Propulsão Elétrica em embarcaçõe off-shore
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844504 |
Resumo: | Os sistemas propulsivos são fundamentais para qualquer embarcação, já que são responsáveis para o deslocamento da mesma. Portanto, com a retomada da economia mundial, observa-se que se faz necessário analisar a viabilidade de cada sistema propulsivo, com seu custo operacional e sua função, a fim de que se adeque para cada tipo específico de embarcação. As embarcações offshore necessitam de um sistema propulsivo que lhes forneça de modo continuo a possibilidade de flexibilidade, confiabilidade e manobrabilidade, como também auxiliar no posicionamento dinâmico. De acordo com a literatura analisada, encontram-se três tipos de sistemas propulsivos diferentes nessas embarcações: Sistema Diesel Mecânico, Sistema Diesel Elétrico e Sistema Híbrido. A pesquisa, portanto, tem a finalidade de analisar, por meio da pesquisa exploratória, teórico-bibliográfica, o porquê de o sistema Diesel Elétrico dever ser inserido com maior incisão nesses tipos de embarcações. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo central avaliar a viabilidade e eficiência dos sistemas de propulsão elétrica com intuito nas vantagens de sua implantação em embarcações de apoio offshore. Para tanto utiliza-se três especificidades de apoio: I). Descrever por meio da perspectiva histórica e tecnológica a evolução da propulsão elétrica; II). Retratar os tipos de sistemas de propulsão naval e offshore; III). Discutir sobre as vantagens da propulsão elétrica. Compreendeu-se que a redução de combustível e ruído, existente no sistema de propulsão Diesel Elétrico, promove uma busca continua para que os custos operacionais sejam reduzidos, ou seja, a minimização dos custos é fundamental e primordial na adoção desse sistema para as embarcações PSV e AHTS. |
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Pinto, Paulo Roberto BatistaMarcos, Filipe Neves MarcosPinto, Paulo Roberto Batista2020-03-17T14:37:54Z2020-03-17T14:37:54Z2017http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844504Os sistemas propulsivos são fundamentais para qualquer embarcação, já que são responsáveis para o deslocamento da mesma. Portanto, com a retomada da economia mundial, observa-se que se faz necessário analisar a viabilidade de cada sistema propulsivo, com seu custo operacional e sua função, a fim de que se adeque para cada tipo específico de embarcação. As embarcações offshore necessitam de um sistema propulsivo que lhes forneça de modo continuo a possibilidade de flexibilidade, confiabilidade e manobrabilidade, como também auxiliar no posicionamento dinâmico. De acordo com a literatura analisada, encontram-se três tipos de sistemas propulsivos diferentes nessas embarcações: Sistema Diesel Mecânico, Sistema Diesel Elétrico e Sistema Híbrido. A pesquisa, portanto, tem a finalidade de analisar, por meio da pesquisa exploratória, teórico-bibliográfica, o porquê de o sistema Diesel Elétrico dever ser inserido com maior incisão nesses tipos de embarcações. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo central avaliar a viabilidade e eficiência dos sistemas de propulsão elétrica com intuito nas vantagens de sua implantação em embarcações de apoio offshore. Para tanto utiliza-se três especificidades de apoio: I). Descrever por meio da perspectiva histórica e tecnológica a evolução da propulsão elétrica; II). Retratar os tipos de sistemas de propulsão naval e offshore; III). Discutir sobre as vantagens da propulsão elétrica. Compreendeu-se que a redução de combustível e ruído, existente no sistema de propulsão Diesel Elétrico, promove uma busca continua para que os custos operacionais sejam reduzidos, ou seja, a minimização dos custos é fundamental e primordial na adoção desse sistema para as embarcações PSV e AHTS.Propulsive systems are fundamental for any vessel, since they are responsible for the displacement of the vessel. Therefore, with the resumption of the world economy, it is necessary to analyze the feasibility of each propulsive system, such as its operational cost and its function, so that it is suitable for each specific type of vessel. Offshore vessels require a propulsive system that provides them with the possibility of flexibility and maneuverability, as well as assisting in dynamic positioning. According to the literature analyzed, there are three different types of propulsive systems in these vessels: Mechanical Diesel System, Electric Diesel System and Hybrid System. The research, therefore, has the purpose of analyzing, through the exploratory, theoretical-bibliographic research, the reason why the Electric Diesel system should be inserted with greater incision in these types of vessels. Thus, the research has the main objective to evaluate the feasibility and efficiency of the electric propulsion systems with the purpose of the advantages of its implantation in offshore support vessels. For this purpose three support specificities are used: I). Describe, through historical and technological perspective, the evolution of electric propulsion; II). Picture the types of naval and offshore propulsion systems; III). Discuss the advantages of electric propulsion. It was understood that the reduction of fuel and noise, existing in the electric diesel propulsion system, promotes a continuous search so that the operational costs are reduced, that is, the minimization of the costs is fundamental and primordial in the adoption of this system for the boats PSV and AHTS.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Engenharia navalDiesel ElétricoDiesel MecânicoHíbridoSistema de PropulsãoPropulsão Elétrica em embarcaçõe off-shoreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTARTIGO APMA 02.2017 - FILIPE NEVES MARCOS.pdf.txtARTIGO APMA 02.2017 - FILIPE NEVES MARCOS.pdf.txtExtracted texttext/plain49792https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844504/2/ARTIGO%20APMA%2002.2017%20-%20FILIPE%20NEVES%20MARCOS.pdf.txtbb4ebe747007d1b194930902b33ea40aMD52THUMBNAILARTIGO APMA 02.2017 - FILIPE NEVES MARCOS.pdf.jpgARTIGO APMA 02.2017 - FILIPE NEVES MARCOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844504/3/ARTIGO%20APMA%2002.2017%20-%20FILIPE%20NEVES%20MARCOS.pdf.jpga523469bd578ba4f54c8ecfeabb32b1eMD53ORIGINALARTIGO APMA 02.2017 - FILIPE NEVES MARCOS.pdfARTIGO APMA 02.2017 - FILIPE NEVES MARCOS.pdfapplication/pdf4403802https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844504/1/ARTIGO%20APMA%2002.2017%20-%20FILIPE%20NEVES%20MARCOS.pdf7d81f6a2970b4c6894373dcd6f6cf84aMD51ripcmb/8445042022-09-23 16:39:58.77oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844504Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T19:39:58Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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