Sofrimento e heteronomia: reflexões críticas sobre as políticas de (pseudo)valorização do trabalho do diretor de escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piolli, Evaldo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Eduardo Pinto, Heloani, José Roberto Montes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1931
Resumo: Objetiva-se neste artigo refletir sobre o trabalho do diretor de escola e políticas educacionais que supostamente propiciariam a valorização destes profissionais. São apresentados e analisados discursos, visões e posicionamentos de uma amostra diretores do sistema público estadual, pesquisados por meio de entrevistas semi-estruturadas. Discute-se o trabalho, identidade e subjetividade diante do modelo gerencialista e de seus projetos e programas que, centrados em indicadores, metas quantitativas e ganhos de produtividade, são relacionados a um ideal de qualidade. As medidas de caráter meritocrático são questionadas pelos entrevistados e análises que aqui se apresentam. Aponta-se para sofrimento, não-reconhecimento do/no trabalho e situações de estresse e/ou adoecimento. Conclui-se que são restritas as possibilidades de transformação do modelo heterônomo de gestão e organização do trabalho que, em nome da valorização e da qualidade, pouco dialoga com o coletivo, de forma a forjar identidades deterioradas, desgaste e sentimentos contraditórios de ser controlado e desamparado.  
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