Sobre a formação do leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1026 |
Resumo: | Neste texto (discurso) o autor – como patrono da VII Feira do Livro de Sananduva, RS, que tinha por lema Formação de leitores: um salto de qualidade para a escola pública – faz uma série de reflexões sobre a formação do leitor hoje. Destaca alguns traços da história do leitor, nascido juntamente com a escrita que foi o marco inicial da hoje denominada história da humanidade. Enfatiza como o domínio da escrita e da leitura tem em geral servido aos interesses dos poderosos e dominantes através dos tempos. Destaca as condições básicas para a existência de leitores críticos e a responsabilidade, não somente da escola, mas de todas as instituições do Estado, públicas e privadas, na sua formação, como garantia de uma dos mais sagrados direitos humanos no contexto de uma sociedade democrática. |
id |
METO-3_1013f46d6152c03b80e7efe1ac68cf53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1026 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre a formação do leitorOn Reader Trainingleitor; leitura; formação do leitor; direitos humanosreader; reading; reader training; human rights.Neste texto (discurso) o autor – como patrono da VII Feira do Livro de Sananduva, RS, que tinha por lema Formação de leitores: um salto de qualidade para a escola pública – faz uma série de reflexões sobre a formação do leitor hoje. Destaca alguns traços da história do leitor, nascido juntamente com a escrita que foi o marco inicial da hoje denominada história da humanidade. Enfatiza como o domínio da escrita e da leitura tem em geral servido aos interesses dos poderosos e dominantes através dos tempos. Destaca as condições básicas para a existência de leitores críticos e a responsabilidade, não somente da escola, mas de todas as instituições do Estado, públicas e privadas, na sua formação, como garantia de uma dos mais sagrados direitos humanos no contexto de uma sociedade democrática.In this text (speech), the author – as the patron of the 7th Book Fair of Sananduva, RS, whose theme was Reader training: a leap of quality for the public school – brings a number of reflections on reader training today. He emphasizes some traces of the history of the reader, born together with writing, the milestone of the so-called history of humankind. He emphasizes how the writing and reading skills have served the interest of the powerful throughout times. And he points out the basic conditions for the existence of critical readers and the responsibility, not only of the school, but of all State institutions, both public and private, in their training, guarantying one of the most sacred human rights in a democratic society.Universidade Metodista de PiracicabaSguissardi, Valdemar2012-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/102610.15600/2238-121X/comunicacoes.v18n1p79-83Comunicações; v. 18, n. 1 (2011); 79-832238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1026/572Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:23:35Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1026Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:23:35Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a formação do leitor On Reader Training |
title |
Sobre a formação do leitor |
spellingShingle |
Sobre a formação do leitor Sguissardi, Valdemar leitor; leitura; formação do leitor; direitos humanos reader; reading; reader training; human rights. |
title_short |
Sobre a formação do leitor |
title_full |
Sobre a formação do leitor |
title_fullStr |
Sobre a formação do leitor |
title_full_unstemmed |
Sobre a formação do leitor |
title_sort |
Sobre a formação do leitor |
author |
Sguissardi, Valdemar |
author_facet |
Sguissardi, Valdemar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sguissardi, Valdemar |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitor; leitura; formação do leitor; direitos humanos reader; reading; reader training; human rights. |
topic |
leitor; leitura; formação do leitor; direitos humanos reader; reading; reader training; human rights. |
description |
Neste texto (discurso) o autor – como patrono da VII Feira do Livro de Sananduva, RS, que tinha por lema Formação de leitores: um salto de qualidade para a escola pública – faz uma série de reflexões sobre a formação do leitor hoje. Destaca alguns traços da história do leitor, nascido juntamente com a escrita que foi o marco inicial da hoje denominada história da humanidade. Enfatiza como o domínio da escrita e da leitura tem em geral servido aos interesses dos poderosos e dominantes através dos tempos. Destaca as condições básicas para a existência de leitores críticos e a responsabilidade, não somente da escola, mas de todas as instituições do Estado, públicas e privadas, na sua formação, como garantia de uma dos mais sagrados direitos humanos no contexto de uma sociedade democrática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1026 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v18n1p79-83 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1026 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v18n1p79-83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1026/572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 18, n. 1 (2011); 79-83 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020411777024 |