Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debora Augusta do Amaral e Castro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GHTP
Resumo: A experiência estética para o ensino de Arte se faz presente de forma consistente e contínua na vida de professores que, não se encerram em sua docência, mas, ao contrário, se permitem vivenciar e produzir obras de arte. Ao praticar a expressão artística por meio de suas próprias elaborações e experiências, este profissional acredita na importância do conteúdo que se propõe a ensinar. O estudo em questão discute acerca da possibilidade de influência estética do professor/artista em detrimento de experiências individuais e coletivas de alunos em sala de aula. Nesse sentido se define, em primeiro lugar, o conceito de estética, tendo como principais referências o pensamento de Luigi Pareyson e Jacques Rancière, dois filósofos do campo da estética. Tais definições serão amparo para a construção da proposta de um ideal de professor de Artes, atuante dentro e fora da sala de aula por meio da vivência crítica e autoconsciente da expressão artística, buscando, para tanto,elucidações pedagógicas nos estudos de Ana Mae Barbosa e Paulo Freire. Por fim, uma pesquisa prática com observações e dados in loco sobre a atuação do professor Eugênio Paccelli da Silva Horta exemplifica e afirma o diferencial qualitativo do ensino quando nessas circunstâncias, evidenciando a necessidade de se repensar a formação e a postura de docentes que não vivenciam a prática artística no seu cotidiano.
id UFMG_261313e15c0bc9fe5a3ac59e343d2d20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GHTP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Geraldo Freire LoyolaAntonia Dolores Belico SoaresEvandro Jose Lemos da CunhaDebora Augusta do Amaral e Castro2019-08-11T22:47:10Z2019-08-11T22:47:10Z2015-12-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GHTPA experiência estética para o ensino de Arte se faz presente de forma consistente e contínua na vida de professores que, não se encerram em sua docência, mas, ao contrário, se permitem vivenciar e produzir obras de arte. Ao praticar a expressão artística por meio de suas próprias elaborações e experiências, este profissional acredita na importância do conteúdo que se propõe a ensinar. O estudo em questão discute acerca da possibilidade de influência estética do professor/artista em detrimento de experiências individuais e coletivas de alunos em sala de aula. Nesse sentido se define, em primeiro lugar, o conceito de estética, tendo como principais referências o pensamento de Luigi Pareyson e Jacques Rancière, dois filósofos do campo da estética. Tais definições serão amparo para a construção da proposta de um ideal de professor de Artes, atuante dentro e fora da sala de aula por meio da vivência crítica e autoconsciente da expressão artística, buscando, para tanto,elucidações pedagógicas nos estudos de Ana Mae Barbosa e Paulo Freire. Por fim, uma pesquisa prática com observações e dados in loco sobre a atuação do professor Eugênio Paccelli da Silva Horta exemplifica e afirma o diferencial qualitativo do ensino quando nessas circunstâncias, evidenciando a necessidade de se repensar a formação e a postura de docentes que não vivenciam a prática artística no seu cotidiano.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesExperiência estéticaProfessor ArtistaEnsino de ArteSó se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdfapplication/pdf1361767https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GHTP/1/monografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf72144b1377d4a922b65d7409bd73a0ffMD51TEXTmonografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf.txtmonografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain88610https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GHTP/2/monografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf.txt2e4aa3b9ee8cd1a604f166a1fc9e12bbMD521843/BUBD-A9GHTP2019-11-14 08:54:40.698oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GHTPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:54:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte
title Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte
spellingShingle Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte
Debora Augusta do Amaral e Castro
Experiência estética
Professor Artista
Ensino de Arte
Artes
title_short Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte
title_full Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte
title_fullStr Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte
title_full_unstemmed Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte
title_sort Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte
author Debora Augusta do Amaral e Castro
author_facet Debora Augusta do Amaral e Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geraldo Freire Loyola
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonia Dolores Belico Soares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Debora Augusta do Amaral e Castro
contributor_str_mv Geraldo Freire Loyola
Antonia Dolores Belico Soares
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência estética
Professor Artista
Ensino de Arte
topic Experiência estética
Professor Artista
Ensino de Arte
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes
description A experiência estética para o ensino de Arte se faz presente de forma consistente e contínua na vida de professores que, não se encerram em sua docência, mas, ao contrário, se permitem vivenciar e produzir obras de arte. Ao praticar a expressão artística por meio de suas próprias elaborações e experiências, este profissional acredita na importância do conteúdo que se propõe a ensinar. O estudo em questão discute acerca da possibilidade de influência estética do professor/artista em detrimento de experiências individuais e coletivas de alunos em sala de aula. Nesse sentido se define, em primeiro lugar, o conceito de estética, tendo como principais referências o pensamento de Luigi Pareyson e Jacques Rancière, dois filósofos do campo da estética. Tais definições serão amparo para a construção da proposta de um ideal de professor de Artes, atuante dentro e fora da sala de aula por meio da vivência crítica e autoconsciente da expressão artística, buscando, para tanto,elucidações pedagógicas nos estudos de Ana Mae Barbosa e Paulo Freire. Por fim, uma pesquisa prática com observações e dados in loco sobre a atuação do professor Eugênio Paccelli da Silva Horta exemplifica e afirma o diferencial qualitativo do ensino quando nessas circunstâncias, evidenciando a necessidade de se repensar a formação e a postura de docentes que não vivenciam a prática artística no seu cotidiano.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T22:47:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T22:47:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GHTP
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GHTP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GHTP/1/monografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GHTP/2/monografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 72144b1377d4a922b65d7409bd73a0ff
2e4aa3b9ee8cd1a604f166a1fc9e12bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589479960674304