O apoio logístico integrado na classe Macaé: aplicando a manutenção centrada na confiabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844970 |
Resumo: | A pesquisa tem como propósitos evidenciar a necessidade de aplicação da mantenabilidade, associada à análise dos modos de falha e criticidade, para o aumento da disponibilidade da Classe Macaé e da confiabilidade de seus sistemas; e propor soluções ou sugestões de pesquisas futuras, visando aumentar a média anual de dias de mar da classe. As experiências logísticas do autor no Comando do NPa Macaé e o preenchimento de questionário enviado aos atuais Comandantes dos NPa Macaé e Macau são as fontes de informações deste estudo de caso. A problemática apresenta-se na média anual de dias de mar da respectiva Classe estar 20% abaixo do índice de disponibilidade anual, de 93 dias. Ao longo do estudo foi constatado que este problema possui causas diversas, como o descumprimento do Plano de Apoio Logístico Integrado; deficiências no Sistema de Manutenção Planejada; a falta do estabelecimento de parâmetros logísticos de referência, como a confiabilidade inerente e a disponibilidade inerente, e a falta de coleta de dados estatísticos para comparação; falhas do Sistema de Abastecimento da Marinha e da empresa MTU no fornecimento de sobressalentes críticos, deixando equipamentos inoperantes; e o descumprimento sistemático do Ciclo de Atividades da Classe pelo Setor Operativo. Ao longo da pesquisa foram identificadas a necessidade de coleta e análise de dados estatísticos rotineiros sobre os diversos sistemas que compõem os navios, visando o aumento de sua confiabilidade, e a necessidade premente de revisão dos motores de combustão principal do NPa Macau. A solução visualizada para o problema da baixa média de dias de mar é a adoção da metodologia da Manutenção Centrada na Confiabilidade, na qual predominam rotinas preditivas de manutenção em detrimento das manutenções preventivas baseadas no tempo de funcionamento, uma vez que a postergação de revisões de equipamentos é uma realidade vivida pela administração naval, face às restrições orçamentárias. A pesquisa termina com uma proposta de ações de implementação dessa metodologia, a serem tomadas por diversas Organizações Militares. |
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