Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2871 |
Resumo: | Entre aqueles que compõem o público-alvo da educação especial, encontram-se as crianças, jovens e adultos com autismo, pessoas com um modo de ser peculiar ainda pouco conhecido no espaço escolar. A esse desconhecimento acrescenta-se a escassez de estudos consistentes sobre esses sujeitos, que permitam a implementação de práticas pedagógicas orientadas para eles em ambientes coletivos. Nesse contexto, particularidades das pessoas com autismo no que tange às formas de interação e de inserção nas práticas sociais têm se apresentado como um dos desafios para os profissionais da escola. Este estudo visa a analisar os modos de interação e de inserção nas práticas sociais por duas crianças gêmeas com diagnóstico de autismo, durante atividades lúdicas em uma brinquedoteca universitária. A análise destaca algumas peculiaridades nos modos de interação dessas crianças com os outros e entre si, considerando o papel das relações sociais na emergência de funções psicológicas superiores e a brincadeira como uma atividade importante para o desenvolvimento cultural da criança, e aponta o papel mediador dos adultos na ampliação da relação com os objetos e inserção numa brincadeira mais estruturada. |
id |
METO-3_2bb73fb9c08230d327dc2febbcb8ec78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2871 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociaisEducação; Educação EspecialEducação Especial; Educação Infantil; Práticas EducativasEntre aqueles que compõem o público-alvo da educação especial, encontram-se as crianças, jovens e adultos com autismo, pessoas com um modo de ser peculiar ainda pouco conhecido no espaço escolar. A esse desconhecimento acrescenta-se a escassez de estudos consistentes sobre esses sujeitos, que permitam a implementação de práticas pedagógicas orientadas para eles em ambientes coletivos. Nesse contexto, particularidades das pessoas com autismo no que tange às formas de interação e de inserção nas práticas sociais têm se apresentado como um dos desafios para os profissionais da escola. Este estudo visa a analisar os modos de interação e de inserção nas práticas sociais por duas crianças gêmeas com diagnóstico de autismo, durante atividades lúdicas em uma brinquedoteca universitária. A análise destaca algumas peculiaridades nos modos de interação dessas crianças com os outros e entre si, considerando o papel das relações sociais na emergência de funções psicológicas superiores e a brincadeira como uma atividade importante para o desenvolvimento cultural da criança, e aponta o papel mediador dos adultos na ampliação da relação com os objetos e inserção numa brincadeira mais estruturada. Universidade Metodista de Piracicabade Oliveira, Ivone MartinsPadilha, Anna Maria Lunardi2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/287110.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp185-202Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 185-2022238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2871/1872AméricaEducaçãoCrianças com autismoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T18:08:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2871Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T18:08:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais |
title |
Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais |
spellingShingle |
Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais de Oliveira, Ivone Martins Educação; Educação Especial Educação Especial; Educação Infantil; Práticas Educativas |
title_short |
Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais |
title_full |
Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais |
title_fullStr |
Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais |
title_full_unstemmed |
Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais |
title_sort |
Crianças com autismo na brinquedoteca: Modos de interação e de inserção nas práticas sociais |
author |
de Oliveira, Ivone Martins |
author_facet |
de Oliveira, Ivone Martins Padilha, Anna Maria Lunardi |
author_role |
author |
author2 |
Padilha, Anna Maria Lunardi |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Ivone Martins Padilha, Anna Maria Lunardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Especial Educação Especial; Educação Infantil; Práticas Educativas |
topic |
Educação; Educação Especial Educação Especial; Educação Infantil; Práticas Educativas |
description |
Entre aqueles que compõem o público-alvo da educação especial, encontram-se as crianças, jovens e adultos com autismo, pessoas com um modo de ser peculiar ainda pouco conhecido no espaço escolar. A esse desconhecimento acrescenta-se a escassez de estudos consistentes sobre esses sujeitos, que permitam a implementação de práticas pedagógicas orientadas para eles em ambientes coletivos. Nesse contexto, particularidades das pessoas com autismo no que tange às formas de interação e de inserção nas práticas sociais têm se apresentado como um dos desafios para os profissionais da escola. Este estudo visa a analisar os modos de interação e de inserção nas práticas sociais por duas crianças gêmeas com diagnóstico de autismo, durante atividades lúdicas em uma brinquedoteca universitária. A análise destaca algumas peculiaridades nos modos de interação dessas crianças com os outros e entre si, considerando o papel das relações sociais na emergência de funções psicológicas superiores e a brincadeira como uma atividade importante para o desenvolvimento cultural da criança, e aponta o papel mediador dos adultos na ampliação da relação com os objetos e inserção numa brincadeira mais estruturada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2871 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp185-202 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2871 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp185-202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2871/1872 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Educação Crianças com autismo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 185-202 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021546336256 |