A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santini, Luciane Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Casagrande, Cledes Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3527
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a biblioteca de uma instituição educacional como um possível espaço-tempo de desenvolvimento de aprendizagens e formação de competência informacional. Ele é oriundo de uma pesquisa, do tipo estudo de caso, realizada em um Programa de Pós-Graduação em Educação, cujo lócus analítico foi o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário e de entrevista. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram cinco categorias de análise: acesso à informação; avaliação da informação; uso da informação; autonomia dos estudantes; possibilidades de atuação da biblioteca no desenvolvimento da competência informacional. Ademais, constatamos que a biblioteca necessita se adaptar à nova realidade das tecnologias digitais, atuando como um espaço formativo por meio de ações que levem ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, de novos conhecimentos e da formação da competência informacional.
id METO-3_1d1cdf3d17dd402aff7382d0f550c3e9
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3527
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacionalEducaçãoEducação; Aprendizagem; Biblioteca; Letramento informacionalEste artigo tem como objetivo analisar a biblioteca de uma instituição educacional como um possível espaço-tempo de desenvolvimento de aprendizagens e formação de competência informacional. Ele é oriundo de uma pesquisa, do tipo estudo de caso, realizada em um Programa de Pós-Graduação em Educação, cujo lócus analítico foi o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário e de entrevista. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram cinco categorias de análise: acesso à informação; avaliação da informação; uso da informação; autonomia dos estudantes; possibilidades de atuação da biblioteca no desenvolvimento da competência informacional. Ademais, constatamos que a biblioteca necessita se adaptar à nova realidade das tecnologias digitais, atuando como um espaço formativo por meio de ações que levem ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, de novos conhecimentos e da formação da competência informacional.Universidade Metodista de PiracicabaInstituto Federal de Educação do Rio Grande do SulSantini, Luciane AlvesCasagrande, Cledes Antonio2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/352710.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p141-161Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 141-1612238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3527/2243BrasilDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3527Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional
title A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional
spellingShingle A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional
Santini, Luciane Alves
Educação
Educação; Aprendizagem; Biblioteca; Letramento informacional
title_short A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional
title_full A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional
title_fullStr A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional
title_full_unstemmed A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional
title_sort A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional
author Santini, Luciane Alves
author_facet Santini, Luciane Alves
Casagrande, Cledes Antonio
author_role author
author2 Casagrande, Cledes Antonio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul
dc.contributor.author.fl_str_mv Santini, Luciane Alves
Casagrande, Cledes Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação; Aprendizagem; Biblioteca; Letramento informacional
topic Educação
Educação; Aprendizagem; Biblioteca; Letramento informacional
description Este artigo tem como objetivo analisar a biblioteca de uma instituição educacional como um possível espaço-tempo de desenvolvimento de aprendizagens e formação de competência informacional. Ele é oriundo de uma pesquisa, do tipo estudo de caso, realizada em um Programa de Pós-Graduação em Educação, cujo lócus analítico foi o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário e de entrevista. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram cinco categorias de análise: acesso à informação; avaliação da informação; uso da informação; autonomia dos estudantes; possibilidades de atuação da biblioteca no desenvolvimento da competência informacional. Ademais, constatamos que a biblioteca necessita se adaptar à nova realidade das tecnologias digitais, atuando como um espaço formativo por meio de ações que levem ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, de novos conhecimentos e da formação da competência informacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3527
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p141-161
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3527
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p141-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3527/2243
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 141-161
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021891317760