Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carla Helena
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes, Débora Cecílio, Caliatto, Susana Gakyia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2471
Resumo: O contexto sócio-educativo atual indica a necessidade de reflexões e mudanças visando considerar a diversidade de crianças e jovens presentes nas escolas e demais instituições educacionais, para quem o grande projeto nacional de construção de educação inclusiva precisa responder. A pesquisa em questão, em desenvolvimento em uma instituição de educação não formal, objetivou, por meio da organização de um espaço coletivo de interlocução entre os educadores e pesquisadores de uma universidade local, promover reflexões acerca das práticas desenvolvidas pelos educadores junto a crianças que apresentavam aprendizagem e interação diferenciadas, investigando o caráter formativo da participação dos educadores neste grupo de discussão e reflexão. O encaminhamento metodológico se dirige tanto à investigação como a um processo de formação profissional, buscando-se, nesse caso, pelo envolvimento e participação dos educadores nas ações da pesquisa. Os primeiros resultados indicam ampliação da perspectiva que tinham os educadores acerca da atuação profissional, o que tem propiciado que percebam e envolvam outros elementos no seu fazer. Nesse contexto, as narrativas escritas têm sido empregadas como elemento de reflexão e os educadores têm realizado seus primeiros escritos.
id METO-3_20d10d0ddfa97eb400a6966cad3ac2c1
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2471
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruçõesEducação; Formação de Professores; Educação Especial; Ensino - Aprendizagem.Educação Inclusiva; Formação Profissional; Grupo. O contexto sócio-educativo atual indica a necessidade de reflexões e mudanças visando considerar a diversidade de crianças e jovens presentes nas escolas e demais instituições educacionais, para quem o grande projeto nacional de construção de educação inclusiva precisa responder. A pesquisa em questão, em desenvolvimento em uma instituição de educação não formal, objetivou, por meio da organização de um espaço coletivo de interlocução entre os educadores e pesquisadores de uma universidade local, promover reflexões acerca das práticas desenvolvidas pelos educadores junto a crianças que apresentavam aprendizagem e interação diferenciadas, investigando o caráter formativo da participação dos educadores neste grupo de discussão e reflexão. O encaminhamento metodológico se dirige tanto à investigação como a um processo de formação profissional, buscando-se, nesse caso, pelo envolvimento e participação dos educadores nas ações da pesquisa. Os primeiros resultados indicam ampliação da perspectiva que tinham os educadores acerca da atuação profissional, o que tem propiciado que percebam e envolvam outros elementos no seu fazer. Nesse contexto, as narrativas escritas têm sido empregadas como elemento de reflexão e os educadores têm realizado seus primeiros escritos. Universidade Metodista de PiracicabaFernandes, Carla HelenaFernandes, Débora CecílioCaliatto, Susana Gakyia2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/247110.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p221-238Comunicações; v. 22, n. 3 (2015); 221-2382238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2471/1648América do Sul; Brasil; Minas Gerais; Pouso Alegre.Educação (Dados de 2014).Educação.Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-20T14:08:58Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2471Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-20T14:08:58Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções
title Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções
spellingShingle Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções
Fernandes, Carla Helena
Educação; Formação de Professores; Educação Especial; Ensino - Aprendizagem.
Educação Inclusiva; Formação Profissional; Grupo.
title_short Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções
title_full Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções
title_fullStr Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções
title_full_unstemmed Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções
title_sort Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções
author Fernandes, Carla Helena
author_facet Fernandes, Carla Helena
Fernandes, Débora Cecílio
Caliatto, Susana Gakyia
author_role author
author2 Fernandes, Débora Cecílio
Caliatto, Susana Gakyia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carla Helena
Fernandes, Débora Cecílio
Caliatto, Susana Gakyia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de Professores; Educação Especial; Ensino - Aprendizagem.
Educação Inclusiva; Formação Profissional; Grupo.
topic Educação; Formação de Professores; Educação Especial; Ensino - Aprendizagem.
Educação Inclusiva; Formação Profissional; Grupo.
description O contexto sócio-educativo atual indica a necessidade de reflexões e mudanças visando considerar a diversidade de crianças e jovens presentes nas escolas e demais instituições educacionais, para quem o grande projeto nacional de construção de educação inclusiva precisa responder. A pesquisa em questão, em desenvolvimento em uma instituição de educação não formal, objetivou, por meio da organização de um espaço coletivo de interlocução entre os educadores e pesquisadores de uma universidade local, promover reflexões acerca das práticas desenvolvidas pelos educadores junto a crianças que apresentavam aprendizagem e interação diferenciadas, investigando o caráter formativo da participação dos educadores neste grupo de discussão e reflexão. O encaminhamento metodológico se dirige tanto à investigação como a um processo de formação profissional, buscando-se, nesse caso, pelo envolvimento e participação dos educadores nas ações da pesquisa. Os primeiros resultados indicam ampliação da perspectiva que tinham os educadores acerca da atuação profissional, o que tem propiciado que percebam e envolvam outros elementos no seu fazer. Nesse contexto, as narrativas escritas têm sido empregadas como elemento de reflexão e os educadores têm realizado seus primeiros escritos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2471
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p221-238
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2471
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p221-238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2471/1648
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América do Sul; Brasil; Minas Gerais; Pouso Alegre.
Educação (Dados de 2014).
Educação.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 22, n. 3 (2015); 221-238
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021525364737