Inovação e formação contínua de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/80
Resumo: Anualmente chegam muitas inovações às escolas, algumas delas interessantes, outras descontextualizadas e outras com o objetivo de formar professores. É comum, no Brasil, a utilização da inovação para solucionar problemas relativos à educação e, muitas vezes, utiliza-se o termo para legitimar projetos ultrapassados e padronizar práticas, desconsiderando a diversidade do contexto sociocultural. Pesquisas sugerem a superação desse modelo instrumental e sinalizam a necessidade de focar novas estratégias de desenvolvimento institucional. Este estudo analisou os efeitos de um projeto de inovação sobre a formação de professores de ciências. Foram entrevistados 11 docentes do ensino fundamental de três escolas públicas da cidade de São Caetano do Sul que participaram de um projeto de inovação no ensino de ciências. Os dados mostraram que a utilização da inovação como estratégia de formação de professores reduz a formação a poucos aprendizados. Alguns fatores redutores identificados relacionam-se à falta de apoio aos professores, de tempo para esses desenvolverem as mudanças, de recursos materiais e, sobretudo, de continuidade desses projetos.
id UEMG-2_1fbc7a2d041fc4290e132350dca074fe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/80
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Inovação e formação contínua de professores de ciênciasInovaçãomudançaformação contínua de professores.Anualmente chegam muitas inovações às escolas, algumas delas interessantes, outras descontextualizadas e outras com o objetivo de formar professores. É comum, no Brasil, a utilização da inovação para solucionar problemas relativos à educação e, muitas vezes, utiliza-se o termo para legitimar projetos ultrapassados e padronizar práticas, desconsiderando a diversidade do contexto sociocultural. Pesquisas sugerem a superação desse modelo instrumental e sinalizam a necessidade de focar novas estratégias de desenvolvimento institucional. Este estudo analisou os efeitos de um projeto de inovação sobre a formação de professores de ciências. Foram entrevistados 11 docentes do ensino fundamental de três escolas públicas da cidade de São Caetano do Sul que participaram de um projeto de inovação no ensino de ciências. Os dados mostraram que a utilização da inovação como estratégia de formação de professores reduz a formação a poucos aprendizados. Alguns fatores redutores identificados relacionam-se à falta de apoio aos professores, de tempo para esses desenvolverem as mudanças, de recursos materiais e, sobretudo, de continuidade desses projetos.EDUEMG2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8010.24934/eef.v12i13.80Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 161-189Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 161-189Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 161-1892317-00931519-332210.24934/eef.v12i13reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/80/114Garcia, Paulo Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/80Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e formação contínua de professores de ciências
title Inovação e formação contínua de professores de ciências
spellingShingle Inovação e formação contínua de professores de ciências
Garcia, Paulo Sérgio
Inovação
mudança
formação contínua de professores.
title_short Inovação e formação contínua de professores de ciências
title_full Inovação e formação contínua de professores de ciências
title_fullStr Inovação e formação contínua de professores de ciências
title_full_unstemmed Inovação e formação contínua de professores de ciências
title_sort Inovação e formação contínua de professores de ciências
author Garcia, Paulo Sérgio
author_facet Garcia, Paulo Sérgio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paulo Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
mudança
formação contínua de professores.
topic Inovação
mudança
formação contínua de professores.
description Anualmente chegam muitas inovações às escolas, algumas delas interessantes, outras descontextualizadas e outras com o objetivo de formar professores. É comum, no Brasil, a utilização da inovação para solucionar problemas relativos à educação e, muitas vezes, utiliza-se o termo para legitimar projetos ultrapassados e padronizar práticas, desconsiderando a diversidade do contexto sociocultural. Pesquisas sugerem a superação desse modelo instrumental e sinalizam a necessidade de focar novas estratégias de desenvolvimento institucional. Este estudo analisou os efeitos de um projeto de inovação sobre a formação de professores de ciências. Foram entrevistados 11 docentes do ensino fundamental de três escolas públicas da cidade de São Caetano do Sul que participaram de um projeto de inovação no ensino de ciências. Os dados mostraram que a utilização da inovação como estratégia de formação de professores reduz a formação a poucos aprendizados. Alguns fatores redutores identificados relacionam-se à falta de apoio aos professores, de tempo para esses desenvolverem as mudanças, de recursos materiais e, sobretudo, de continuidade desses projetos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/80
10.24934/eef.v12i13.80
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/80
identifier_str_mv 10.24934/eef.v12i13.80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/80/114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 12 No. 13 (2009): Educação em Foco; 161-189
Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 13 (2009): Educação em Foco; 161-189
Educação em Foco; v. 12 n. 13 (2009): Educação em Foco; 161-189
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v12i13
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468443082752