Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GHTP |
Resumo: | A experiência estética para o ensino de Arte se faz presente de forma consistente e contínua na vida de professores que, não se encerram em sua docência, mas, ao contrário, se permitem vivenciar e produzir obras de arte. Ao praticar a expressão artística por meio de suas próprias elaborações e experiências, este profissional acredita na importância do conteúdo que se propõe a ensinar. O estudo em questão discute acerca da possibilidade de influência estética do professor/artista em detrimento de experiências individuais e coletivas de alunos em sala de aula. Nesse sentido se define, em primeiro lugar, o conceito de estética, tendo como principais referências o pensamento de Luigi Pareyson e Jacques Rancière, dois filósofos do campo da estética. Tais definições serão amparo para a construção da proposta de um ideal de professor de Artes, atuante dentro e fora da sala de aula por meio da vivência crítica e autoconsciente da expressão artística, buscando, para tanto,elucidações pedagógicas nos estudos de Ana Mae Barbosa e Paulo Freire. Por fim, uma pesquisa prática com observações e dados in loco sobre a atuação do professor Eugênio Paccelli da Silva Horta exemplifica e afirma o diferencial qualitativo do ensino quando nessas circunstâncias, evidenciando a necessidade de se repensar a formação e a postura de docentes que não vivenciam a prática artística no seu cotidiano. |
id |
UFMG_261313e15c0bc9fe5a3ac59e343d2d20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GHTP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Geraldo Freire LoyolaAntonia Dolores Belico SoaresEvandro Jose Lemos da CunhaDebora Augusta do Amaral e Castro2019-08-11T22:47:10Z2019-08-11T22:47:10Z2015-12-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GHTPA experiência estética para o ensino de Arte se faz presente de forma consistente e contínua na vida de professores que, não se encerram em sua docência, mas, ao contrário, se permitem vivenciar e produzir obras de arte. Ao praticar a expressão artística por meio de suas próprias elaborações e experiências, este profissional acredita na importância do conteúdo que se propõe a ensinar. O estudo em questão discute acerca da possibilidade de influência estética do professor/artista em detrimento de experiências individuais e coletivas de alunos em sala de aula. Nesse sentido se define, em primeiro lugar, o conceito de estética, tendo como principais referências o pensamento de Luigi Pareyson e Jacques Rancière, dois filósofos do campo da estética. Tais definições serão amparo para a construção da proposta de um ideal de professor de Artes, atuante dentro e fora da sala de aula por meio da vivência crítica e autoconsciente da expressão artística, buscando, para tanto,elucidações pedagógicas nos estudos de Ana Mae Barbosa e Paulo Freire. Por fim, uma pesquisa prática com observações e dados in loco sobre a atuação do professor Eugênio Paccelli da Silva Horta exemplifica e afirma o diferencial qualitativo do ensino quando nessas circunstâncias, evidenciando a necessidade de se repensar a formação e a postura de docentes que não vivenciam a prática artística no seu cotidiano.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesExperiência estéticaProfessor ArtistaEnsino de ArteSó se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdfapplication/pdf1361767https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GHTP/1/monografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf72144b1377d4a922b65d7409bd73a0ffMD51TEXTmonografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf.txtmonografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain88610https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GHTP/2/monografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf.txt2e4aa3b9ee8cd1a604f166a1fc9e12bbMD521843/BUBD-A9GHTP2019-11-14 08:54:40.698oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GHTPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:54:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte |
title |
Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte |
spellingShingle |
Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte Debora Augusta do Amaral e Castro Experiência estética Professor Artista Ensino de Arte Artes |
title_short |
Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte |
title_full |
Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte |
title_fullStr |
Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte |
title_full_unstemmed |
Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte |
title_sort |
Só se vê aquilo que se olha: a experiência estética no ensino de Arte |
author |
Debora Augusta do Amaral e Castro |
author_facet |
Debora Augusta do Amaral e Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Geraldo Freire Loyola |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Antonia Dolores Belico Soares |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Debora Augusta do Amaral e Castro |
contributor_str_mv |
Geraldo Freire Loyola Antonia Dolores Belico Soares Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência estética Professor Artista Ensino de Arte |
topic |
Experiência estética Professor Artista Ensino de Arte Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
A experiência estética para o ensino de Arte se faz presente de forma consistente e contínua na vida de professores que, não se encerram em sua docência, mas, ao contrário, se permitem vivenciar e produzir obras de arte. Ao praticar a expressão artística por meio de suas próprias elaborações e experiências, este profissional acredita na importância do conteúdo que se propõe a ensinar. O estudo em questão discute acerca da possibilidade de influência estética do professor/artista em detrimento de experiências individuais e coletivas de alunos em sala de aula. Nesse sentido se define, em primeiro lugar, o conceito de estética, tendo como principais referências o pensamento de Luigi Pareyson e Jacques Rancière, dois filósofos do campo da estética. Tais definições serão amparo para a construção da proposta de um ideal de professor de Artes, atuante dentro e fora da sala de aula por meio da vivência crítica e autoconsciente da expressão artística, buscando, para tanto,elucidações pedagógicas nos estudos de Ana Mae Barbosa e Paulo Freire. Por fim, uma pesquisa prática com observações e dados in loco sobre a atuação do professor Eugênio Paccelli da Silva Horta exemplifica e afirma o diferencial qualitativo do ensino quando nessas circunstâncias, evidenciando a necessidade de se repensar a formação e a postura de docentes que não vivenciam a prática artística no seu cotidiano. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T22:47:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T22:47:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GHTP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GHTP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GHTP/1/monografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GHTP/2/monografia_final_deborahcastro_poloformiga_ceeav_eba_ufmg.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72144b1377d4a922b65d7409bd73a0ff 2e4aa3b9ee8cd1a604f166a1fc9e12bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589479960674304 |