A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137 |
Resumo: | O presente trabalho de monografia intitulado a ressignificação da pratica de leitura: ensaios e contribuições para formação de leitores críticos terá por objetivo despertar educadores para um novo paradigma da leitura que se constitui como pratica social e mote de participação efetiva na cultura grafocêntrica, bem como desenvolve o processo de formação do leitor critico inserido no mundo da informação que exige novas formas de compreensão da realidade. Para alcançar esse objetivo realizamos observações sistematizadas na escola, objeto de estudo deste trabalho. Alem disso, aplicamos questionários direcionados a docentes e discentes, na perspectiva de aprender a concepção de leitura desenvolvida por eles. A partir da analise de dados obtidas podemos inferir que no discurso de ambos os sujeitos educativos a pratica de leitura apresentamos de modo diversificado, utilizando para isso diversos recursos metodológicos. No entanto, na pratica, observamos que as atividades que envolvem a leitura efetiva-se de modo tradicional a partir dos textos do livro didático. |
id |
UFCG_a8b8808e7fb0691be2630997fc545ae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13137 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos.Resignation from the practice of reading: essays and contributions to the formation of critical readers.LeituraFormação do leitorLeitor críticoPrática de leituraReadingReader trainingCritical readerReading practiceO presente trabalho de monografia intitulado a ressignificação da pratica de leitura: ensaios e contribuições para formação de leitores críticos terá por objetivo despertar educadores para um novo paradigma da leitura que se constitui como pratica social e mote de participação efetiva na cultura grafocêntrica, bem como desenvolve o processo de formação do leitor critico inserido no mundo da informação que exige novas formas de compreensão da realidade. Para alcançar esse objetivo realizamos observações sistematizadas na escola, objeto de estudo deste trabalho. Alem disso, aplicamos questionários direcionados a docentes e discentes, na perspectiva de aprender a concepção de leitura desenvolvida por eles. A partir da analise de dados obtidas podemos inferir que no discurso de ambos os sujeitos educativos a pratica de leitura apresentamos de modo diversificado, utilizando para isso diversos recursos metodológicos. No entanto, na pratica, observamos que as atividades que envolvem a leitura efetiva-se de modo tradicional a partir dos textos do livro didático.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581ALVES, Rafaella Mangueira.20092020-07-02T17:00:55Z2020-07-022020-07-02T17:00:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137ALVES, Rafaella Mangueira. A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T17:38:42Zoai:localhost:riufcg/13137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T17:38:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. Resignation from the practice of reading: essays and contributions to the formation of critical readers. |
title |
A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. |
spellingShingle |
A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. ALVES, Rafaella Mangueira. Leitura Formação do leitor Leitor crítico Prática de leitura Reading Reader training Critical reader Reading practice |
title_short |
A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. |
title_full |
A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. |
title_fullStr |
A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. |
title_full_unstemmed |
A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. |
title_sort |
A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. |
author |
ALVES, Rafaella Mangueira. |
author_facet |
ALVES, Rafaella Mangueira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Rafaella Mangueira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Formação do leitor Leitor crítico Prática de leitura Reading Reader training Critical reader Reading practice |
topic |
Leitura Formação do leitor Leitor crítico Prática de leitura Reading Reader training Critical reader Reading practice |
description |
O presente trabalho de monografia intitulado a ressignificação da pratica de leitura: ensaios e contribuições para formação de leitores críticos terá por objetivo despertar educadores para um novo paradigma da leitura que se constitui como pratica social e mote de participação efetiva na cultura grafocêntrica, bem como desenvolve o processo de formação do leitor critico inserido no mundo da informação que exige novas formas de compreensão da realidade. Para alcançar esse objetivo realizamos observações sistematizadas na escola, objeto de estudo deste trabalho. Alem disso, aplicamos questionários direcionados a docentes e discentes, na perspectiva de aprender a concepção de leitura desenvolvida por eles. A partir da analise de dados obtidas podemos inferir que no discurso de ambos os sujeitos educativos a pratica de leitura apresentamos de modo diversificado, utilizando para isso diversos recursos metodológicos. No entanto, na pratica, observamos que as atividades que envolvem a leitura efetiva-se de modo tradicional a partir dos textos do livro didático. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-07-02T17:00:55Z 2020-07-02 2020-07-02T17:00:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137 ALVES, Rafaella Mangueira. A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137 |
identifier_str_mv |
ALVES, Rafaella Mangueira. A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445874110464 |