Educação ambiental em diálogo com Paulo Freire, Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos: tessitura de práticas socioambienta is de movimentos instituintes de autoformação coletiva
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Data de Publicação: | 2015 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2379 |
Resumo: | Este artigo tem a intenção de apresentar algumas ideias significativas sobre Educação Ambiental realizadas a partir de uma pesquisa de doutorado, articuladas com o pensamento político-pedagógico do educador Paulo Freire, em diálogo com o filósofo Edgar Morin e com o sociólogo Boaventura Souza Santos. Apostamos, não só na possibilidade de diálogo com esses autores, mas, sobretudo, na potência de algumas de suas ideias/conceitos/noções para o campo educativo ambiental baseado em princípios não reducionistas. É um movimento próprio, de uma ecologia de saberes, que se sustenta sem a pretensão de “descredibilizar” as ciências, mas de criar possibilidade para que a ciência entre como parte de uma ecologia mais ampla de saberes. Nesse sentido, o diálogo se estabeleceu com sujeitos do bairro-comunidade-escola a partir do movimento instituinte de autoformação coletiva, observado nas práticas de professoras da Educação de Pessoas Jovens e Adultos (EJA), que trazem em si princípios de uma Educação Ambiental.A Educação Ambiental está presente na Educação de Jovens e Adultos, mesmo quando não é assim percebida/nomeada e tem suscitado práticas de um ensino voltado para uma práxis reflexiva, crítica e emancipatória nessa modalidade de ensino. |
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Educação ambiental em diálogo com Paulo Freire, Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos: tessitura de práticas socioambienta is de movimentos instituintes de autoformação coletivaDIÁLOGO. ECOLOGIA DE SABERES. POTENCIAL EMANCIPATÓRIO. AUTOFORMAÇÃO.Este artigo tem a intenção de apresentar algumas ideias significativas sobre Educação Ambiental realizadas a partir de uma pesquisa de doutorado, articuladas com o pensamento político-pedagógico do educador Paulo Freire, em diálogo com o filósofo Edgar Morin e com o sociólogo Boaventura Souza Santos. Apostamos, não só na possibilidade de diálogo com esses autores, mas, sobretudo, na potência de algumas de suas ideias/conceitos/noções para o campo educativo ambiental baseado em princípios não reducionistas. É um movimento próprio, de uma ecologia de saberes, que se sustenta sem a pretensão de “descredibilizar” as ciências, mas de criar possibilidade para que a ciência entre como parte de uma ecologia mais ampla de saberes. Nesse sentido, o diálogo se estabeleceu com sujeitos do bairro-comunidade-escola a partir do movimento instituinte de autoformação coletiva, observado nas práticas de professoras da Educação de Pessoas Jovens e Adultos (EJA), que trazem em si princípios de uma Educação Ambiental.A Educação Ambiental está presente na Educação de Jovens e Adultos, mesmo quando não é assim percebida/nomeada e tem suscitado práticas de um ensino voltado para uma práxis reflexiva, crítica e emancipatória nessa modalidade de ensino. Universidade Metodista de PiracicabaFerreira, NadjaTristão, Martha2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/237910.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep137-163Comunicações; v. 22, n. 2 (2015): Número Especial; 137-1632238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2379/1590Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-09T12:02:51Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2379Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-08-09T12:02:51Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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