Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2819 |
Resumo: | Reconhecidamente, o tema inclusão tem sido alvo de grande debate na Educação Básica brasileira, sobretudo após a década de 90. Em especial, podem ser identificados muitos dilemas e dúvidas sobre este assunto. Um dos problemas que merece destaque corresponde às eventuais dificuldades de adaptação apresentadas por crianças com deficiência em face das mudanças de ciclo. Este artigo tem como objetivo comparar o processo de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Para tanto, é realizada uma discussão sobre a educação inclusiva diante das recentes mudanças ocorridas na Educação Básica, como as mudanças de concepção para a Educação Infantil e a ampliação do Ensino Fundamental. São retratadas as diferenças programáticas entre esses níveis e suas respectivas implicações para a inclusão das crianças com necessidades especiais. De modo geral, também são destacadas diferenças substanciais entre esses níveis de ensino, com ênfase para o relacionamento com a família, perfil dos professores, relação professor-aluno, orientação do projeto pedagógico e, até, as representações sociais dos diferentes atores envolvidos no processo, destacando os seus efetivos impactos para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. |
id |
METO-3_1be31d6317499781e2ff209d0f715dc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2819 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamentalEducaçãoInclusão; Educação Infantil; Ensino Fundamental.Reconhecidamente, o tema inclusão tem sido alvo de grande debate na Educação Básica brasileira, sobretudo após a década de 90. Em especial, podem ser identificados muitos dilemas e dúvidas sobre este assunto. Um dos problemas que merece destaque corresponde às eventuais dificuldades de adaptação apresentadas por crianças com deficiência em face das mudanças de ciclo. Este artigo tem como objetivo comparar o processo de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Para tanto, é realizada uma discussão sobre a educação inclusiva diante das recentes mudanças ocorridas na Educação Básica, como as mudanças de concepção para a Educação Infantil e a ampliação do Ensino Fundamental. São retratadas as diferenças programáticas entre esses níveis e suas respectivas implicações para a inclusão das crianças com necessidades especiais. De modo geral, também são destacadas diferenças substanciais entre esses níveis de ensino, com ênfase para o relacionamento com a família, perfil dos professores, relação professor-aluno, orientação do projeto pedagógico e, até, as representações sociais dos diferentes atores envolvidos no processo, destacando os seus efetivos impactos para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.Universidade Metodista de PiracicabaMakida–Dyonisio, CristianeMartins, Ida CarneiroGimenez, Roberto2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/281910.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p207-224Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 207-2242238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2819/1760BrasilEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:36:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2819Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:36:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental |
title |
Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental Makida–Dyonisio, Cristiane Educação Inclusão; Educação Infantil; Ensino Fundamental. |
title_short |
Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental |
title_full |
Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental |
title_sort |
Inclusão escolar: uma reflexão sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental |
author |
Makida–Dyonisio, Cristiane |
author_facet |
Makida–Dyonisio, Cristiane Martins, Ida Carneiro Gimenez, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Ida Carneiro Gimenez, Roberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Makida–Dyonisio, Cristiane Martins, Ida Carneiro Gimenez, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusão; Educação Infantil; Ensino Fundamental. |
topic |
Educação Inclusão; Educação Infantil; Ensino Fundamental. |
description |
Reconhecidamente, o tema inclusão tem sido alvo de grande debate na Educação Básica brasileira, sobretudo após a década de 90. Em especial, podem ser identificados muitos dilemas e dúvidas sobre este assunto. Um dos problemas que merece destaque corresponde às eventuais dificuldades de adaptação apresentadas por crianças com deficiência em face das mudanças de ciclo. Este artigo tem como objetivo comparar o processo de inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Para tanto, é realizada uma discussão sobre a educação inclusiva diante das recentes mudanças ocorridas na Educação Básica, como as mudanças de concepção para a Educação Infantil e a ampliação do Ensino Fundamental. São retratadas as diferenças programáticas entre esses níveis e suas respectivas implicações para a inclusão das crianças com necessidades especiais. De modo geral, também são destacadas diferenças substanciais entre esses níveis de ensino, com ênfase para o relacionamento com a família, perfil dos professores, relação professor-aluno, orientação do projeto pedagógico e, até, as representações sociais dos diferentes atores envolvidos no processo, destacando os seus efetivos impactos para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2819 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p207-224 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2819 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p207-224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2819/1760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Educação Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 207-224 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020444282880 |