Deficiência intelectual e escolarização: uma análise das produções científicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marily Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Duarte, Lourdes Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2925
Resumo: O presente estudo tem por objetivo desvelar os conhecimentos sobre deficiência intelectual e escolarização produzidos em dissertações e teses, focando o processo de construção do conhecimento constituintes da história. A metodologia utilizada foi revisão sistemática e a coleta de dados ocorreu na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio dos descritores: “deficiência intelectual”, “deficiência mental”, “Psicologia Histórico Cultural”; “Psicologia Sócio histórica”, “educação”, “educação especial”, “escola”, “escolarização” e “inclusão”, sendo estes, permutados em expressões de dois a três termos. Os resultados apontaram para 103 produções acadêmicas, cujos principais achados foram: (a) elevado número de pesquisas qualitativas e (b) envolvendo professores que atuam nas salas de aula comuns de escolas públicas regulares. Os pesquisadores, nessas produções, focaram no processo de escolarização e apontaram a possibilidade de inclusão escolar e de aprendizagem por estudantes com DI. Nesse sentido, o levantamento das produções acerca da escolarização de estudantes com DI oportunizou a obtenção das principais contribuições, bem como, os desafios ainda existentes na esfera educacional dentro da temática do estudo em questão.
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