A concepção de formação em Nietzsche: uma leitura de “Schopenhauer como educador”
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1139 |
Resumo: | Este texto tem o objetivo de refletir sobre a concepção de educação como cultivo de si, expresso por Friedrich Nietzsche (1844-1900) particularmente na terceira consideração extemporânea, intitulada Schopenhauer como Educador. Nesta obra, o autor critica a educação superior alemã vigente em sua época, pois se trata de uma educação dirigida pelo Estado que a organiza para atender os seus fins, e uma educação voltada para a formação de indivíduos prontos para atender o modelo capitalista de produção, incipiente na Alemanha do século XIX. Para Nietzsche, a educação superior alemã configura-se enquanto uma educação pragmática e superficial, na qual o conhecimento é desvinculado da vida. Dessa maneira, Nietzsche, ao reconhecer o problema educativo na Alemanha, propõe um novo projeto de Bildung, a saber, enquanto cultivo de si. Um projeto de formação que visa a formação do gênio e o desenvolvimento da cultura, por meio da exemplaridade do ideal que educa e a afirmação da existência. O projeto nietzschiano de Bildung pretende uma formação integral, completa, em que todas as forças presentes no aluno compreendam uma unidade em benefício da potencialização da vida. |
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A concepção de formação em Nietzsche: uma leitura de “Schopenhauer como educador”Bildung; Cultivo de si; Educação; Exemplaridade; Nietzsche; Singularidade.Este texto tem o objetivo de refletir sobre a concepção de educação como cultivo de si, expresso por Friedrich Nietzsche (1844-1900) particularmente na terceira consideração extemporânea, intitulada Schopenhauer como Educador. Nesta obra, o autor critica a educação superior alemã vigente em sua época, pois se trata de uma educação dirigida pelo Estado que a organiza para atender os seus fins, e uma educação voltada para a formação de indivíduos prontos para atender o modelo capitalista de produção, incipiente na Alemanha do século XIX. Para Nietzsche, a educação superior alemã configura-se enquanto uma educação pragmática e superficial, na qual o conhecimento é desvinculado da vida. Dessa maneira, Nietzsche, ao reconhecer o problema educativo na Alemanha, propõe um novo projeto de Bildung, a saber, enquanto cultivo de si. Um projeto de formação que visa a formação do gênio e o desenvolvimento da cultura, por meio da exemplaridade do ideal que educa e a afirmação da existência. O projeto nietzschiano de Bildung pretende uma formação integral, completa, em que todas as forças presentes no aluno compreendam uma unidade em benefício da potencialização da vida.Universidade Metodista de PiracicabaCapesLima, Silvia Fernandes2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/113910.15600/2238-121X/comunicacoes.v19n2p45-59Comunicações; v. 19, n. 2 (2012); 45-592238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1139/1085Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:54:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1139Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:54:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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