Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, André Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tauchen, Gionara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2768
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar e compreender as organizações  propostas no âmbito da reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, bem como as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. A pesquisa é de caráter qualitativo e participante. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes que integravam o Núcleo Docente Estruturante (NDE), da LCE, no período de reconstrução do curso (2012-2014). Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir deste estudo, concluímos que existem organizações no curso de licenciatura em Ciências Exatas que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, e que podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. São elas: práticas pedagógicas como componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciatura
id METO-3_32bf835d8b288b7e7182bfe92fd01560
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2768
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professoresEducação; Educação em CiênciasCurrículo; Formação de professores; InterdisciplinaridadeEste trabalho tem como objetivo investigar e compreender as organizações  propostas no âmbito da reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, bem como as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. A pesquisa é de caráter qualitativo e participante. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes que integravam o Núcleo Docente Estruturante (NDE), da LCE, no período de reconstrução do curso (2012-2014). Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir deste estudo, concluímos que existem organizações no curso de licenciatura em Ciências Exatas que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, e que podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. São elas: práticas pedagógicas como componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciaturaUniversidade Metodista de PiracicabaAlvarenga, André MartinsTauchen, Gionara2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/276810.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p123-144Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 123-1442238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2768/1732AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:32:19Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2768Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:32:19Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores
title Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores
spellingShingle Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores
Alvarenga, André Martins
Educação; Educação em Ciências
Currículo; Formação de professores; Interdisciplinaridade
title_short Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores
title_full Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores
title_fullStr Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores
title_full_unstemmed Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores
title_sort Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores
author Alvarenga, André Martins
author_facet Alvarenga, André Martins
Tauchen, Gionara
author_role author
author2 Tauchen, Gionara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, André Martins
Tauchen, Gionara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação em Ciências
Currículo; Formação de professores; Interdisciplinaridade
topic Educação; Educação em Ciências
Currículo; Formação de professores; Interdisciplinaridade
description Este trabalho tem como objetivo investigar e compreender as organizações  propostas no âmbito da reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, bem como as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. A pesquisa é de caráter qualitativo e participante. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes que integravam o Núcleo Docente Estruturante (NDE), da LCE, no período de reconstrução do curso (2012-2014). Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir deste estudo, concluímos que existem organizações no curso de licenciatura em Ciências Exatas que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, e que podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. São elas: práticas pedagógicas como componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciatura
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2768
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p123-144
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2768
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p123-144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2768/1732
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América
Educação
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 123-144
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020446380032