Os Recursos Hídricos na Geopolítica dos Estados: a importância da navegação fluvial como opção de transporte para o desenvolvimento econômico das grandes civilizações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844937 |
Resumo: | O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro vinha crescendo consideravelmente ano a ano – com exceção dos últimos dois anos, como consequência da crise econômica. Porém os números voltaram a crescer neste ano de 2018. Esse crescimento é fruto, principalmente, do agronegócio brasileiro que vem passando por um processo contínuo de expansão observado nos últimos anos – mais especificadamente na última década. Percebe-se, assim, que a influência das commodities e dos produtos agrícolas em geral sobre a balança comercial do Brasil cresce e, junto a ela, aumenta a necessidade de que sejam priorizadas as estratégias de distribuição da mercadoria que objetivem torná-la cada vez mais competitiva frente aos concorrentes mundiais do mercado de grãos. No entanto, a maior parte da produção agrícola é transportada por longas distâncias através do modal rodoviário com destino ao porto de onde seguirá para o mercado externo. Tal sistema de escoamento tem apresentado uma série de falhas, que vão desde gargalos na infraestrutura das vias brasileiras e seus efeitos na manutenção das frotas de caminhões até a insuficiente capacidade de armazenagem de grãos do setor privado. A utilização das hidrovias brasileiras como alternativa às atuais rotas de escoamento surge com a intenção de diminuir a distância entre a origem da mercadoria e o porto, bem como desafogar os portos e rodovias. Frente a esse cenário, essa masterThesis tem como objetivo descrever a atual situação da matriz de transporte brasileiro, apresentando o modal hidroviário como alternativa para diminuir o custo do frete e consequentemente o do valor final do produto. Além disso, consta como objetivo a apresentação dados sobre os projetos governamentais quanto ao futuro das hidrovias em questão, além de comparar os possíveis custos envolvidos no transporte, podendo estabelecer quais as vantagens econômicas e ambientais da utilização de hidrovias no transporte dos produtos nacionais. Para a elaboração do estudo, utilizou-se a abordagem qualitativa do tipo bibliográfico, cujos fins são descritivos. Assim, ao longo de cinco capítulos: aborda-se o desenvolvimento do pensamento hidrográfico brasileiro ao longo do tempo; analisam-se as políticas de governo e as de iniciativas privadas que auxiliaram no desenvolvimento hidroviário brasileiro; apresentam-se os tipos de modais de transporte, bem como analisam-se as vantagens e desvantagens de cada um deles; apresentam-se projetos de desenvolvimento hidroviário, seu impacto na economia brasileira, bem como suas vantagens de cunho ambiental e econômico; aborda-se a viabilidade das hidrovias brasileiras e, para tanto, apresenta-se e compara-se o nível de uso desse modal em outros Estados; é feita uma análise do uso do modal hidroviário no Brasil; e aborda-se, à nível nacional, a hidrovia do Rio São Francisco, trazendo seu histórico, apresentando um diagnóstico da sua navegação atual, apontando as principais dificuldades, assim como apresentando possíveis cargas a serem transportadas, bem como investimentos necessários para que esta hidrovia se torne uma opção de transporte. Desse modo, por meio dessa proposta, apresenta-se, ao final, breves conclusões, nas quais são sintetizados e avaliados os dados estudados, a pergunta inicial de pesquisa, bem como a hipótese elencada. |
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No entanto, a maior parte da produção agrícola é transportada por longas distâncias através do modal rodoviário com destino ao porto de onde seguirá para o mercado externo. Tal sistema de escoamento tem apresentado uma série de falhas, que vão desde gargalos na infraestrutura das vias brasileiras e seus efeitos na manutenção das frotas de caminhões até a insuficiente capacidade de armazenagem de grãos do setor privado. A utilização das hidrovias brasileiras como alternativa às atuais rotas de escoamento surge com a intenção de diminuir a distância entre a origem da mercadoria e o porto, bem como desafogar os portos e rodovias. Frente a esse cenário, essa masterThesis tem como objetivo descrever a atual situação da matriz de transporte brasileiro, apresentando o modal hidroviário como alternativa para diminuir o custo do frete e consequentemente o do valor final do produto. Além disso, consta como objetivo a apresentação dados sobre os projetos governamentais quanto ao futuro das hidrovias em questão, além de comparar os possíveis custos envolvidos no transporte, podendo estabelecer quais as vantagens econômicas e ambientais da utilização de hidrovias no transporte dos produtos nacionais. Para a elaboração do estudo, utilizou-se a abordagem qualitativa do tipo bibliográfico, cujos fins são descritivos. Assim, ao longo de cinco capítulos: aborda-se o desenvolvimento do pensamento hidrográfico brasileiro ao longo do tempo; analisam-se as políticas de governo e as de iniciativas privadas que auxiliaram no desenvolvimento hidroviário brasileiro; apresentam-se os tipos de modais de transporte, bem como analisam-se as vantagens e desvantagens de cada um deles; apresentam-se projetos de desenvolvimento hidroviário, seu impacto na economia brasileira, bem como suas vantagens de cunho ambiental e econômico; aborda-se a viabilidade das hidrovias brasileiras e, para tanto, apresenta-se e compara-se o nível de uso desse modal em outros Estados; é feita uma análise do uso do modal hidroviário no Brasil; e aborda-se, à nível nacional, a hidrovia do Rio São Francisco, trazendo seu histórico, apresentando um diagnóstico da sua navegação atual, apontando as principais dificuldades, assim como apresentando possíveis cargas a serem transportadas, bem como investimentos necessários para que esta hidrovia se torne uma opção de transporte. Desse modo, por meio dessa proposta, apresenta-se, ao final, breves conclusões, nas quais são sintetizados e avaliados os dados estudados, a pergunta inicial de pesquisa, bem como a hipótese elencada.porEscola de Guerra Naval (EGN)Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2018Defesa NacionalGeopolíticaBrasilNavegação FluvialRio São FranciscoOs Recursos Hídricos na Geopolítica dos Estados: a importância da navegação fluvial como opção de transporte para o desenvolvimento econômico das grandes civilizaçõesA importância da navegação fluvial como opção de transporte para o desenvolvimento econômico das grandes civilizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCEMOS 028 MONO CC CUSTODIO.pdfCEMOS 028 MONO CC CUSTODIO.pdfapplication/pdf1099408https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844937/1/CEMOS%20028%20MONO%20CC%20CUSTODIO.pdfd5ec8215da0dc9bd61b5c0e2b895eeefMD51TEXTCEMOS 028 MONO CC CUSTODIO.pdf.txtCEMOS 028 MONO CC CUSTODIO.pdf.txtExtracted texttext/plain85195https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844937/2/CEMOS%20028%20MONO%20CC%20CUSTODIO.pdf.txtc0dd84878470ef78c72c0c07a34cdc2fMD52THUMBNAILCEMOS 028 MONO CC CUSTODIO.pdf.jpgCEMOS 028 MONO CC CUSTODIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844937/3/CEMOS%20028%20MONO%20CC%20CUSTODIO.pdf.jpg447224c50104ead939d78887298c98faMD53ripcmb/8449372023-05-12 10:18:05.636oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844937Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-05-12T13:18:05Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro vinha crescendo consideravelmente ano a ano – com exceção dos últimos dois anos, como consequência da crise econômica. Porém os números voltaram a crescer neste ano de 2018. Esse crescimento é fruto, principalmente, do agronegócio brasileiro que vem passando por um processo contínuo de expansão observado nos últimos anos – mais especificadamente na última década. Percebe-se, assim, que a influência das commodities e dos produtos agrícolas em geral sobre a balança comercial do Brasil cresce e, junto a ela, aumenta a necessidade de que sejam priorizadas as estratégias de distribuição da mercadoria que objetivem torná-la cada vez mais competitiva frente aos concorrentes mundiais do mercado de grãos. No entanto, a maior parte da produção agrícola é transportada por longas distâncias através do modal rodoviário com destino ao porto de onde seguirá para o mercado externo. Tal sistema de escoamento tem apresentado uma série de falhas, que vão desde gargalos na infraestrutura das vias brasileiras e seus efeitos na manutenção das frotas de caminhões até a insuficiente capacidade de armazenagem de grãos do setor privado. A utilização das hidrovias brasileiras como alternativa às atuais rotas de escoamento surge com a intenção de diminuir a distância entre a origem da mercadoria e o porto, bem como desafogar os portos e rodovias. Frente a esse cenário, essa masterThesis tem como objetivo descrever a atual situação da matriz de transporte brasileiro, apresentando o modal hidroviário como alternativa para diminuir o custo do frete e consequentemente o do valor final do produto. Além disso, consta como objetivo a apresentação dados sobre os projetos governamentais quanto ao futuro das hidrovias em questão, além de comparar os possíveis custos envolvidos no transporte, podendo estabelecer quais as vantagens econômicas e ambientais da utilização de hidrovias no transporte dos produtos nacionais. Para a elaboração do estudo, utilizou-se a abordagem qualitativa do tipo bibliográfico, cujos fins são descritivos. Assim, ao longo de cinco capítulos: aborda-se o desenvolvimento do pensamento hidrográfico brasileiro ao longo do tempo; analisam-se as políticas de governo e as de iniciativas privadas que auxiliaram no desenvolvimento hidroviário brasileiro; apresentam-se os tipos de modais de transporte, bem como analisam-se as vantagens e desvantagens de cada um deles; apresentam-se projetos de desenvolvimento hidroviário, seu impacto na economia brasileira, bem como suas vantagens de cunho ambiental e econômico; aborda-se a viabilidade das hidrovias brasileiras e, para tanto, apresenta-se e compara-se o nível de uso desse modal em outros Estados; é feita uma análise do uso do modal hidroviário no Brasil; e aborda-se, à nível nacional, a hidrovia do Rio São Francisco, trazendo seu histórico, apresentando um diagnóstico da sua navegação atual, apontando as principais dificuldades, assim como apresentando possíveis cargas a serem transportadas, bem como investimentos necessários para que esta hidrovia se torne uma opção de transporte. Desse modo, por meio dessa proposta, apresenta-se, ao final, breves conclusões, nas quais são sintetizados e avaliados os dados estudados, a pergunta inicial de pesquisa, bem como a hipótese elencada. |
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