Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sahb, Warlley Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Fernando José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11032
Resumo: This paper analyzes the current educational policy of integration of South America from the Brazilian perspective, through the verification of the increase of opportunities for the higher education in Brazil, and the analysis of the actions of the Mercosur Educational Sector (SEM). This work also highlights the important role that the technologies resources play when applied to education and distance education. For this purpose, was performed a comparison with the process of expansion of higher education in Europe, by using the Bologna Process and the most recent actions regarding this movement, such as the presentation of the Virtual Mobility (MV) concept as a strategy to accomplish the goal of conducting a cross-border education with the support of distance education. As a conclusion, this work defends the creation of transnational curriculum bases experiences would function as an articulator of knowledge and produced in Latin America, and as promoters of regional integration and development policies.
id UFLA_1bd9f7cc3e1a4b6579c14d9a9c636967
oai_identifier_str oai:localhost:1/11032
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionaisHigher Education expansion in MERCOSUR: analysis of the brazilian scenario, the possibilities brought by distance education and the relevance of the transnationals curriculum basesPolíticas educacionaisEducação SuperiorInternacionalização da educação superiorMERCOSULCurrículoThis paper analyzes the current educational policy of integration of South America from the Brazilian perspective, through the verification of the increase of opportunities for the higher education in Brazil, and the analysis of the actions of the Mercosur Educational Sector (SEM). This work also highlights the important role that the technologies resources play when applied to education and distance education. For this purpose, was performed a comparison with the process of expansion of higher education in Europe, by using the Bologna Process and the most recent actions regarding this movement, such as the presentation of the Virtual Mobility (MV) concept as a strategy to accomplish the goal of conducting a cross-border education with the support of distance education. As a conclusion, this work defends the creation of transnational curriculum bases experiences would function as an articulator of knowledge and produced in Latin America, and as promoters of regional integration and development policies.Este trabalho realiza uma análise da atual política de integração educacional da América do Sul a partir da conjuntura brasileira, por intermédio da verificação do alargamento da oferta de vagas no ensino superior no Brasil e da análise das ações do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM). Aponta, ainda, a potencialidade que os recursos das tecnologias aplicadas à educação e da educação a distância podem ter nesse processo. Para isso, realizou se o cotejamento com o processo de expansão da educação superior na Europa, a partir do Processo de Bolonha e com ações mais recentes neste movimento, como a apresentação do conceito de Mobilidade Virtual (MV) como estratégia para o alcance do objetivo de realizar uma educação transfronteiriça com o apoio da educação a distância. Defende-se também, à guisa de conclusão, que a construção de experiências de bases curriculares transnacionais funcionaria como articuladora dos conhecimentos e das culturas produzidas na América Latina e promotoras de políticas de integração e desenvolvimento regionais.2016-04-14T17:58:46Z2016-04-14T17:58:46Z2016-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAHB, W. F.; ALMEIDA, F. J. de. Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 627 – 648, set./dez. 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11032Revista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLASahb, Warlley FerreiraAlmeida, Fernando José deinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-04-14T18:12:40Zoai:localhost:1/11032Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2016-04-14T18:12:40Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais
Higher Education expansion in MERCOSUR: analysis of the brazilian scenario, the possibilities brought by distance education and the relevance of the transnationals curriculum bases
title Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais
spellingShingle Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais
Sahb, Warlley Ferreira
Políticas educacionais
Educação Superior
Internacionalização da educação superior
MERCOSUL
Currículo
title_short Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais
title_full Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais
title_fullStr Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais
title_full_unstemmed Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais
title_sort Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais
author Sahb, Warlley Ferreira
author_facet Sahb, Warlley Ferreira
Almeida, Fernando José de
author_role author
author2 Almeida, Fernando José de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sahb, Warlley Ferreira
Almeida, Fernando José de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educacionais
Educação Superior
Internacionalização da educação superior
MERCOSUL
Currículo
topic Políticas educacionais
Educação Superior
Internacionalização da educação superior
MERCOSUL
Currículo
description This paper analyzes the current educational policy of integration of South America from the Brazilian perspective, through the verification of the increase of opportunities for the higher education in Brazil, and the analysis of the actions of the Mercosur Educational Sector (SEM). This work also highlights the important role that the technologies resources play when applied to education and distance education. For this purpose, was performed a comparison with the process of expansion of higher education in Europe, by using the Bologna Process and the most recent actions regarding this movement, such as the presentation of the Virtual Mobility (MV) concept as a strategy to accomplish the goal of conducting a cross-border education with the support of distance education. As a conclusion, this work defends the creation of transnational curriculum bases experiences would function as an articulator of knowledge and produced in Latin America, and as promoters of regional integration and development policies.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-14T17:58:46Z
2016-04-14T17:58:46Z
2016-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAHB, W. F.; ALMEIDA, F. J. de. Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 627 – 648, set./dez. 2015.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11032
identifier_str_mv SAHB, W. F.; ALMEIDA, F. J. de. Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 627 – 648, set./dez. 2015.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835070880284672