A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3527 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a biblioteca de uma instituição educacional como um possível espaço-tempo de desenvolvimento de aprendizagens e formação de competência informacional. Ele é oriundo de uma pesquisa, do tipo estudo de caso, realizada em um Programa de Pós-Graduação em Educação, cujo lócus analítico foi o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário e de entrevista. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram cinco categorias de análise: acesso à informação; avaliação da informação; uso da informação; autonomia dos estudantes; possibilidades de atuação da biblioteca no desenvolvimento da competência informacional. Ademais, constatamos que a biblioteca necessita se adaptar à nova realidade das tecnologias digitais, atuando como um espaço formativo por meio de ações que levem ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, de novos conhecimentos e da formação da competência informacional. |
id |
METO-3_1d1cdf3d17dd402aff7382d0f550c3e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3527 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacionalEducaçãoEducação; Aprendizagem; Biblioteca; Letramento informacionalEste artigo tem como objetivo analisar a biblioteca de uma instituição educacional como um possível espaço-tempo de desenvolvimento de aprendizagens e formação de competência informacional. Ele é oriundo de uma pesquisa, do tipo estudo de caso, realizada em um Programa de Pós-Graduação em Educação, cujo lócus analítico foi o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário e de entrevista. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram cinco categorias de análise: acesso à informação; avaliação da informação; uso da informação; autonomia dos estudantes; possibilidades de atuação da biblioteca no desenvolvimento da competência informacional. Ademais, constatamos que a biblioteca necessita se adaptar à nova realidade das tecnologias digitais, atuando como um espaço formativo por meio de ações que levem ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, de novos conhecimentos e da formação da competência informacional.Universidade Metodista de PiracicabaInstituto Federal de Educação do Rio Grande do SulSantini, Luciane AlvesCasagrande, Cledes Antonio2019-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/352710.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p141-161Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 141-1612238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3527/2243BrasilDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T09:58:28Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3527Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T09:58:28Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional |
title |
A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional |
spellingShingle |
A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional Santini, Luciane Alves Educação Educação; Aprendizagem; Biblioteca; Letramento informacional |
title_short |
A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional |
title_full |
A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional |
title_fullStr |
A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional |
title_full_unstemmed |
A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional |
title_sort |
A biblioteca como espaço de aprendizagem e de formação de competência informacional |
author |
Santini, Luciane Alves |
author_facet |
Santini, Luciane Alves Casagrande, Cledes Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Casagrande, Cledes Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santini, Luciane Alves Casagrande, Cledes Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação; Aprendizagem; Biblioteca; Letramento informacional |
topic |
Educação Educação; Aprendizagem; Biblioteca; Letramento informacional |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar a biblioteca de uma instituição educacional como um possível espaço-tempo de desenvolvimento de aprendizagens e formação de competência informacional. Ele é oriundo de uma pesquisa, do tipo estudo de caso, realizada em um Programa de Pós-Graduação em Educação, cujo lócus analítico foi o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário e de entrevista. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram cinco categorias de análise: acesso à informação; avaliação da informação; uso da informação; autonomia dos estudantes; possibilidades de atuação da biblioteca no desenvolvimento da competência informacional. Ademais, constatamos que a biblioteca necessita se adaptar à nova realidade das tecnologias digitais, atuando como um espaço formativo por meio de ações que levem ao desenvolvimento de aprendizagens significativas, de novos conhecimentos e da formação da competência informacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3527 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p141-161 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3527 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n3p141-161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3527/2243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 3 (2018); 141-161 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021891317760 |