Tecnologia como direito: as TDIC e o desafio da educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sahb, Warlley Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Fernando José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2841
Resumo: O artigo traz à discussão a democratização do acesso às tecnologias e a sua apropriação como um Direito Humano. Além da discussão acerca da questão da apropriação da tecnologia, traz-se um recorte educacional escolar ao analisarmos a inserção e a aplicação destas tecnologias nas dinâmicas escolares, procurando explicitar algumas das discussões políticas, econômicas e sociais implicadas neste tipo de análise. A situação real da educação pública no país é a referência para se trazer o tema das ecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para outra esfera que não a da simples, genérica e falsa afirmação de que é democratizante por essência e que estamos numa sociedade do conhecimento para todos. O olhar sobre as TDIC - como espaço de emancipação - é filosófico e econômico, advindo dos teóricos Álvaro Vieira Pinto, que nos dá a perspectiva filosófica do Direito Humano, e Amatya Sen, que defende que o exercício das liberdades e dos direitos antecede o do desenvolvimento econômico e social.
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