A formação continuada de professores: possibilidade real de mudança ou sintoma de intensificação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréa Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tortella, Jussara Cristina Barboza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2604
Resumo: O presente artigo discute a formação continuada de professores procurando analisar de que forma ela tem se configurado e como tem contribuído (ou como poderia efetivamente contribuir) para o trabalho desenvolvido na escola. Como pano de fundo para esta análise utilizaremos, principalmente, as ideias de Hargreaves no sentido de buscar explicar a formação continuada a partir do conceito de intensificação e da ideia de mudança, ambas discutidas por ele na obra Os professores em tempos de mudança. A pergunta que norteia o texto pode ser formulada nesses termos: a formação continuada se constitui, atualmente, como mais um elemento do processo de intensificação do trabalho docente ou como possibilidade real de desenvolvimento profissional, pessoal e, em última análise, como uma possibilidade de mudança? Como resultado, acreditamos que a formação continuada pode contribuir para a mudança, desde que esta represente a vontade de mudança dos professores, que emerge das necessidades reais de seu trabalho e não como imposição externa.  
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