Tecnologia como direito: as TDIC e o desafio da educação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2841 |
Resumo: | O artigo traz à discussão a democratização do acesso às tecnologias e a sua apropriação como um Direito Humano. Além da discussão acerca da questão da apropriação da tecnologia, traz-se um recorte educacional escolar ao analisarmos a inserção e a aplicação destas tecnologias nas dinâmicas escolares, procurando explicitar algumas das discussões políticas, econômicas e sociais implicadas neste tipo de análise. A situação real da educação pública no país é a referência para se trazer o tema das ecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para outra esfera que não a da simples, genérica e falsa afirmação de que é democratizante por essência e que estamos numa sociedade do conhecimento para todos. O olhar sobre as TDIC - como espaço de emancipação - é filosófico e econômico, advindo dos teóricos Álvaro Vieira Pinto, que nos dá a perspectiva filosófica do Direito Humano, e Amatya Sen, que defende que o exercício das liberdades e dos direitos antecede o do desenvolvimento econômico e social. |
id |
METO-3_38db94334128771eb1b3e523639a255f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2841 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia como direito: as TDIC e o desafio da educação escolarEducação; Currículo; Tecnologias aplicação à EducaçãoO artigo traz à discussão a democratização do acesso às tecnologias e a sua apropriação como um Direito Humano. Além da discussão acerca da questão da apropriação da tecnologia, traz-se um recorte educacional escolar ao analisarmos a inserção e a aplicação destas tecnologias nas dinâmicas escolares, procurando explicitar algumas das discussões políticas, econômicas e sociais implicadas neste tipo de análise. A situação real da educação pública no país é a referência para se trazer o tema das ecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para outra esfera que não a da simples, genérica e falsa afirmação de que é democratizante por essência e que estamos numa sociedade do conhecimento para todos. O olhar sobre as TDIC - como espaço de emancipação - é filosófico e econômico, advindo dos teóricos Álvaro Vieira Pinto, que nos dá a perspectiva filosófica do Direito Humano, e Amatya Sen, que defende que o exercício das liberdades e dos direitos antecede o do desenvolvimento econômico e social.Universidade Metodista de PiracicabaSahb, Warlley FerreiraAlmeida, Fernando José de2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/284110.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p69-91Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 69-912238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2841/1718Currículo; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Educação; Direitos Humanos.Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-13T17:29:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2841Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-13T17:29:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia como direito: as TDIC e o desafio da educação escolar |
title |
Tecnologia como direito: as TDIC e o desafio da educação escolar |
spellingShingle |
Tecnologia como direito: as TDIC e o desafio da educação escolar Sahb, Warlley Ferreira Educação; Currículo; Tecnologias aplicação à Educação |
title_short |
Tecnologia como direito: as TDIC e o desafio da educação escolar |
title_full |
Tecnologia como direito: as TDIC e o desafio da educação escolar |
title_fullStr |
Tecnologia como direito: as TDIC e o desafio da educação escolar |
title_full_unstemmed |
Tecnologia como direito: as TDIC e o desafio da educação escolar |
title_sort |
Tecnologia como direito: as TDIC e o desafio da educação escolar |
author |
Sahb, Warlley Ferreira |
author_facet |
Sahb, Warlley Ferreira Almeida, Fernando José de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Fernando José de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sahb, Warlley Ferreira Almeida, Fernando José de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Currículo; Tecnologias aplicação à Educação |
topic |
Educação; Currículo; Tecnologias aplicação à Educação |
description |
O artigo traz à discussão a democratização do acesso às tecnologias e a sua apropriação como um Direito Humano. Além da discussão acerca da questão da apropriação da tecnologia, traz-se um recorte educacional escolar ao analisarmos a inserção e a aplicação destas tecnologias nas dinâmicas escolares, procurando explicitar algumas das discussões políticas, econômicas e sociais implicadas neste tipo de análise. A situação real da educação pública no país é a referência para se trazer o tema das ecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para outra esfera que não a da simples, genérica e falsa afirmação de que é democratizante por essência e que estamos numa sociedade do conhecimento para todos. O olhar sobre as TDIC - como espaço de emancipação - é filosófico e econômico, advindo dos teóricos Álvaro Vieira Pinto, que nos dá a perspectiva filosófica do Direito Humano, e Amatya Sen, que defende que o exercício das liberdades e dos direitos antecede o do desenvolvimento econômico e social. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2841 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p69-91 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2841 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n2p69-91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2841/1718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Currículo; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Educação; Direitos Humanos. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 2 (2016); 69-91 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022255173632 |