Análise das emoções na vida acadêmica: conhecendo e compreendendo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
DOI: | 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p49-62 |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4304 |
Resumo: | As emoções podem ser refletidas em gestos e ações que determinam as fases cruciais no comportamento humano. Um ambiente emocional frágil pode interferir diretamente no rendimento de uma atividade que exija habilidades específicas e concentração. O presente trabalho busca quantificar e compreender o grau de identificação discente em relação às emoções, bem como, verificar se o ambiente emocional compromete o rendimento acadêmico e se há um anseio por interferência de líderes capacitados. Para atender o objetivo, foi feito um levantamento por meio de questionários aplicadas em uma instituição de ensino superior na região do auto oeste potiguar. As repostas conduzem ao fato de que os discentes, embora conheçam suas emoções e identifiquem as dos seus colegas, julgam que o rendimento acadêmico é diretamente afetado por questões emocionais e aguardam uma parceria comunicativa e adequada dos líderes envolvidos a fim de possibilitar diálogos e intervenções nos problemas emocionais para que os resultados acadêmicos sejam satisfatórios. |
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Análise das emoções na vida acadêmica: conhecendo e compreendendoEducaçãoEducação superior; Contexto social; Vida do Educando; Comunicação e educação.As emoções podem ser refletidas em gestos e ações que determinam as fases cruciais no comportamento humano. Um ambiente emocional frágil pode interferir diretamente no rendimento de uma atividade que exija habilidades específicas e concentração. O presente trabalho busca quantificar e compreender o grau de identificação discente em relação às emoções, bem como, verificar se o ambiente emocional compromete o rendimento acadêmico e se há um anseio por interferência de líderes capacitados. Para atender o objetivo, foi feito um levantamento por meio de questionários aplicadas em uma instituição de ensino superior na região do auto oeste potiguar. As repostas conduzem ao fato de que os discentes, embora conheçam suas emoções e identifiquem as dos seus colegas, julgam que o rendimento acadêmico é diretamente afetado por questões emocionais e aguardam uma parceria comunicativa e adequada dos líderes envolvidos a fim de possibilitar diálogos e intervenções nos problemas emocionais para que os resultados acadêmicos sejam satisfatórios.Universidade Metodista de PiracicabaLavor, Otávio PaulinoMartins, Mônica Paula de Sousa2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPequisa Quantitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/430410.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p49-62Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 49-622238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4304/2402BrasilDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:06Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4304Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:06Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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