Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sirlene Fabris
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rausch, Rita Buzzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4282
Resumo: Socializamos nesta produção algumas reflexões sobre os dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância, a EaD, que tem produzido modificações nas relações sociais e na forma de ensinar e de aprender na contemporaneidade. Diante destas mudanças, autores como Tardif (1997; 2002; 2008), Nóvoa (2009); Pimenta (1999); Schlemmer (2009; 2012), Moran (2011), Belloni (2008), entre outros contribuem na discussão desta nova modalidade de ensinar e de aprender. A investigação buscou respostas para a seguinte questão: quais os principais dilemas que se fazem presentes na EaD, nos dizeres de professores tutores iniciantes em cursos ofertados por  uma faculdade privada do estado de Santa Catarina? O objetivo geral foi compreender os dilemas de professores tutores iniciantes na EaD.  De abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com nove professores tutores iniciantes. As categorias de análise foram definidas a posteriori, a partir das regularidades encontradas nas manifestações dos participantes. Os principais dilemas apresentados pelos professores iniciantes foram quanto à dificuldade de desenvolver um processo de mediação da aprendizagem dos alunos; a necessidade de conhecer o conteúdo de diversas disciplinas;  a não autonomia nos processos de avaliação da aprendizagem dos alunos; a pouca maturidade de alguns alunos; a falta de formação  continuada específica e a necessidade de constituir uma identidade profissional docente na EaD. Conclui-se que a pesquisa propiciou uma reavaliação dos dilemas presentes na EaD  e identificou a  necessidade de avanços no desenvolvimento profissional docente do professor tutor iniciante.
id UEPG-31_a09929879766eda6052fb3fbd3493f01
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/4282
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distânciaProfessores Tutores Iniciantes. Educação a Distância. Educação SuperiorSocializamos nesta produção algumas reflexões sobre os dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância, a EaD, que tem produzido modificações nas relações sociais e na forma de ensinar e de aprender na contemporaneidade. Diante destas mudanças, autores como Tardif (1997; 2002; 2008), Nóvoa (2009); Pimenta (1999); Schlemmer (2009; 2012), Moran (2011), Belloni (2008), entre outros contribuem na discussão desta nova modalidade de ensinar e de aprender. A investigação buscou respostas para a seguinte questão: quais os principais dilemas que se fazem presentes na EaD, nos dizeres de professores tutores iniciantes em cursos ofertados por  uma faculdade privada do estado de Santa Catarina? O objetivo geral foi compreender os dilemas de professores tutores iniciantes na EaD.  De abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com nove professores tutores iniciantes. As categorias de análise foram definidas a posteriori, a partir das regularidades encontradas nas manifestações dos participantes. Os principais dilemas apresentados pelos professores iniciantes foram quanto à dificuldade de desenvolver um processo de mediação da aprendizagem dos alunos; a necessidade de conhecer o conteúdo de diversas disciplinas;  a não autonomia nos processos de avaliação da aprendizagem dos alunos; a pouca maturidade de alguns alunos; a falta de formação  continuada específica e a necessidade de constituir uma identidade profissional docente na EaD. Conclui-se que a pesquisa propiciou uma reavaliação dos dilemas presentes na EaD  e identificou a  necessidade de avanços no desenvolvimento profissional docente do professor tutor iniciante.Editora UEPG2013-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/428210.5212/OlharProfr.v.15i2.0008Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 315-335Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 315-335Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 315-335Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 315-335Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 315-3351984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4282/3265Costa, Sirlene FabrisRausch, Rita Buzziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-28T21:13:23Zoai:uepg.br:article/4282Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-28T21:13:23Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância
title Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância
spellingShingle Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância
Costa, Sirlene Fabris
Professores Tutores Iniciantes. Educação a Distância. Educação Superior
title_short Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância
title_full Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância
title_fullStr Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância
title_full_unstemmed Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância
title_sort Dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância
author Costa, Sirlene Fabris
author_facet Costa, Sirlene Fabris
Rausch, Rita Buzzi
author_role author
author2 Rausch, Rita Buzzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sirlene Fabris
Rausch, Rita Buzzi
dc.subject.por.fl_str_mv Professores Tutores Iniciantes. Educação a Distância. Educação Superior
topic Professores Tutores Iniciantes. Educação a Distância. Educação Superior
description Socializamos nesta produção algumas reflexões sobre os dilemas de professores tutores iniciantes na educação a distância, a EaD, que tem produzido modificações nas relações sociais e na forma de ensinar e de aprender na contemporaneidade. Diante destas mudanças, autores como Tardif (1997; 2002; 2008), Nóvoa (2009); Pimenta (1999); Schlemmer (2009; 2012), Moran (2011), Belloni (2008), entre outros contribuem na discussão desta nova modalidade de ensinar e de aprender. A investigação buscou respostas para a seguinte questão: quais os principais dilemas que se fazem presentes na EaD, nos dizeres de professores tutores iniciantes em cursos ofertados por  uma faculdade privada do estado de Santa Catarina? O objetivo geral foi compreender os dilemas de professores tutores iniciantes na EaD.  De abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com nove professores tutores iniciantes. As categorias de análise foram definidas a posteriori, a partir das regularidades encontradas nas manifestações dos participantes. Os principais dilemas apresentados pelos professores iniciantes foram quanto à dificuldade de desenvolver um processo de mediação da aprendizagem dos alunos; a necessidade de conhecer o conteúdo de diversas disciplinas;  a não autonomia nos processos de avaliação da aprendizagem dos alunos; a pouca maturidade de alguns alunos; a falta de formação  continuada específica e a necessidade de constituir uma identidade profissional docente na EaD. Conclui-se que a pesquisa propiciou uma reavaliação dos dilemas presentes na EaD  e identificou a  necessidade de avanços no desenvolvimento profissional docente do professor tutor iniciante.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4282
10.5212/OlharProfr.v.15i2.0008
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4282
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4282/3265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 15 Nr. 2 (2012); 315-335
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 315-335
Olhar de Professor; Vol. 15 Núm. 2 (2012); 315-335
Olhar de Professor; Vol. 15 No. 2 (2012); 315-335
Olhar de Professor; v. 15 n. 2 (2012); 315-335
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495924228096