Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalenogare, Rosana Andres
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ramos, Flávia Brocchetto, de Souza, José Edimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3921
Resumo: O Ensino Médio é um período de descobertas e decisões para o adolescente, e nós, professores, sabemos que a leitura literária pode contribuir para a formação humana também nesse momento. Por isso, esse artigo tem como objetivo analisar a poesia Sobre estas duras, cavernosas fragas, do autor Bocage, a fim de identificar aspectos que possam contribuir para a emancipação do aluno a partir da mobilização dos recursos históricos, estruturais e temáticos. Para isso, elaboramos um breve histórico do ensino da Literatura no Brasil, chegando ao letramento literário. Após foi feita a análise da poesia. Como resultado, percebemos que a escolha do vocabulário, a relação dos sentimentos com  elementos da natureza de forma conjunta, aliados à temática do conflito entre razão e emoção, podem ser relacionados com a vida do leitor, bem como contribuir para a compreensão e reflexão sobre a realidade. Dessa forma, a leitura de poesias, mediada de forma adequada pode colaborar para a formação do aluno de Ensino Médio por meio da reflexão, conhecimento e compreensão de si, do outro e do mundo.
id METO-3_12678d98eba34be3d1e2944d68e31a1a
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3921
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino MédioEducaçãoLeitura; Poesia; Ensino MédioO Ensino Médio é um período de descobertas e decisões para o adolescente, e nós, professores, sabemos que a leitura literária pode contribuir para a formação humana também nesse momento. Por isso, esse artigo tem como objetivo analisar a poesia Sobre estas duras, cavernosas fragas, do autor Bocage, a fim de identificar aspectos que possam contribuir para a emancipação do aluno a partir da mobilização dos recursos históricos, estruturais e temáticos. Para isso, elaboramos um breve histórico do ensino da Literatura no Brasil, chegando ao letramento literário. Após foi feita a análise da poesia. Como resultado, percebemos que a escolha do vocabulário, a relação dos sentimentos com  elementos da natureza de forma conjunta, aliados à temática do conflito entre razão e emoção, podem ser relacionados com a vida do leitor, bem como contribuir para a compreensão e reflexão sobre a realidade. Dessa forma, a leitura de poesias, mediada de forma adequada pode colaborar para a formação do aluno de Ensino Médio por meio da reflexão, conhecimento e compreensão de si, do outro e do mundo.Universidade Metodista de PiracicabaDalenogare, Rosana AndresRamos, Flávia Brocchettode Souza, José Edimar2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa biliográfica e analíticaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/392110.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p23-36Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 23-362238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3921/2347BrasilContemporaneidadeEducação.Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3921Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio
title Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio
spellingShingle Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio
Dalenogare, Rosana Andres
Educação
Leitura; Poesia; Ensino Médio
title_short Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio
title_full Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio
title_fullStr Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio
title_full_unstemmed Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio
title_sort Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio
author Dalenogare, Rosana Andres
author_facet Dalenogare, Rosana Andres
Ramos, Flávia Brocchetto
de Souza, José Edimar
author_role author
author2 Ramos, Flávia Brocchetto
de Souza, José Edimar
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalenogare, Rosana Andres
Ramos, Flávia Brocchetto
de Souza, José Edimar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Leitura; Poesia; Ensino Médio
topic Educação
Leitura; Poesia; Ensino Médio
description O Ensino Médio é um período de descobertas e decisões para o adolescente, e nós, professores, sabemos que a leitura literária pode contribuir para a formação humana também nesse momento. Por isso, esse artigo tem como objetivo analisar a poesia Sobre estas duras, cavernosas fragas, do autor Bocage, a fim de identificar aspectos que possam contribuir para a emancipação do aluno a partir da mobilização dos recursos históricos, estruturais e temáticos. Para isso, elaboramos um breve histórico do ensino da Literatura no Brasil, chegando ao letramento literário. Após foi feita a análise da poesia. Como resultado, percebemos que a escolha do vocabulário, a relação dos sentimentos com  elementos da natureza de forma conjunta, aliados à temática do conflito entre razão e emoção, podem ser relacionados com a vida do leitor, bem como contribuir para a compreensão e reflexão sobre a realidade. Dessa forma, a leitura de poesias, mediada de forma adequada pode colaborar para a formação do aluno de Ensino Médio por meio da reflexão, conhecimento e compreensão de si, do outro e do mundo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa biliográfica e analítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3921
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p23-36
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3921
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p23-36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3921/2347
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Contemporaneidade
Educação.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 23-36
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576022350594048