A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37928 |
Resumo: | Analisa a influência do letramento informacional na aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de pesquisa quase experimental, realizada com dois grupos de aprendizes da disciplina Ensino Religioso em colégio católico confessional, na cidade de Brasília-DF. Para tanto, os estudantes tiveram os conhecimentos prévios identificados, posteriormente, o grupo quase experimental teve orientações e acesso ao guia básico de letramento informacional e, por fim, após propor a resolução de um problema aos grupos, foi possível comparar os níveis de aprendizagem obtidos entre eles. O estudo utilizou a metodologia de métodos mistos, com aplicação da pesquisa-ação prática combinada ao desenho quase experimental. As técnicas de pesquisa empregadas foram o questionário, a observação participativa e os mapas conceituais, complementados com relatórios, avaliação e entrevista não estruturada. Os resultados revelaram avanço pouco significativo no desempenho acadêmico do grupo quase experimental, demonstraram também que os estudantes da educação básica ainda não possuem as competências do letramento informacional que deveriam dominar, mas sinalizaram mudanças importantes na aprendizagem dos estudantes, em especial, nos aspectos atitudinais. |
id |
UNB_0e179df511a26ee832347d51582af8a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/37928 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básicaAprendizagemEducação básicaLetramento informacionalAnalisa a influência do letramento informacional na aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de pesquisa quase experimental, realizada com dois grupos de aprendizes da disciplina Ensino Religioso em colégio católico confessional, na cidade de Brasília-DF. Para tanto, os estudantes tiveram os conhecimentos prévios identificados, posteriormente, o grupo quase experimental teve orientações e acesso ao guia básico de letramento informacional e, por fim, após propor a resolução de um problema aos grupos, foi possível comparar os níveis de aprendizagem obtidos entre eles. O estudo utilizou a metodologia de métodos mistos, com aplicação da pesquisa-ação prática combinada ao desenho quase experimental. As técnicas de pesquisa empregadas foram o questionário, a observação participativa e os mapas conceituais, complementados com relatórios, avaliação e entrevista não estruturada. Os resultados revelaram avanço pouco significativo no desempenho acadêmico do grupo quase experimental, demonstraram também que os estudantes da educação básica ainda não possuem as competências do letramento informacional que deveriam dominar, mas sinalizaram mudanças importantes na aprendizagem dos estudantes, em especial, nos aspectos atitudinais.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Universidade de Brasília2020-06-01T13:36:58Z2020-06-01T13:36:58Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACEDO, Murillo de Melo; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 1, p. 5-22, 1 fev. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/7707. Acesso em: 01 jun. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37928Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) - ISSN 1983-5213 - Uma publicação da Universidade de Brasília - UnB - Todos os trabalhos publicados aqui estão sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/7707. Acesso em: 01 jun. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Murillo de MeloGasque, Kelley Cristine Gonçalves Diasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-23T19:34:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/37928Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-23T19:34:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica |
title |
A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica |
spellingShingle |
A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica Macedo, Murillo de Melo Aprendizagem Educação básica Letramento informacional |
title_short |
A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica |
title_full |
A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica |
title_fullStr |
A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica |
title_full_unstemmed |
A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica |
title_sort |
A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica |
author |
Macedo, Murillo de Melo |
author_facet |
Macedo, Murillo de Melo Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_role |
author |
author2 |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Murillo de Melo Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação básica Letramento informacional |
topic |
Aprendizagem Educação básica Letramento informacional |
description |
Analisa a influência do letramento informacional na aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de pesquisa quase experimental, realizada com dois grupos de aprendizes da disciplina Ensino Religioso em colégio católico confessional, na cidade de Brasília-DF. Para tanto, os estudantes tiveram os conhecimentos prévios identificados, posteriormente, o grupo quase experimental teve orientações e acesso ao guia básico de letramento informacional e, por fim, após propor a resolução de um problema aos grupos, foi possível comparar os níveis de aprendizagem obtidos entre eles. O estudo utilizou a metodologia de métodos mistos, com aplicação da pesquisa-ação prática combinada ao desenho quase experimental. As técnicas de pesquisa empregadas foram o questionário, a observação participativa e os mapas conceituais, complementados com relatórios, avaliação e entrevista não estruturada. Os resultados revelaram avanço pouco significativo no desempenho acadêmico do grupo quase experimental, demonstraram também que os estudantes da educação básica ainda não possuem as competências do letramento informacional que deveriam dominar, mas sinalizaram mudanças importantes na aprendizagem dos estudantes, em especial, nos aspectos atitudinais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-06-01T13:36:58Z 2020-06-01T13:36:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACEDO, Murillo de Melo; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 1, p. 5-22, 1 fev. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/7707. Acesso em: 01 jun. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/37928 |
identifier_str_mv |
MACEDO, Murillo de Melo; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 1, p. 5-22, 1 fev. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/7707. Acesso em: 01 jun. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508199214055424 |