Educação ambiental em diálogo com Paulo Freire, Edgar Morin e Boaventura de Sousa Santos: tessitura de práticas socioambienta is de movimentos instituintes de autoformação coletiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nadja
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tristão, Martha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2379
Resumo: Este artigo tem a intenção de apresentar algumas ideias significativas sobre Educação Ambiental realizadas a partir de uma pesquisa de doutorado, articuladas com o pensamento político-pedagógico do educador Paulo Freire, em diálogo com o filósofo Edgar Morin e com o sociólogo Boaventura Souza Santos. Apostamos, não só na possibilidade de diálogo com esses autores, mas, sobretudo, na potência de algumas de suas ideias/conceitos/noções para o campo educativo ambiental baseado em princípios não reducionistas.  É um movimento próprio, de uma ecologia de saberes, que se sustenta sem a pretensão de “descredibilizar” as ciências, mas de criar possibilidade para que a ciência entre como parte de uma ecologia mais ampla de saberes.  Nesse sentido, o  diálogo se estabeleceu com sujeitos do bairro-comunidade-escola a partir  do movimento instituinte de autoformação coletiva,  observado nas práticas de professoras da Educação de Pessoas Jovens e Adultos (EJA), que trazem em si princípios de uma Educação Ambiental.A Educação Ambiental está presente na Educação de Jovens e Adultos, mesmo quando não é assim percebida/nomeada e tem suscitado práticas de um ensino voltado para uma práxis reflexiva, crítica e emancipatória nessa modalidade de ensino. 
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