Sofrimento e heteronomia: reflexões críticas sobre as políticas de (pseudo)valorização do trabalho do diretor de escola
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1931 |
Resumo: | Objetiva-se neste artigo refletir sobre o trabalho do diretor de escola e políticas educacionais que supostamente propiciariam a valorização destes profissionais. São apresentados e analisados discursos, visões e posicionamentos de uma amostra diretores do sistema público estadual, pesquisados por meio de entrevistas semi-estruturadas. Discute-se o trabalho, identidade e subjetividade diante do modelo gerencialista e de seus projetos e programas que, centrados em indicadores, metas quantitativas e ganhos de produtividade, são relacionados a um ideal de qualidade. As medidas de caráter meritocrático são questionadas pelos entrevistados e análises que aqui se apresentam. Aponta-se para sofrimento, não-reconhecimento do/no trabalho e situações de estresse e/ou adoecimento. Conclui-se que são restritas as possibilidades de transformação do modelo heterônomo de gestão e organização do trabalho que, em nome da valorização e da qualidade, pouco dialoga com o coletivo, de forma a forjar identidades deterioradas, desgaste e sentimentos contraditórios de ser controlado e desamparado. |
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Sofrimento e heteronomia: reflexões críticas sobre as políticas de (pseudo)valorização do trabalho do diretor de escolaPolítica Educacional; Diretor de Escola; Trabalho; SofrimentoObjetiva-se neste artigo refletir sobre o trabalho do diretor de escola e políticas educacionais que supostamente propiciariam a valorização destes profissionais. São apresentados e analisados discursos, visões e posicionamentos de uma amostra diretores do sistema público estadual, pesquisados por meio de entrevistas semi-estruturadas. Discute-se o trabalho, identidade e subjetividade diante do modelo gerencialista e de seus projetos e programas que, centrados em indicadores, metas quantitativas e ganhos de produtividade, são relacionados a um ideal de qualidade. As medidas de caráter meritocrático são questionadas pelos entrevistados e análises que aqui se apresentam. Aponta-se para sofrimento, não-reconhecimento do/no trabalho e situações de estresse e/ou adoecimento. Conclui-se que são restritas as possibilidades de transformação do modelo heterônomo de gestão e organização do trabalho que, em nome da valorização e da qualidade, pouco dialoga com o coletivo, de forma a forjar identidades deterioradas, desgaste e sentimentos contraditórios de ser controlado e desamparado. Universidade Metodista de PiracicabaFundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão - FAEPEX UNICAMPPiolli, EvaldoSilva, Eduardo PintoHeloani, José Roberto Montes2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/193110.15600/2238-121X/comunicacoes.v20n2p117-132Comunicações; v. 20, n. 2 (2013); 117-1322238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1931/1251https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/1931/307Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:58:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1931Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:58:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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