Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2621 |
Resumo: | O presente artigo é parte de uma pesquisa de Mestrado que procurou investigar como a experiência impacta na poética docente e como esta contribui para s práticas educativas no ensino de arte contemporâneo. Especificamente, neste trabalho, procura-se problematizar os conceitos de experiência e de experiência estética, que na filosofia contemporânea tem se tornado objeto de estudo e pesquisa nos campos da Filosofia da Educação e são considerados elementos fundamentais para o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis no campo da expressão pessoal, da singularidade, da diversidade e da transculturalidade. São referenciais os autores: Larrosa (2014), Pagni e Gelamo (2010), Barbosa (2006,2010), Aguirre (2009), Masschelein (2008), dentre outros, para o estudo bibliográfico teórico, descritivo e analítico pautado pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que os saberes da experiência podem potencializar a dimensão humana do ser docente enquanto processo criativo, singular e ético a favor da construção de uma práxis que possa ser nela mesma possibilidade, criação, invenção, acontecimento. |
id |
METO-3_2fb6e0e33ff4ddc541af4bc87c11d54c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2621 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arteEducaçãoExperiência; Experiência Estética; Ensino; Arte O presente artigo é parte de uma pesquisa de Mestrado que procurou investigar como a experiência impacta na poética docente e como esta contribui para s práticas educativas no ensino de arte contemporâneo. Especificamente, neste trabalho, procura-se problematizar os conceitos de experiência e de experiência estética, que na filosofia contemporânea tem se tornado objeto de estudo e pesquisa nos campos da Filosofia da Educação e são considerados elementos fundamentais para o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis no campo da expressão pessoal, da singularidade, da diversidade e da transculturalidade. São referenciais os autores: Larrosa (2014), Pagni e Gelamo (2010), Barbosa (2006,2010), Aguirre (2009), Masschelein (2008), dentre outros, para o estudo bibliográfico teórico, descritivo e analítico pautado pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que os saberes da experiência podem potencializar a dimensão humana do ser docente enquanto processo criativo, singular e ético a favor da construção de uma práxis que possa ser nela mesma possibilidade, criação, invenção, acontecimento. Universidade Metodista de PiracicabaCAPESValentim Portela, Maria BrígidaSantos, Genivaldo de SouzaGebran, Raimunda Abou2016-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/262110.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p225-238Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 225-2382238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2621/1677AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T15:27:11Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2621Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T15:27:11Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte |
title |
Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte |
spellingShingle |
Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte Valentim Portela, Maria Brígida Educação Experiência; Experiência Estética; Ensino; Arte |
title_short |
Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte |
title_full |
Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte |
title_fullStr |
Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte |
title_full_unstemmed |
Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte |
title_sort |
Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte |
author |
Valentim Portela, Maria Brígida |
author_facet |
Valentim Portela, Maria Brígida Santos, Genivaldo de Souza Gebran, Raimunda Abou |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Genivaldo de Souza Gebran, Raimunda Abou |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentim Portela, Maria Brígida Santos, Genivaldo de Souza Gebran, Raimunda Abou |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Experiência; Experiência Estética; Ensino; Arte |
topic |
Educação Experiência; Experiência Estética; Ensino; Arte |
description |
O presente artigo é parte de uma pesquisa de Mestrado que procurou investigar como a experiência impacta na poética docente e como esta contribui para s práticas educativas no ensino de arte contemporâneo. Especificamente, neste trabalho, procura-se problematizar os conceitos de experiência e de experiência estética, que na filosofia contemporânea tem se tornado objeto de estudo e pesquisa nos campos da Filosofia da Educação e são considerados elementos fundamentais para o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis no campo da expressão pessoal, da singularidade, da diversidade e da transculturalidade. São referenciais os autores: Larrosa (2014), Pagni e Gelamo (2010), Barbosa (2006,2010), Aguirre (2009), Masschelein (2008), dentre outros, para o estudo bibliográfico teórico, descritivo e analítico pautado pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que os saberes da experiência podem potencializar a dimensão humana do ser docente enquanto processo criativo, singular e ético a favor da construção de uma práxis que possa ser nela mesma possibilidade, criação, invenção, acontecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2621 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p225-238 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2621 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p225-238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2621/1677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Educação Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 225-238 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021574647808 |