A biografia e sua instrumentalidade educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000200006 |
Resumo: | O presente artigo trata do gênero biografia, associando-o à educação por meio de um pressuposto: o de que as construções biográficas contêm uma instrumentalidade educativa, podendo ser apreciadas no contexto de uma pedagogia do exemplo. Parte integrante dos estudos de seu autor que culminaram em tese de doutoramento na UFRJ, o trabalho contém uma síntese histórica da trajetória do gênero biográfico segundo periodização proposta por Madelénat, além de apresentar uma fundamentação teórica de análise das biografias apoiada, especialmente, em Wilhelm Dilthey. O artigo pretende, ainda, destacar a pertinência e a relevância do estudo das construções biográficas, notadamente em sua relação com a educação. |
id |
CEDES-1_49b673f1377ae450dc767715e77a2e60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73301999000200006 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A biografia e sua instrumentalidade educativaBiografiaexemplaridadevidaeducaçãoO presente artigo trata do gênero biografia, associando-o à educação por meio de um pressuposto: o de que as construções biográficas contêm uma instrumentalidade educativa, podendo ser apreciadas no contexto de uma pedagogia do exemplo. Parte integrante dos estudos de seu autor que culminaram em tese de doutoramento na UFRJ, o trabalho contém uma síntese histórica da trajetória do gênero biográfico segundo periodização proposta por Madelénat, além de apresentar uma fundamentação teórica de análise das biografias apoiada, especialmente, em Wilhelm Dilthey. O artigo pretende, ainda, destacar a pertinência e a relevância do estudo das construções biográficas, notadamente em sua relação com a educação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000200006Educação & Sociedade v.20 n.67 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000200006info:eu-repo/semantics/openAccessCarino,Jonaedsonpor2000-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000200006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-10-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biografia e sua instrumentalidade educativa |
title |
A biografia e sua instrumentalidade educativa |
spellingShingle |
A biografia e sua instrumentalidade educativa Carino,Jonaedson Biografia exemplaridade vida educação |
title_short |
A biografia e sua instrumentalidade educativa |
title_full |
A biografia e sua instrumentalidade educativa |
title_fullStr |
A biografia e sua instrumentalidade educativa |
title_full_unstemmed |
A biografia e sua instrumentalidade educativa |
title_sort |
A biografia e sua instrumentalidade educativa |
author |
Carino,Jonaedson |
author_facet |
Carino,Jonaedson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carino,Jonaedson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biografia exemplaridade vida educação |
topic |
Biografia exemplaridade vida educação |
description |
O presente artigo trata do gênero biografia, associando-o à educação por meio de um pressuposto: o de que as construções biográficas contêm uma instrumentalidade educativa, podendo ser apreciadas no contexto de uma pedagogia do exemplo. Parte integrante dos estudos de seu autor que culminaram em tese de doutoramento na UFRJ, o trabalho contém uma síntese histórica da trajetória do gênero biográfico segundo periodização proposta por Madelénat, além de apresentar uma fundamentação teórica de análise das biografias apoiada, especialmente, em Wilhelm Dilthey. O artigo pretende, ainda, destacar a pertinência e a relevância do estudo das construções biográficas, notadamente em sua relação com a educação. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000200006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73301999000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.20 n.67 1999 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552437899264 |