivas baseadas no tempo de funcionamento, uma vez que a postergação de revisões de equipamentos é uma realidade vivida pela administração naval, face às restrições orçamentárias. A pesquisa termina com uma proposta de ações de implementação dessa metodologia, a serem tomadas por diversas Organizações Militares.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T18:14:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-05T18:14:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844970
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844970/1/CEMOS%20105%20MONO%20CC%20VIEIRA.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844970/2/CEMOS%20105%20MONO%20CC%20VIEIRA.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844970/3/CEMOS%20105%20MONO%20CC%20VIEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1af834979b28a9a1492fd2bd59db5592
4d64fd82a643a1dd1fa4f25e192c271e
531d16859077c0da5786033aa9274844
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1813189023052595200