Implicações sociais do subjetivismo na educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Lucienne
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1892
Resumo: As pedagogias ativistas têm sido duramente criticadas em muitos meios acadêmicos. O objetivo deste artigo é analisar as razões desta crítica. Elas têm se concentrado em torno do fato de que a base epistemológica das pedagogias construtivistas, incluindo a atual Pedagogia das Competências e Habilidades, têm servido para adequar psicologicamente os futuros trabalhadores aos padrões de produção pautados pela competência individual; que a educação tem estado mais para a promoção da adaptação do sujeito às instabilidades do sistema capitalista, do que para uma formação crítica; e que o enfoque subjetivista na educação pode se tornar uma armadilha, pois a ênfase no individualismo subjetivista pode não só ampliar a crise na formação do indivíduo, como acentuar o conformismo unificado, além de enfraquecer mais ainda a força da coletividade. O artigo está fundamentado na Teoria Crítica, sobretudo nas leituras de Adorno: Educação e Emancipação (1995) e Dialética do Esclarecimento (1985) de Adorno e Horkheimer.'Education and Emancipation (1995) and Dialectic of Enlightenment (1985) Adorno and Horkheimer.
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