Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Makida–Dyonisio, Cristiane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Ida Carneiro, Gimenez, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2819
Resumo: Reconhecidamente, o tema inclusão tem sido alvo de grande debate na Educação Básica brasileira, sobretudo após a década de 90. Em especial, podem ser identificados muitos dilemas e dúvidas sobre este assunto.  Um dos problemas que merece destaque corresponde  às eventuais dificuldades de adaptação apresentadas por crianças com deficiência em face das mudanças de ciclo. Este artigo tem como objetivo comparar o processo de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Para tanto, é realizada uma discussão sobre a educação inclusiva diante das recentes mudanças ocorridas na Educação Básica, como as mudanças de concepção para a Educação Infantil e a ampliação do Ensino Fundamental. São retratadas as diferenças programáticas entre esses níveis e suas respectivas implicações para a inclusão das crianças com necessidades especiais. De modo geral, também são destacadas diferenças substanciais entre esses níveis de ensino, com ênfase para o relacionamento com a família, perfil dos professores, relação professor-aluno, orientação do projeto pedagógico e, até, as representações sociais dos diferentes atores envolvidos no processo, destacando os seus efetivos impactos para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.
id METO-3_1be31d6317499781e2ff209d0f715dc3
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2819
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamentalEducaçãoInclusão; Educação Infantil; Ensino Fundamental.Reconhecidamente, o tema inclusão tem sido alvo de grande debate na Educação Básica brasileira, sobretudo após a década de 90. Em especial, podem ser identificados muitos dilemas e dúvidas sobre este assunto.  Um dos problemas que merece destaque corresponde  às eventuais dificuldades de adaptação apresentadas por crianças com deficiência em face das mudanças de ciclo. Este artigo tem como objetivo comparar o processo de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Para tanto, é realizada uma discussão sobre a educação inclusiva diante das recentes mudanças ocorridas na Educação Básica, como as mudanças de concepção para a Educação Infantil e a ampliação do Ensino Fundamental. São retratadas as diferenças programáticas entre esses níveis e suas respectivas implicações para a inclusão das crianças com necessidades especiais. De modo geral, também são destacadas diferenças substanciais entre esses níveis de ensino, com ênfase para o relacionamento com a família, perfil dos professores, relação professor-aluno, orientação do projeto pedagógico e, até, as representações sociais dos diferentes atores envolvidos no processo, destacando os seus efetivos impactos para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.Universidade Metodista de PiracicabaMakida–Dyonisio, CristianeMartins, Ida CarneiroGimenez, Roberto2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/281910.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p207-224Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 207-2242238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2819/1760BrasilEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:36:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2819Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:36:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental
title Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental
spellingShingle Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental
Makida–Dyonisio, Cristiane
Educação
Inclusão; Educação Infantil; Ensino Fundamental.
title_short Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_full Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_fullStr Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental
title_sort Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental
author Makida–Dyonisio, Cristiane
author_facet Makida–Dyonisio, Cristiane
Martins, Ida Carneiro
Gimenez, Roberto
author_role author
author2 Martins, Ida Carneiro
Gimenez, Roberto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Makida–Dyonisio, Cristiane
Martins, Ida Carneiro
Gimenez, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inclusão; Educação Infantil; Ensino Fundamental.
topic Educação
Inclusão; Educação Infantil; Ensino Fundamental.
description Reconhecidamente, o tema inclusão tem sido alvo de grande debate na Educação Básica brasileira, sobretudo após a década de 90. Em especial, podem ser identificados muitos dilemas e dúvidas sobre este assunto.  Um dos problemas que merece destaque corresponde  às eventuais dificuldades de adaptação apresentadas por crianças com deficiência em face das mudanças de ciclo. Este artigo tem como objetivo comparar o processo de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Para tanto, é realizada uma discussão sobre a educação inclusiva diante das recentes mudanças ocorridas na Educação Básica, como as mudanças de concepção para a Educação Infantil e a ampliação do Ensino Fundamental. São retratadas as diferenças programáticas entre esses níveis e suas respectivas implicações para a inclusão das crianças com necessidades especiais. De modo geral, também são destacadas diferenças substanciais entre esses níveis de ensino, com ênfase para o relacionamento com a família, perfil dos professores, relação professor-aluno, orientação do projeto pedagógico e, até, as representações sociais dos diferentes atores envolvidos no processo, destacando os seus efetivos impactos para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2819
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p207-224
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2819
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p207-224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2819/1760
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Educação
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 207-224
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020444282880