Representações sociais e mapas afetivos: vivências juvenis na escola pública
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946759 |
Resumo: | Este estudo objetivou discutir as Representações Sociais produzidas pelos estudantes a partir do seu ambiente escolar. Para isso, utilizamos o Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos com 73 estudantes de uma escola pública de ensino médio da cidade de xxxx. Para a análise dos dados utilizamos como ferramenta o software IRAMUTEQ e a Análise de Conteúdo de Bardin, tendo como base a Teoria das Representações Sociais. Os resultados indicam que as representações construídas pelos estudantes trazem a escola como espaço de sentimentos conflitantes, ora traduzindo um lugar de acolhimento e sociabilidade, e ora revelando um local gerador de sofrimento psíquico através das cobranças reservadas a esses alunos, permeadas ainda pela possibilidade de construção de futuros. Concluímos observando que, embora seja geradora de sentimentos paradoxais, a escola se apresenta como um importante espaço de produção de subjetividades e representações, fruto de criações coletivas e perspectivas individuais que atravessam a juventude nela inserida. |
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Representações sociais e mapas afetivos: vivências juvenis na escola públicaEducação; Psicologia.Representações Sociais; Escola Pública; Classes Populares; Juventude.Este estudo objetivou discutir as Representações Sociais produzidas pelos estudantes a partir do seu ambiente escolar. Para isso, utilizamos o Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos com 73 estudantes de uma escola pública de ensino médio da cidade de xxxx. Para a análise dos dados utilizamos como ferramenta o software IRAMUTEQ e a Análise de Conteúdo de Bardin, tendo como base a Teoria das Representações Sociais. Os resultados indicam que as representações construídas pelos estudantes trazem a escola como espaço de sentimentos conflitantes, ora traduzindo um lugar de acolhimento e sociabilidade, e ora revelando um local gerador de sofrimento psíquico através das cobranças reservadas a esses alunos, permeadas ainda pela possibilidade de construção de futuros. Concluímos observando que, embora seja geradora de sentimentos paradoxais, a escola se apresenta como um importante espaço de produção de subjetividades e representações, fruto de criações coletivas e perspectivas individuais que atravessam a juventude nela inserida.Universidade Metodista de PiracicabaVasconcelos, Francisca Denise Silvada Silva, Luana Paivade Sousa Teixeira, Jorge SamuelViana Sales, Bárbara EllenSeveriano, Gracymara Mesquitado Nascimento Mota, Juliana Maria2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campo; Pesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/994675910.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p153-170Comunicações; v. 28, n. 1 (2021); 153-1702238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/9946759/2535BrasilSéculo XXI; ContemporaneidadeEstudantes do ensino público médioDireitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-29T16:45:39Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/9946759Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-06-29T16:45:39Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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