Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2471 |
Resumo: | O contexto sócio-educativo atual indica a necessidade de reflexões e mudanças visando considerar a diversidade de crianças e jovens presentes nas escolas e demais instituições educacionais, para quem o grande projeto nacional de construção de educação inclusiva precisa responder. A pesquisa em questão, em desenvolvimento em uma instituição de educação não formal, objetivou, por meio da organização de um espaço coletivo de interlocução entre os educadores e pesquisadores de uma universidade local, promover reflexões acerca das práticas desenvolvidas pelos educadores junto a crianças que apresentavam aprendizagem e interação diferenciadas, investigando o caráter formativo da participação dos educadores neste grupo de discussão e reflexão. O encaminhamento metodológico se dirige tanto à investigação como a um processo de formação profissional, buscando-se, nesse caso, pelo envolvimento e participação dos educadores nas ações da pesquisa. Os primeiros resultados indicam ampliação da perspectiva que tinham os educadores acerca da atuação profissional, o que tem propiciado que percebam e envolvam outros elementos no seu fazer. Nesse contexto, as narrativas escritas têm sido empregadas como elemento de reflexão e os educadores têm realizado seus primeiros escritos. |
id |
METO-3_20d10d0ddfa97eb400a6966cad3ac2c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2471 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruçõesEducação; Formação de Professores; Educação Especial; Ensino - Aprendizagem.Educação Inclusiva; Formação Profissional; Grupo. O contexto sócio-educativo atual indica a necessidade de reflexões e mudanças visando considerar a diversidade de crianças e jovens presentes nas escolas e demais instituições educacionais, para quem o grande projeto nacional de construção de educação inclusiva precisa responder. A pesquisa em questão, em desenvolvimento em uma instituição de educação não formal, objetivou, por meio da organização de um espaço coletivo de interlocução entre os educadores e pesquisadores de uma universidade local, promover reflexões acerca das práticas desenvolvidas pelos educadores junto a crianças que apresentavam aprendizagem e interação diferenciadas, investigando o caráter formativo da participação dos educadores neste grupo de discussão e reflexão. O encaminhamento metodológico se dirige tanto à investigação como a um processo de formação profissional, buscando-se, nesse caso, pelo envolvimento e participação dos educadores nas ações da pesquisa. Os primeiros resultados indicam ampliação da perspectiva que tinham os educadores acerca da atuação profissional, o que tem propiciado que percebam e envolvam outros elementos no seu fazer. Nesse contexto, as narrativas escritas têm sido empregadas como elemento de reflexão e os educadores têm realizado seus primeiros escritos. Universidade Metodista de PiracicabaFernandes, Carla HelenaFernandes, Débora CecílioCaliatto, Susana Gakyia2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/247110.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p221-238Comunicações; v. 22, n. 3 (2015); 221-2382238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2471/1648América do Sul; Brasil; Minas Gerais; Pouso Alegre.Educação (Dados de 2014).Educação.Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-20T14:08:58Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2471Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-20T14:08:58Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções |
title |
Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções |
spellingShingle |
Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções Fernandes, Carla Helena Educação; Formação de Professores; Educação Especial; Ensino - Aprendizagem. Educação Inclusiva; Formação Profissional; Grupo. |
title_short |
Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções |
title_full |
Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções |
title_fullStr |
Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções |
title_full_unstemmed |
Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções |
title_sort |
Narrativas, práticas educativas inclusivas e espaços/ tempos coletivos: interseções e reconstruções |
author |
Fernandes, Carla Helena |
author_facet |
Fernandes, Carla Helena Fernandes, Débora Cecílio Caliatto, Susana Gakyia |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Débora Cecílio Caliatto, Susana Gakyia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Carla Helena Fernandes, Débora Cecílio Caliatto, Susana Gakyia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação de Professores; Educação Especial; Ensino - Aprendizagem. Educação Inclusiva; Formação Profissional; Grupo. |
topic |
Educação; Formação de Professores; Educação Especial; Ensino - Aprendizagem. Educação Inclusiva; Formação Profissional; Grupo. |
description |
O contexto sócio-educativo atual indica a necessidade de reflexões e mudanças visando considerar a diversidade de crianças e jovens presentes nas escolas e demais instituições educacionais, para quem o grande projeto nacional de construção de educação inclusiva precisa responder. A pesquisa em questão, em desenvolvimento em uma instituição de educação não formal, objetivou, por meio da organização de um espaço coletivo de interlocução entre os educadores e pesquisadores de uma universidade local, promover reflexões acerca das práticas desenvolvidas pelos educadores junto a crianças que apresentavam aprendizagem e interação diferenciadas, investigando o caráter formativo da participação dos educadores neste grupo de discussão e reflexão. O encaminhamento metodológico se dirige tanto à investigação como a um processo de formação profissional, buscando-se, nesse caso, pelo envolvimento e participação dos educadores nas ações da pesquisa. Os primeiros resultados indicam ampliação da perspectiva que tinham os educadores acerca da atuação profissional, o que tem propiciado que percebam e envolvam outros elementos no seu fazer. Nesse contexto, as narrativas escritas têm sido empregadas como elemento de reflexão e os educadores têm realizado seus primeiros escritos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2471 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p221-238 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2471 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p221-238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2471/1648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América do Sul; Brasil; Minas Gerais; Pouso Alegre. Educação (Dados de 2014). Educação. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 22, n. 3 (2015); 221-238 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021525364737 |