A concepção de formação em Nietzsche: uma leitura de “Schopenhauer como educador”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Silvia Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1139
Resumo: Este texto tem o objetivo de refletir sobre a concepção de educação como cultivo de si, expresso por Friedrich Nietzsche (1844-1900) particularmente na terceira consideração extemporânea, intitulada Schopenhauer como Educador. Nesta obra, o autor critica a educação superior alemã vigente em sua época, pois se trata de uma educação dirigida pelo Estado que a organiza para atender os seus fins, e uma educação voltada para a formação de indivíduos prontos para atender o modelo capitalista de produção, incipiente na Alemanha do século XIX. Para Nietzsche, a educação superior alemã configura-se enquanto uma educação pragmática e superficial, na qual o conhecimento é desvinculado da vida. Dessa maneira, Nietzsche, ao reconhecer o problema educativo na Alemanha, propõe um novo projeto de Bildung, a saber, enquanto cultivo de si. Um projeto de formação que visa a formação do gênio e o desenvolvimento da cultura, por meio da exemplaridade do ideal que educa e a afirmação da existência. O projeto nietzschiano de Bildung pretende uma formação integral, completa, em que todas as forças presentes no aluno compreendam uma unidade em benefício da potencialização da vida.
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