A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Rafaella Mangueira.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137
Resumo: O presente trabalho de monografia intitulado a ressignificação da pratica de leitura: ensaios e contribuições para formação de leitores críticos terá por objetivo despertar educadores para um novo paradigma da leitura que se constitui como pratica social e mote de participação efetiva na cultura grafocêntrica, bem como desenvolve o processo de formação do leitor critico inserido no mundo da informação que exige novas formas de compreensão da realidade. Para alcançar esse objetivo realizamos observações sistematizadas na escola, objeto de estudo deste trabalho. Alem disso, aplicamos questionários direcionados a docentes e discentes, na perspectiva de aprender a concepção de leitura desenvolvida por eles. A partir da analise de dados obtidas podemos inferir que no discurso de ambos os sujeitos educativos a pratica de leitura apresentamos de modo diversificado, utilizando para isso diversos recursos metodológicos. No entanto, na pratica, observamos que as atividades que envolvem a leitura efetiva-se de modo tradicional a partir dos textos do livro didático.
id UFCG_a8b8808e7fb0691be2630997fc545ae7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13137
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.Resignation from the practice of reading: essays and contributions to the formation of critical readers.LeituraFormação do leitorLeitor críticoPrática de leituraReadingReader trainingCritical readerReading practiceO presente trabalho de monografia intitulado a ressignificação da pratica de leitura: ensaios e contribuições para formação de leitores críticos terá por objetivo despertar educadores para um novo paradigma da leitura que se constitui como pratica social e mote de participação efetiva na cultura grafocêntrica, bem como desenvolve o processo de formação do leitor critico inserido no mundo da informação que exige novas formas de compreensão da realidade. Para alcançar esse objetivo realizamos observações sistematizadas na escola, objeto de estudo deste trabalho. Alem disso, aplicamos questionários direcionados a docentes e discentes, na perspectiva de aprender a concepção de leitura desenvolvida por eles. A partir da analise de dados obtidas podemos inferir que no discurso de ambos os sujeitos educativos a pratica de leitura apresentamos de modo diversificado, utilizando para isso diversos recursos metodológicos. No entanto, na pratica, observamos que as atividades que envolvem a leitura efetiva-se de modo tradicional a partir dos textos do livro didático.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581ALVES, Rafaella Mangueira.20092020-07-02T17:00:55Z2020-07-022020-07-02T17:00:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137ALVES, Rafaella Mangueira. A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T17:38:42Zoai:localhost:riufcg/13137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T17:38:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.
Resignation from the practice of reading: essays and contributions to the formation of critical readers.
title A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.
spellingShingle A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.
ALVES, Rafaella Mangueira.
Leitura
Formação do leitor
Leitor crítico
Prática de leitura
Reading
Reader training
Critical reader
Reading practice
title_short A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.
title_full A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.
title_fullStr A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.
title_full_unstemmed A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.
title_sort A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.
author ALVES, Rafaella Mangueira.
author_facet ALVES, Rafaella Mangueira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Rafaella Mangueira.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Formação do leitor
Leitor crítico
Prática de leitura
Reading
Reader training
Critical reader
Reading practice
topic Leitura
Formação do leitor
Leitor crítico
Prática de leitura
Reading
Reader training
Critical reader
Reading practice
description O presente trabalho de monografia intitulado a ressignificação da pratica de leitura: ensaios e contribuições para formação de leitores críticos terá por objetivo despertar educadores para um novo paradigma da leitura que se constitui como pratica social e mote de participação efetiva na cultura grafocêntrica, bem como desenvolve o processo de formação do leitor critico inserido no mundo da informação que exige novas formas de compreensão da realidade. Para alcançar esse objetivo realizamos observações sistematizadas na escola, objeto de estudo deste trabalho. Alem disso, aplicamos questionários direcionados a docentes e discentes, na perspectiva de aprender a concepção de leitura desenvolvida por eles. A partir da analise de dados obtidas podemos inferir que no discurso de ambos os sujeitos educativos a pratica de leitura apresentamos de modo diversificado, utilizando para isso diversos recursos metodológicos. No entanto, na pratica, observamos que as atividades que envolvem a leitura efetiva-se de modo tradicional a partir dos textos do livro didático.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-07-02T17:00:55Z
2020-07-02
2020-07-02T17:00:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137
ALVES, Rafaella Mangueira. A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137
identifier_str_mv ALVES, Rafaella Mangueira. A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445874110464