Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2768 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar e compreender as organizações propostas no âmbito da reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, bem como as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. A pesquisa é de caráter qualitativo e participante. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes que integravam o Núcleo Docente Estruturante (NDE), da LCE, no período de reconstrução do curso (2012-2014). Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir deste estudo, concluímos que existem organizações no curso de licenciatura em Ciências Exatas que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, e que podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. São elas: práticas pedagógicas como componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciatura |
id |
METO-3_32bf835d8b288b7e7182bfe92fd01560 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2768 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professoresEducação; Educação em CiênciasCurrículo; Formação de professores; InterdisciplinaridadeEste trabalho tem como objetivo investigar e compreender as organizações propostas no âmbito da reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, bem como as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. A pesquisa é de caráter qualitativo e participante. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes que integravam o Núcleo Docente Estruturante (NDE), da LCE, no período de reconstrução do curso (2012-2014). Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir deste estudo, concluímos que existem organizações no curso de licenciatura em Ciências Exatas que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, e que podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. São elas: práticas pedagógicas como componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciaturaUniversidade Metodista de PiracicabaAlvarenga, André MartinsTauchen, Gionara2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/276810.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p123-144Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 123-1442238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2768/1732AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:32:19Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2768Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:32:19Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores |
title |
Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores |
spellingShingle |
Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores Alvarenga, André Martins Educação; Educação em Ciências Currículo; Formação de professores; Interdisciplinaridade |
title_short |
Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores |
title_full |
Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores |
title_fullStr |
Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores |
title_full_unstemmed |
Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores |
title_sort |
Organizações que potencializam a interdisciplinaridade: contribuições para a formação de professores |
author |
Alvarenga, André Martins |
author_facet |
Alvarenga, André Martins Tauchen, Gionara |
author_role |
author |
author2 |
Tauchen, Gionara |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarenga, André Martins Tauchen, Gionara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação em Ciências Currículo; Formação de professores; Interdisciplinaridade |
topic |
Educação; Educação em Ciências Currículo; Formação de professores; Interdisciplinaridade |
description |
Este trabalho tem como objetivo investigar e compreender as organizações propostas no âmbito da reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, bem como as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. A pesquisa é de caráter qualitativo e participante. Para a produção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes que integravam o Núcleo Docente Estruturante (NDE), da LCE, no período de reconstrução do curso (2012-2014). Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir deste estudo, concluímos que existem organizações no curso de licenciatura em Ciências Exatas que potencializam a construção de estratégias interdisciplinares, e que podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. São elas: práticas pedagógicas como componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciatura |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2768 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p123-144 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2768 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p123-144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2768/1732 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Educação Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 123-144 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020446380032 |