Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Ivone Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Padilha, Anna Maria Lunardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2871
Resumo: Entre aqueles que compõem o público-alvo da educação especial, encontram-se as crianças, jovens e adultos com autismo, pessoas com um modo de ser peculiar ainda pouco conhecido no espaço escolar. A esse desconhecimento acrescenta-se a escassez de estudos consistentes sobre esses sujeitos, que permitam a implementação de práticas pedagógicas orientadas para eles em ambientes coletivos. Nesse contexto, particularidades das pessoas com autismo no que tange às formas de interação e de inserção nas práticas sociais têm se apresentado como um dos desafios para os profissionais da escola. Este estudo visa a analisar os modos de interação e de inserção nas práticas sociais por duas crianças gêmeas com diagnóstico de autismo, durante atividades lúdicas em uma brinquedoteca universitária. A análise destaca algumas peculiaridades nos modos de interação dessas crianças com os outros e entre si, considerando o papel das relações sociais na emergência de funções psicológicas superiores e a brincadeira como uma atividade importante para o desenvolvimento cultural da criança, e aponta o papel mediador dos adultos na ampliação da relação com os objetos e inserção numa brincadeira mais estruturada. 
id METO-3_2bb73fb9c08230d327dc2febbcb8ec78
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2871
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociaisEducação; Educação EspecialEducação Especial; Educação Infantil; Práticas EducativasEntre aqueles que compõem o público-alvo da educação especial, encontram-se as crianças, jovens e adultos com autismo, pessoas com um modo de ser peculiar ainda pouco conhecido no espaço escolar. A esse desconhecimento acrescenta-se a escassez de estudos consistentes sobre esses sujeitos, que permitam a implementação de práticas pedagógicas orientadas para eles em ambientes coletivos. Nesse contexto, particularidades das pessoas com autismo no que tange às formas de interação e de inserção nas práticas sociais têm se apresentado como um dos desafios para os profissionais da escola. Este estudo visa a analisar os modos de interação e de inserção nas práticas sociais por duas crianças gêmeas com diagnóstico de autismo, durante atividades lúdicas em uma brinquedoteca universitária. A análise destaca algumas peculiaridades nos modos de interação dessas crianças com os outros e entre si, considerando o papel das relações sociais na emergência de funções psicológicas superiores e a brincadeira como uma atividade importante para o desenvolvimento cultural da criança, e aponta o papel mediador dos adultos na ampliação da relação com os objetos e inserção numa brincadeira mais estruturada. Universidade Metodista de Piracicabade Oliveira, Ivone MartinsPadilha, Anna Maria Lunardi2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/287110.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp185-202Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 185-2022238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2871/1872AméricaEducaçãoCrianças com autismoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T18:08:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2871Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T18:08:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais
title Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais
spellingShingle Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais
de Oliveira, Ivone Martins
Educação; Educação Especial
Educação Especial; Educação Infantil; Práticas Educativas
title_short Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais
title_full Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais
title_fullStr Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais
title_full_unstemmed Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais
title_sort Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais
author de Oliveira, Ivone Martins
author_facet de Oliveira, Ivone Martins
Padilha, Anna Maria Lunardi
author_role author
author2 Padilha, Anna Maria Lunardi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Ivone Martins
Padilha, Anna Maria Lunardi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Especial
Educação Especial; Educação Infantil; Práticas Educativas
topic Educação; Educação Especial
Educação Especial; Educação Infantil; Práticas Educativas
description Entre aqueles que compõem o público-alvo da educação especial, encontram-se as crianças, jovens e adultos com autismo, pessoas com um modo de ser peculiar ainda pouco conhecido no espaço escolar. A esse desconhecimento acrescenta-se a escassez de estudos consistentes sobre esses sujeitos, que permitam a implementação de práticas pedagógicas orientadas para eles em ambientes coletivos. Nesse contexto, particularidades das pessoas com autismo no que tange às formas de interação e de inserção nas práticas sociais têm se apresentado como um dos desafios para os profissionais da escola. Este estudo visa a analisar os modos de interação e de inserção nas práticas sociais por duas crianças gêmeas com diagnóstico de autismo, durante atividades lúdicas em uma brinquedoteca universitária. A análise destaca algumas peculiaridades nos modos de interação dessas crianças com os outros e entre si, considerando o papel das relações sociais na emergência de funções psicológicas superiores e a brincadeira como uma atividade importante para o desenvolvimento cultural da criança, e aponta o papel mediador dos adultos na ampliação da relação com os objetos e inserção numa brincadeira mais estruturada. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2871
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp185-202
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2871
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp185-202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2871/1872
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
Educação
Crianças com autismo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 185-202
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021546336256