O conceito de justiça ambiental nas dissertações e teses brasileiras em educação ambiental: um estudo panorâmico e de contextos de produção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4128 |
Resumo: | Neste artigo, procuramos sistematizar alguns dados relativos ao contexto de produção de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental que problematizam questões relativas à justiça ambiental, bem como analisar os contextos educacionais e temas de estudo privilegiados nesses trabalhos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, documental e do tipo “estado da arte”, que está inserida no âmbito do Projeto Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica - teses e dissertações (Projeto EArte). Nessa direção, foi possível observar que o primeiro trabalho de EA que problematiza o conceito de justiça ambiental foi publicado no ano de 2004 e que, nessa produção acadêmica que estabelece relações entre educação ambiental e justiça ambiental, ganham destaque as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e os programas de pós-graduação da área de Educação da UFMT, UFRJ e Furg. Também se observou que as pesquisas analisadas se voltam para o contexto escolar e não escolar, tendo como objetivo central a busca por uma formação voltada à transformação social e justiça ambiental. |
id |
METO-3_49d9626eb282ef4a971faa073be648bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4128 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de justiça ambiental nas dissertações e teses brasileiras em educação ambiental: um estudo panorâmico e de contextos de produçãoEducação; Educação ambientalEducação ambiental; Justiça ambiental; PesquisaNeste artigo, procuramos sistematizar alguns dados relativos ao contexto de produção de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental que problematizam questões relativas à justiça ambiental, bem como analisar os contextos educacionais e temas de estudo privilegiados nesses trabalhos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, documental e do tipo “estado da arte”, que está inserida no âmbito do Projeto Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica - teses e dissertações (Projeto EArte). Nessa direção, foi possível observar que o primeiro trabalho de EA que problematiza o conceito de justiça ambiental foi publicado no ano de 2004 e que, nessa produção acadêmica que estabelece relações entre educação ambiental e justiça ambiental, ganham destaque as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e os programas de pós-graduação da área de Educação da UFMT, UFRJ e Furg. Também se observou que as pesquisas analisadas se voltam para o contexto escolar e não escolar, tendo como objetivo central a busca por uma formação voltada à transformação social e justiça ambiental.Universidade Metodista de PiracicabaFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESPAngeli, Thaísde Carvalho, Luiz Marcelo2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa do tipo Estado da Arteapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/412810.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p75-97Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 75-972238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4128/2350BrasilPeríodo de 1981 a 2014EducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4128Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de justiça ambiental nas dissertações e teses brasileiras em educação ambiental: um estudo panorâmico e de contextos de produção |
title |
O conceito de justiça ambiental nas dissertações e teses brasileiras em educação ambiental: um estudo panorâmico e de contextos de produção |
spellingShingle |
O conceito de justiça ambiental nas dissertações e teses brasileiras em educação ambiental: um estudo panorâmico e de contextos de produção Angeli, Thaís Educação; Educação ambiental Educação ambiental; Justiça ambiental; Pesquisa |
title_short |
O conceito de justiça ambiental nas dissertações e teses brasileiras em educação ambiental: um estudo panorâmico e de contextos de produção |
title_full |
O conceito de justiça ambiental nas dissertações e teses brasileiras em educação ambiental: um estudo panorâmico e de contextos de produção |
title_fullStr |
O conceito de justiça ambiental nas dissertações e teses brasileiras em educação ambiental: um estudo panorâmico e de contextos de produção |
title_full_unstemmed |
O conceito de justiça ambiental nas dissertações e teses brasileiras em educação ambiental: um estudo panorâmico e de contextos de produção |
title_sort |
O conceito de justiça ambiental nas dissertações e teses brasileiras em educação ambiental: um estudo panorâmico e de contextos de produção |
author |
Angeli, Thaís |
author_facet |
Angeli, Thaís de Carvalho, Luiz Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho, Luiz Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angeli, Thaís de Carvalho, Luiz Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação ambiental Educação ambiental; Justiça ambiental; Pesquisa |
topic |
Educação; Educação ambiental Educação ambiental; Justiça ambiental; Pesquisa |
description |
Neste artigo, procuramos sistematizar alguns dados relativos ao contexto de produção de dissertações e teses brasileiras de educação ambiental que problematizam questões relativas à justiça ambiental, bem como analisar os contextos educacionais e temas de estudo privilegiados nesses trabalhos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, documental e do tipo “estado da arte”, que está inserida no âmbito do Projeto Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica - teses e dissertações (Projeto EArte). Nessa direção, foi possível observar que o primeiro trabalho de EA que problematiza o conceito de justiça ambiental foi publicado no ano de 2004 e que, nessa produção acadêmica que estabelece relações entre educação ambiental e justiça ambiental, ganham destaque as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e os programas de pós-graduação da área de Educação da UFMT, UFRJ e Furg. Também se observou que as pesquisas analisadas se voltam para o contexto escolar e não escolar, tendo como objetivo central a busca por uma formação voltada à transformação social e justiça ambiental. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa do tipo Estado da Arte |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4128 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p75-97 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4128 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p75-97 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4128/2350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Período de 1981 a 2014 Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 75-97 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021476081664 |