Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3921 |
Resumo: | O Ensino Médio é um período de descobertas e decisões para o adolescente, e nós, professores, sabemos que a leitura literária pode contribuir para a formação humana também nesse momento. Por isso, esse artigo tem como objetivo analisar a poesia Sobre estas duras, cavernosas fragas, do autor Bocage, a fim de identificar aspectos que possam contribuir para a emancipação do aluno a partir da mobilização dos recursos históricos, estruturais e temáticos. Para isso, elaboramos um breve histórico do ensino da Literatura no Brasil, chegando ao letramento literário. Após foi feita a análise da poesia. Como resultado, percebemos que a escolha do vocabulário, a relação dos sentimentos com elementos da natureza de forma conjunta, aliados à temática do conflito entre razão e emoção, podem ser relacionados com a vida do leitor, bem como contribuir para a compreensão e reflexão sobre a realidade. Dessa forma, a leitura de poesias, mediada de forma adequada pode colaborar para a formação do aluno de Ensino Médio por meio da reflexão, conhecimento e compreensão de si, do outro e do mundo. |
id |
METO-3_12678d98eba34be3d1e2944d68e31a1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3921 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino MédioEducaçãoLeitura; Poesia; Ensino MédioO Ensino Médio é um período de descobertas e decisões para o adolescente, e nós, professores, sabemos que a leitura literária pode contribuir para a formação humana também nesse momento. Por isso, esse artigo tem como objetivo analisar a poesia Sobre estas duras, cavernosas fragas, do autor Bocage, a fim de identificar aspectos que possam contribuir para a emancipação do aluno a partir da mobilização dos recursos históricos, estruturais e temáticos. Para isso, elaboramos um breve histórico do ensino da Literatura no Brasil, chegando ao letramento literário. Após foi feita a análise da poesia. Como resultado, percebemos que a escolha do vocabulário, a relação dos sentimentos com elementos da natureza de forma conjunta, aliados à temática do conflito entre razão e emoção, podem ser relacionados com a vida do leitor, bem como contribuir para a compreensão e reflexão sobre a realidade. Dessa forma, a leitura de poesias, mediada de forma adequada pode colaborar para a formação do aluno de Ensino Médio por meio da reflexão, conhecimento e compreensão de si, do outro e do mundo.Universidade Metodista de PiracicabaDalenogare, Rosana AndresRamos, Flávia Brocchettode Souza, José Edimar2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa biliográfica e analíticaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/392110.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p23-36Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 23-362238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3921/2347BrasilContemporaneidadeEducação.Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3921Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio |
title |
Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio |
spellingShingle |
Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio Dalenogare, Rosana Andres Educação Leitura; Poesia; Ensino Médio |
title_short |
Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio |
title_full |
Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio |
title_fullStr |
Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio |
title_sort |
Leitura literária na formação humana: poesia no Ensino Médio |
author |
Dalenogare, Rosana Andres |
author_facet |
Dalenogare, Rosana Andres Ramos, Flávia Brocchetto de Souza, José Edimar |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Flávia Brocchetto de Souza, José Edimar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalenogare, Rosana Andres Ramos, Flávia Brocchetto de Souza, José Edimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Leitura; Poesia; Ensino Médio |
topic |
Educação Leitura; Poesia; Ensino Médio |
description |
O Ensino Médio é um período de descobertas e decisões para o adolescente, e nós, professores, sabemos que a leitura literária pode contribuir para a formação humana também nesse momento. Por isso, esse artigo tem como objetivo analisar a poesia Sobre estas duras, cavernosas fragas, do autor Bocage, a fim de identificar aspectos que possam contribuir para a emancipação do aluno a partir da mobilização dos recursos históricos, estruturais e temáticos. Para isso, elaboramos um breve histórico do ensino da Literatura no Brasil, chegando ao letramento literário. Após foi feita a análise da poesia. Como resultado, percebemos que a escolha do vocabulário, a relação dos sentimentos com elementos da natureza de forma conjunta, aliados à temática do conflito entre razão e emoção, podem ser relacionados com a vida do leitor, bem como contribuir para a compreensão e reflexão sobre a realidade. Dessa forma, a leitura de poesias, mediada de forma adequada pode colaborar para a formação do aluno de Ensino Médio por meio da reflexão, conhecimento e compreensão de si, do outro e do mundo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa biliográfica e analítica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3921 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p23-36 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3921 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p23-36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3921/2347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporaneidade Educação. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 23-36 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022350594048 |