Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marangoni, Ricardo Alexandre
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Villas Bôas, Lúcia Pintor Santiso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/888
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar as representações sociais dos diretores de escola sobre o seu trabalho, a partir de duas perspectivas: dos autores considerados clássicos da área e dos profissionais atuantes. De acordo com a literatura que investiga o diretor escolar no contexto de trabalho, ele tem sido apontado como o responsável pela coordenação da gestão da instituição educacional. O corpus teórico apresentou o que eles deveriam fazer, ou seja, os estudos que tratam do seu trabalho e, os dados coletados por meio de questionário, expressaram o que eles dizem fazer e o que gostariam de fazer. Os resultados, após a análise de conteúdo, permitiram reconhecer que trabalho é possível desenvolver na escola indicando que as contradições estão na base dessa profissão e orientam sua atuação.
id UNICID_ee98b64d893ddfe1e5af4cf55a539512
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/888
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Diretor de escola: representações sobre o seu trabalhoDiretor de EscolaTrabalhoRepresentações SociaisO objetivo deste estudo foi investigar as representações sociais dos diretores de escola sobre o seu trabalho, a partir de duas perspectivas: dos autores considerados clássicos da área e dos profissionais atuantes. De acordo com a literatura que investiga o diretor escolar no contexto de trabalho, ele tem sido apontado como o responsável pela coordenação da gestão da instituição educacional. O corpus teórico apresentou o que eles deveriam fazer, ou seja, os estudos que tratam do seu trabalho e, os dados coletados por meio de questionário, expressaram o que eles dizem fazer e o que gostariam de fazer. Os resultados, após a análise de conteúdo, permitiram reconhecer que trabalho é possível desenvolver na escola indicando que as contradições estão na base dessa profissão e orientam sua atuação.Universidade Cidade de São Paulo2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/88810.26843/v13.n3.2020.888.p106-119Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-119Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-119Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-1191982-863210.26843/ae.v13.n3.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/888/777Copyright (c) 2020 Ricardo Alexandre Marangoni, Lúcia Pintor Santiso Villas Bôasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarangoni, Ricardo AlexandreVillas Bôas, Lúcia Pintor Santiso2023-07-22T22:22:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/888Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:22:50Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho
title Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho
spellingShingle Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho
Marangoni, Ricardo Alexandre
Diretor de Escola
Trabalho
Representações Sociais
title_short Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho
title_full Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho
title_fullStr Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho
title_full_unstemmed Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho
title_sort Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho
author Marangoni, Ricardo Alexandre
author_facet Marangoni, Ricardo Alexandre
Villas Bôas, Lúcia Pintor Santiso
author_role author
author2 Villas Bôas, Lúcia Pintor Santiso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marangoni, Ricardo Alexandre
Villas Bôas, Lúcia Pintor Santiso
dc.subject.por.fl_str_mv Diretor de Escola
Trabalho
Representações Sociais
topic Diretor de Escola
Trabalho
Representações Sociais
description O objetivo deste estudo foi investigar as representações sociais dos diretores de escola sobre o seu trabalho, a partir de duas perspectivas: dos autores considerados clássicos da área e dos profissionais atuantes. De acordo com a literatura que investiga o diretor escolar no contexto de trabalho, ele tem sido apontado como o responsável pela coordenação da gestão da instituição educacional. O corpus teórico apresentou o que eles deveriam fazer, ou seja, os estudos que tratam do seu trabalho e, os dados coletados por meio de questionário, expressaram o que eles dizem fazer e o que gostariam de fazer. Os resultados, após a análise de conteúdo, permitiram reconhecer que trabalho é possível desenvolver na escola indicando que as contradições estão na base dessa profissão e orientam sua atuação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/888
10.26843/v13.n3.2020.888.p106-119
url https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/888
identifier_str_mv 10.26843/v13.n3.2020.888.p106-119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/888/777
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ricardo Alexandre Marangoni, Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ricardo Alexandre Marangoni, Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-119
Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-119
Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-119
1982-8632
10.26843/ae.v13.n3.2020
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315140474470400