Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim Portela, Maria Brígida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Genivaldo de Souza, Gebran, Raimunda Abou
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2621
Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa de Mestrado que procurou investigar como a experiência impacta na poética docente e como esta contribui para s práticas educativas no ensino de arte contemporâneo. Especificamente, neste trabalho, procura-se problematizar os conceitos de experiência e de experiência estética, que na filosofia contemporânea tem se tornado objeto de estudo e pesquisa nos campos da Filosofia da Educação e são considerados elementos fundamentais para o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis no campo da expressão pessoal, da singularidade, da diversidade e da transculturalidade. São referenciais os autores: Larrosa (2014), Pagni e Gelamo (2010), Barbosa (2006,2010), Aguirre (2009), Masschelein (2008), dentre outros, para o estudo bibliográfico teórico, descritivo e analítico pautado pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que os saberes da experiência podem potencializar a dimensão humana do ser docente enquanto processo criativo, singular e ético a favor da construção de uma práxis que possa ser nela mesma possibilidade, criação, invenção, acontecimento.
id METO-3_2fb6e0e33ff4ddc541af4bc87c11d54c
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2621
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arteEducaçãoExperiência; Experiência Estética; Ensino; Arte O presente artigo é parte de uma pesquisa de Mestrado que procurou investigar como a experiência impacta na poética docente e como esta contribui para s práticas educativas no ensino de arte contemporâneo. Especificamente, neste trabalho, procura-se problematizar os conceitos de experiência e de experiência estética, que na filosofia contemporânea tem se tornado objeto de estudo e pesquisa nos campos da Filosofia da Educação e são considerados elementos fundamentais para o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis no campo da expressão pessoal, da singularidade, da diversidade e da transculturalidade. São referenciais os autores: Larrosa (2014), Pagni e Gelamo (2010), Barbosa (2006,2010), Aguirre (2009), Masschelein (2008), dentre outros, para o estudo bibliográfico teórico, descritivo e analítico pautado pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que os saberes da experiência podem potencializar a dimensão humana do ser docente enquanto processo criativo, singular e ético a favor da construção de uma práxis que possa ser nela mesma possibilidade, criação, invenção, acontecimento. Universidade Metodista de PiracicabaCAPESValentim Portela, Maria BrígidaSantos, Genivaldo de SouzaGebran, Raimunda Abou2016-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/262110.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p225-238Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 225-2382238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2621/1677AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T15:27:11Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2621Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T15:27:11Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte
title Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte
spellingShingle Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte
Valentim Portela, Maria Brígida
Educação
Experiência; Experiência Estética; Ensino; Arte
title_short Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte
title_full Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte
title_fullStr Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte
title_full_unstemmed Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte
title_sort Os saberes da experiência e a construção da poética docente para o ensino de arte
author Valentim Portela, Maria Brígida
author_facet Valentim Portela, Maria Brígida
Santos, Genivaldo de Souza
Gebran, Raimunda Abou
author_role author
author2 Santos, Genivaldo de Souza
Gebran, Raimunda Abou
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim Portela, Maria Brígida
Santos, Genivaldo de Souza
Gebran, Raimunda Abou
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Experiência; Experiência Estética; Ensino; Arte
topic Educação
Experiência; Experiência Estética; Ensino; Arte
description O presente artigo é parte de uma pesquisa de Mestrado que procurou investigar como a experiência impacta na poética docente e como esta contribui para s práticas educativas no ensino de arte contemporâneo. Especificamente, neste trabalho, procura-se problematizar os conceitos de experiência e de experiência estética, que na filosofia contemporânea tem se tornado objeto de estudo e pesquisa nos campos da Filosofia da Educação e são considerados elementos fundamentais para o desenvolvimento de práticas educativas sensíveis no campo da expressão pessoal, da singularidade, da diversidade e da transculturalidade. São referenciais os autores: Larrosa (2014), Pagni e Gelamo (2010), Barbosa (2006,2010), Aguirre (2009), Masschelein (2008), dentre outros, para o estudo bibliográfico teórico, descritivo e analítico pautado pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que os saberes da experiência podem potencializar a dimensão humana do ser docente enquanto processo criativo, singular e ético a favor da construção de uma práxis que possa ser nela mesma possibilidade, criação, invenção, acontecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2621
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p225-238
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2621
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p225-238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2621/1677
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
Educação
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 1 (2016); 225-238
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021574647808