Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/888 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar as representações sociais dos diretores de escola sobre o seu trabalho, a partir de duas perspectivas: dos autores considerados clássicos da área e dos profissionais atuantes. De acordo com a literatura que investiga o diretor escolar no contexto de trabalho, ele tem sido apontado como o responsável pela coordenação da gestão da instituição educacional. O corpus teórico apresentou o que eles deveriam fazer, ou seja, os estudos que tratam do seu trabalho e, os dados coletados por meio de questionário, expressaram o que eles dizem fazer e o que gostariam de fazer. Os resultados, após a análise de conteúdo, permitiram reconhecer que trabalho é possível desenvolver na escola indicando que as contradições estão na base dessa profissão e orientam sua atuação. |
id |
UNICID_ee98b64d893ddfe1e5af4cf55a539512 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/888 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Diretor de escola: representações sobre o seu trabalhoDiretor de EscolaTrabalhoRepresentações SociaisO objetivo deste estudo foi investigar as representações sociais dos diretores de escola sobre o seu trabalho, a partir de duas perspectivas: dos autores considerados clássicos da área e dos profissionais atuantes. De acordo com a literatura que investiga o diretor escolar no contexto de trabalho, ele tem sido apontado como o responsável pela coordenação da gestão da instituição educacional. O corpus teórico apresentou o que eles deveriam fazer, ou seja, os estudos que tratam do seu trabalho e, os dados coletados por meio de questionário, expressaram o que eles dizem fazer e o que gostariam de fazer. Os resultados, após a análise de conteúdo, permitiram reconhecer que trabalho é possível desenvolver na escola indicando que as contradições estão na base dessa profissão e orientam sua atuação.Universidade Cidade de São Paulo2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/88810.26843/v13.n3.2020.888.p106-119Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-119Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-119Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-1191982-863210.26843/ae.v13.n3.2020reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/888/777Copyright (c) 2020 Ricardo Alexandre Marangoni, Lúcia Pintor Santiso Villas Bôasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarangoni, Ricardo AlexandreVillas Bôas, Lúcia Pintor Santiso2023-07-22T22:22:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/888Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:22:50Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho |
title |
Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho |
spellingShingle |
Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho Marangoni, Ricardo Alexandre Diretor de Escola Trabalho Representações Sociais |
title_short |
Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho |
title_full |
Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho |
title_fullStr |
Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho |
title_full_unstemmed |
Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho |
title_sort |
Diretor de escola: representações sobre o seu trabalho |
author |
Marangoni, Ricardo Alexandre |
author_facet |
Marangoni, Ricardo Alexandre Villas Bôas, Lúcia Pintor Santiso |
author_role |
author |
author2 |
Villas Bôas, Lúcia Pintor Santiso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marangoni, Ricardo Alexandre Villas Bôas, Lúcia Pintor Santiso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretor de Escola Trabalho Representações Sociais |
topic |
Diretor de Escola Trabalho Representações Sociais |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar as representações sociais dos diretores de escola sobre o seu trabalho, a partir de duas perspectivas: dos autores considerados clássicos da área e dos profissionais atuantes. De acordo com a literatura que investiga o diretor escolar no contexto de trabalho, ele tem sido apontado como o responsável pela coordenação da gestão da instituição educacional. O corpus teórico apresentou o que eles deveriam fazer, ou seja, os estudos que tratam do seu trabalho e, os dados coletados por meio de questionário, expressaram o que eles dizem fazer e o que gostariam de fazer. Os resultados, após a análise de conteúdo, permitiram reconhecer que trabalho é possível desenvolver na escola indicando que as contradições estão na base dessa profissão e orientam sua atuação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/888 10.26843/v13.n3.2020.888.p106-119 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/888 |
identifier_str_mv |
10.26843/v13.n3.2020.888.p106-119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/888/777 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ricardo Alexandre Marangoni, Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ricardo Alexandre Marangoni, Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 13 No. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-119 Revista @mbienteeducação; Vol. 13 Núm. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-119 Revista @mbienteeducação; v. 13 n. 3 (2020): Set. / Dez. 2020: Gestão escolar e formação docente: diferentes perspectivas; 106-119 1982-8632 10.26843/ae.v13.n3.2020 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140474470400 |