O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de Nível Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Luana Gomes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ANDRADE, MARIA DE FÁTIMA RAMOS, Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704231
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas avaliativas realizadas pelos docentes do curso Técnico de Nível Médio. A intenção foi analisar em que medida as práticas contemplam as orientações de avaliação propostas institucionalmente. Essa análise foi realizada a partir do entendimento dos docentes de duas unidades de ensino, localizadas em São Paulo. Para a realização da pesquisa optamos por uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) e seguimos os seguintes procedimentos metodológicos: estudo documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes. O referencial teórico utilizado pautou-se nas diversas formas de entender o processo avaliativo e suas contribuições para a aprendizagem dos alunos, dentre eles: Luckesi (1990,1992,2000), Hoffmann (1999, 2009, 2013), Perrenoud (1999) e Weisz (2002), e em estudos sobre as diferentes concepções de aprendizagem docente, tendo como base as relações entre conhecimento e prática educacional. Constatamos que todos os professores conhecem os documentos da instituição e falam claramente sobre a proposta educacional, entretanto realizam uma avaliação por medida e verificação. Outro ponto a ser ressaltado é que muitos consideram o comprometimento do aluno como principal critério de aprovação.
id METO-3_27cbe5cf6a50cfe34590cc49ad8d7eef
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704231
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de Nível MédioEsta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas avaliativas realizadas pelos docentes do curso Técnico de Nível Médio. A intenção foi analisar em que medida as práticas contemplam as orientações de avaliação propostas institucionalmente. Essa análise foi realizada a partir do entendimento dos docentes de duas unidades de ensino, localizadas em São Paulo. Para a realização da pesquisa optamos por uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) e seguimos os seguintes procedimentos metodológicos: estudo documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes. O referencial teórico utilizado pautou-se nas diversas formas de entender o processo avaliativo e suas contribuições para a aprendizagem dos alunos, dentre eles: Luckesi (1990,1992,2000), Hoffmann (1999, 2009, 2013), Perrenoud (1999) e Weisz (2002), e em estudos sobre as diferentes concepções de aprendizagem docente, tendo como base as relações entre conhecimento e prática educacional. Constatamos que todos os professores conhecem os documentos da instituição e falam claramente sobre a proposta educacional, entretanto realizam uma avaliação por medida e verificação. Outro ponto a ser ressaltado é que muitos consideram o comprometimento do aluno como principal critério de aprovação.Universidade Metodista de PiracicabaCruz, Luana GomesANDRADE, MARIA DE FÁTIMA RAMOSMizukami, Maria da Graça Nicoletti2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4170423110.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p205-227Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 205-2272238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704231/2629Direitos autorais 2022 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-17T10:22:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/41704231Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2022-03-17T10:22:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de Nível Médio
title O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de Nível Médio
spellingShingle O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de Nível Médio
Cruz, Luana Gomes
title_short O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de Nível Médio
title_full O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de Nível Médio
title_fullStr O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de Nível Médio
title_full_unstemmed O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de Nível Médio
title_sort O processo de avaliação no contexto da educação profissional técnica de Nível Médio
author Cruz, Luana Gomes
author_facet Cruz, Luana Gomes
ANDRADE, MARIA DE FÁTIMA RAMOS
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
author_role author
author2 ANDRADE, MARIA DE FÁTIMA RAMOS
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Luana Gomes
ANDRADE, MARIA DE FÁTIMA RAMOS
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
dc.subject.none.fl_str_mv

description Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas avaliativas realizadas pelos docentes do curso Técnico de Nível Médio. A intenção foi analisar em que medida as práticas contemplam as orientações de avaliação propostas institucionalmente. Essa análise foi realizada a partir do entendimento dos docentes de duas unidades de ensino, localizadas em São Paulo. Para a realização da pesquisa optamos por uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) e seguimos os seguintes procedimentos metodológicos: estudo documental, aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes. O referencial teórico utilizado pautou-se nas diversas formas de entender o processo avaliativo e suas contribuições para a aprendizagem dos alunos, dentre eles: Luckesi (1990,1992,2000), Hoffmann (1999, 2009, 2013), Perrenoud (1999) e Weisz (2002), e em estudos sobre as diferentes concepções de aprendizagem docente, tendo como base as relações entre conhecimento e prática educacional. Constatamos que todos os professores conhecem os documentos da instituição e falam claramente sobre a proposta educacional, entretanto realizam uma avaliação por medida e verificação. Outro ponto a ser ressaltado é que muitos consideram o comprometimento do aluno como principal critério de aprovação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704231
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p205-227
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704231
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n3p205-227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/41704231/2629
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 3 (2021); 205-227
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576019991298048