Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Jefferson da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barreto dos Santos, David Moisés
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946774
Resumo: Este artigo apresenta resultados de investigação cujo objetivo foi identificar e discutir dilemas profissionais no campo da avaliação da aprendizagem e as necessidades formativas de professores-tutores que atuam no método PBL do curso de Engenharia de Computação de uma universidade pública do Estado da Bahia. Com efeito, a seguinte questão norteadora subsidiou o desenvolvimento do processo investigativo: quais dilemas profissionais, em termos de processos avaliativos, e necessidades formativas de professores-tutores de uma universidade pública podem ser evidenciados mediante o método de casos de ensino? Respaldamo-nos teoricamente nas reflexões de Shulman; Mizukami; Zabalza; Cunha, entre outros. Metodologicamente, caracteriza-se por ser um estudo descritivo-analítico, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário sócioprofissional e um caso de ensino, cuja análise esteve pautada em pressupostos da técnica de análise de conteúdo. Os dados apontam que as necessidades formativas dos participantes concentram-se, majoritariamente, na dimensão pedagógica, evidenciando, assim, fragilidades na base de conhecimento para o ensino desses profissionais. No que diz respeito aos dilemas, os depoimentos dos tutores destacaram a condução complexa de práticas avaliativas junto aos discentes no contexto das sessões tutoriais e a postura antiética de estudantes nas práticas avaliativas, especialmente, autoavaliação. Mediante tais aspectos, apontamos a necessidade do delineamento de uma proposta de formação permanente para os sujeitos da pesquisa, tendo como objetivo seu desenvolvimento profissional docente. 
id METO-3_2f4fb5c9b5811d824698f8863566e9a3
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/9946774
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)Ciências Humanas; EducaçãoAprendizagem baseada em problemas; Professor tutor; Aperfeiçoamento de Professores; Ensino de graduação.Este artigo apresenta resultados de investigação cujo objetivo foi identificar e discutir dilemas profissionais no campo da avaliação da aprendizagem e as necessidades formativas de professores-tutores que atuam no método PBL do curso de Engenharia de Computação de uma universidade pública do Estado da Bahia. Com efeito, a seguinte questão norteadora subsidiou o desenvolvimento do processo investigativo: quais dilemas profissionais, em termos de processos avaliativos, e necessidades formativas de professores-tutores de uma universidade pública podem ser evidenciados mediante o método de casos de ensino? Respaldamo-nos teoricamente nas reflexões de Shulman; Mizukami; Zabalza; Cunha, entre outros. Metodologicamente, caracteriza-se por ser um estudo descritivo-analítico, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário sócioprofissional e um caso de ensino, cuja análise esteve pautada em pressupostos da técnica de análise de conteúdo. Os dados apontam que as necessidades formativas dos participantes concentram-se, majoritariamente, na dimensão pedagógica, evidenciando, assim, fragilidades na base de conhecimento para o ensino desses profissionais. No que diz respeito aos dilemas, os depoimentos dos tutores destacaram a condução complexa de práticas avaliativas junto aos discentes no contexto das sessões tutoriais e a postura antiética de estudantes nas práticas avaliativas, especialmente, autoavaliação. Mediante tais aspectos, apontamos a necessidade do delineamento de uma proposta de formação permanente para os sujeitos da pesquisa, tendo como objetivo seu desenvolvimento profissional docente. Universidade Metodista de PiracicabaMoreira, Jefferson da SilvaBarreto dos Santos, David Moisés2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/994677410.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p157-179Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 157-1792238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946774/2587ContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/9946774Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)
title Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)
spellingShingle Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)
Moreira, Jefferson da Silva
Ciências Humanas; Educação
Aprendizagem baseada em problemas; Professor tutor; Aperfeiçoamento de Professores; Ensino de graduação.
title_short Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)
title_full Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)
title_fullStr Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)
title_full_unstemmed Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)
title_sort Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no Método Problem-Based Learning (PBL)
author Moreira, Jefferson da Silva
author_facet Moreira, Jefferson da Silva
Barreto dos Santos, David Moisés
author_role author
author2 Barreto dos Santos, David Moisés
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Jefferson da Silva
Barreto dos Santos, David Moisés
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Educação
Aprendizagem baseada em problemas; Professor tutor; Aperfeiçoamento de Professores; Ensino de graduação.
topic Ciências Humanas; Educação
Aprendizagem baseada em problemas; Professor tutor; Aperfeiçoamento de Professores; Ensino de graduação.
description Este artigo apresenta resultados de investigação cujo objetivo foi identificar e discutir dilemas profissionais no campo da avaliação da aprendizagem e as necessidades formativas de professores-tutores que atuam no método PBL do curso de Engenharia de Computação de uma universidade pública do Estado da Bahia. Com efeito, a seguinte questão norteadora subsidiou o desenvolvimento do processo investigativo: quais dilemas profissionais, em termos de processos avaliativos, e necessidades formativas de professores-tutores de uma universidade pública podem ser evidenciados mediante o método de casos de ensino? Respaldamo-nos teoricamente nas reflexões de Shulman; Mizukami; Zabalza; Cunha, entre outros. Metodologicamente, caracteriza-se por ser um estudo descritivo-analítico, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário sócioprofissional e um caso de ensino, cuja análise esteve pautada em pressupostos da técnica de análise de conteúdo. Os dados apontam que as necessidades formativas dos participantes concentram-se, majoritariamente, na dimensão pedagógica, evidenciando, assim, fragilidades na base de conhecimento para o ensino desses profissionais. No que diz respeito aos dilemas, os depoimentos dos tutores destacaram a condução complexa de práticas avaliativas junto aos discentes no contexto das sessões tutoriais e a postura antiética de estudantes nas práticas avaliativas, especialmente, autoavaliação. Mediante tais aspectos, apontamos a necessidade do delineamento de uma proposta de formação permanente para os sujeitos da pesquisa, tendo como objetivo seu desenvolvimento profissional docente. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946774
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p157-179
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946774
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p157-179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946774/2587
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
Contemporaneidade
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 157-179
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020801847296