Historia do Curso de Pedagogia no Brasil
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1110 |
Resumo: | Este artigo procura reconstituir a história da formação de professores no Brasil, a partir da década de 1930, nos cursos de licenciatura voltados à formação de professores para a segunda fase do que denominamos hoje ensino fundamental e para o ensino médio, priorizando o embasamento legal e as relações políticas, para entendermos que os modelos pedagógicos adotados para a formação desses professores foram, historicamente, respostas às demandas do mundo do trabalho. A escolha de iniciar o estudo por essa década deve-se ao fato de que foi nesse período que as universidades instituíram os cursos de licenciatura. Em seguida, a análise será das décadas de 1960 e 1970, período da promulgação da LDB de 1961 e da implantação do modelo de educação tecnicista, finalizando com o modelo de formação de professores baseado na LDB de 1996. |
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Historia do Curso de Pedagogia no Brasilformação de professores, legislação educacional, políticas educacionais, mundo do trabalho.Este artigo procura reconstituir a história da formação de professores no Brasil, a partir da década de 1930, nos cursos de licenciatura voltados à formação de professores para a segunda fase do que denominamos hoje ensino fundamental e para o ensino médio, priorizando o embasamento legal e as relações políticas, para entendermos que os modelos pedagógicos adotados para a formação desses professores foram, historicamente, respostas às demandas do mundo do trabalho. A escolha de iniciar o estudo por essa década deve-se ao fato de que foi nesse período que as universidades instituíram os cursos de licenciatura. Em seguida, a análise será das décadas de 1960 e 1970, período da promulgação da LDB de 1961 e da implantação do modelo de educação tecnicista, finalizando com o modelo de formação de professores baseado na LDB de 1996. Universidade Metodista de PiracicabaSokolowski, Maria Teresa2013-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/111010.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n1p81-97Comunicações; v. 20, n. 1 (2013); 81-972238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1110/1192Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T18:01:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1110Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T18:01:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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