Geopolítica Polar: Geopolítica Antártica: a importância dos centros logísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Daniel Nogueira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844941
Resumo: Em 25 de setembro de 2009, reuniram-se os prefeitos das cidades de Christchurch, Cidade do Cabo, Hobart, Punta Arenas e Ushuaia e assinaram uma declaração de intenções, que ressalta o compromisso dessas cidades de cooperar e colaborar nas questões antárticas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar o uso da infraestrutura das cinco Cidades Gateway, de forma a verificar se é possível reforçar a influência de um Estado nas decisões sobre os rumos do Sistema do Tratado Antártico. A metodologia de pesquisa utilizada foi pesquisa exploratória. E como referencial teórico, foi utilizada a Teoria do Poder Marítimo de Mahan segundo a perspectiva de Therezinha de Castro. A maioria das pessoas que viajam para a Antártica passará por um dos Gateway Antárticos, ou seja, as cidades funcionam como um portal para a Antártica através de programas nacionais e turismo. O uso delas dependerá da geografia, reputação, experiência, decisões políticas, infraestrutura e interesse mútuo entre as partes envolvidas. A Cidade do Cabo é um importante portal aéreo para a Antártica, tanto para programas nacionais quanto para turismo de aventura; a principal conexão de Christchurch é como um centro de logística para programas nacionais, mas ainda não atraiu operações de turismo antártico; Hobart, que possui a infraestrutura mais completa de qualquer cidade de passagem, serve uma parcela relativamente pequena das atividades antárticas; Punta Arenas mostra o melhor equilíbrio entre programas nacionais e apoio ao turismo; Ushuaia é a porta de entrada mais popular para o turismo antártico, ainda não atraiu a atenção de programas nacionais. Embora a qualidade da infraestrutura seja importante, a extensão do envolvimento antártico de um gateway depende mais de uma mistura de geografia e determinação política. Dentre as principais contribuições que este trabalho oferece, destaca-se a melhor compreensão do gateway sul-africano e como aspectos logísticos similares no Brasil podem ser explorados para o desenvolvimento do Programa Antártico Brasileiro.
id MB_f2b4f2cf0cb89e121b9c3e6b67165c21
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844941
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Sá, Daniel Nogueira deMattos, Leonardo Faria de2022-07-05T18:14:21Z2022-07-05T18:14:21Z2020http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844941Em 25 de setembro de 2009, reuniram-se os prefeitos das cidades de Christchurch, Cidade do Cabo, Hobart, Punta Arenas e Ushuaia e assinaram uma declaração de intenções, que ressalta o compromisso dessas cidades de cooperar e colaborar nas questões antárticas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar o uso da infraestrutura das cinco Cidades Gateway, de forma a verificar se é possível reforçar a influência de um Estado nas decisões sobre os rumos do Sistema do Tratado Antártico. A metodologia de pesquisa utilizada foi pesquisa exploratória. E como referencial teórico, foi utilizada a Teoria do Poder Marítimo de Mahan segundo a perspectiva de Therezinha de Castro. A maioria das pessoas que viajam para a Antártica passará por um dos Gateway Antárticos, ou seja, as cidades funcionam como um portal para a Antártica através de programas nacionais e turismo. O uso delas dependerá da geografia, reputação, experiência, decisões políticas, infraestrutura e interesse mútuo entre as partes envolvidas. A Cidade do Cabo é um importante portal aéreo para a Antártica, tanto para programas nacionais quanto para turismo de aventura; a principal conexão de Christchurch é como um centro de logística para programas nacionais, mas ainda não atraiu operações de turismo antártico; Hobart, que possui a infraestrutura mais completa de qualquer cidade de passagem, serve uma parcela relativamente pequena das atividades antárticas; Punta Arenas mostra o melhor equilíbrio entre programas nacionais e apoio ao turismo; Ushuaia é a porta de entrada mais popular para o turismo antártico, ainda não atraiu a atenção de programas nacionais. Embora a qualidade da infraestrutura seja importante, a extensão do envolvimento antártico de um gateway depende mais de uma mistura de geografia e determinação política. Dentre as principais contribuições que este trabalho oferece, destaca-se a melhor compreensão do gateway sul-africano e como aspectos logísticos similares no Brasil podem ser explorados para o desenvolvimento do Programa Antártico Brasileiro.porEscola de Guerra Naval (EGN)Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2020Defesa NacionalGeopolíticaGeopolítica polarGateway AntárticoGeopolítica Polar: Geopolítica Antártica: a importância dos centros logísticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL SA.pdfCEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL SA.pdfapplication/pdf1329073https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844941/1/CEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL%20SA.pdfb234086d7356db9c5ce14be2c90578aaMD51TEXTCEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL SA.pdf.txtCEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL SA.pdf.txtExtracted texttext/plain110671https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844941/2/CEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL%20SA.pdf.txtf2fbf0c2667561a81c27671d2fad619aMD52THUMBNAILCEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL SA.pdf.jpgCEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL SA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844941/3/CEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL%20SA.pdf.jpg4a16515b97cce01c1dadd890c3ac9d98MD53ripcmb/8449412023-05-12 10:18:07.613oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844941Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:18:07Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geopolítica Polar: Geopolítica Antártica: a importância dos centros logísticos
title Geopolítica Polar: Geopolítica Antártica: a importância dos centros logísticos
spellingShingle Geopolítica Polar: Geopolítica Antártica: a importância dos centros logísticos
Sá, Daniel Nogueira de
Geopolítica polar
Gateway Antártico
Defesa Nacional
Geopolítica
title_short Geopolítica Polar: Geopolítica Antártica: a importância dos centros logísticos
title_full Geopolítica Polar: Geopolítica Antártica: a importância dos centros logísticos
title_fullStr Geopolítica Polar: Geopolítica Antártica: a importância dos centros logísticos
title_full_unstemmed Geopolítica Polar: Geopolítica Antártica: a importância dos centros logísticos
title_sort Geopolítica Polar: Geopolítica Antártica: a importância dos centros logísticos
author Sá, Daniel Nogueira de
author_facet Sá, Daniel Nogueira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Daniel Nogueira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mattos, Leonardo Faria de
contributor_str_mv Mattos, Leonardo Faria de
dc.subject.por.fl_str_mv Geopolítica polar
Gateway Antártico
topic Geopolítica polar
Gateway Antártico
Defesa Nacional
Geopolítica
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv Defesa Nacional
Geopolítica
description Em 25 de setembro de 2009, reuniram-se os prefeitos das cidades de Christchurch, Cidade do Cabo, Hobart, Punta Arenas e Ushuaia e assinaram uma declaração de intenções, que ressalta o compromisso dessas cidades de cooperar e colaborar nas questões antárticas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar o uso da infraestrutura das cinco Cidades Gateway, de forma a verificar se é possível reforçar a influência de um Estado nas decisões sobre os rumos do Sistema do Tratado Antártico. A metodologia de pesquisa utilizada foi pesquisa exploratória. E como referencial teórico, foi utilizada a Teoria do Poder Marítimo de Mahan segundo a perspectiva de Therezinha de Castro. A maioria das pessoas que viajam para a Antártica passará por um dos Gateway Antárticos, ou seja, as cidades funcionam como um portal para a Antártica através de programas nacionais e turismo. O uso delas dependerá da geografia, reputação, experiência, decisões políticas, infraestrutura e interesse mútuo entre as partes envolvidas. A Cidade do Cabo é um importante portal aéreo para a Antártica, tanto para programas nacionais quanto para turismo de aventura; a principal conexão de Christchurch é como um centro de logística para programas nacionais, mas ainda não atraiu operações de turismo antártico; Hobart, que possui a infraestrutura mais completa de qualquer cidade de passagem, serve uma parcela relativamente pequena das atividades antárticas; Punta Arenas mostra o melhor equilíbrio entre programas nacionais e apoio ao turismo; Ushuaia é a porta de entrada mais popular para o turismo antártico, ainda não atraiu a atenção de programas nacionais. Embora a qualidade da infraestrutura seja importante, a extensão do envolvimento antártico de um gateway depende mais de uma mistura de geografia e determinação política. Dentre as principais contribuições que este trabalho oferece, destaca-se a melhor compreensão do gateway sul-africano e como aspectos logísticos similares no Brasil podem ser explorados para o desenvolvimento do Programa Antártico Brasileiro.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-05T18:14:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-05T18:14:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844941
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844941/1/CEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL%20SA.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844941/2/CEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL%20SA.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844941/3/CEMOS_009_MONO_CF_CA_DANIEL%20SA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b234086d7356db9c5ce14be2c90578aa
f2fbf0c2667561a81c27671d2fad619a
4a16515b97cce01c1dadd890c3ac9d98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310204814655488