Deficiência intelectual e escolarização: uma análise das produções científicas
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2925 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo desvelar os conhecimentos sobre deficiência intelectual e escolarização produzidos em dissertações e teses, focando o processo de construção do conhecimento constituintes da história. A metodologia utilizada foi revisão sistemática e a coleta de dados ocorreu na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio dos descritores: “deficiência intelectual”, “deficiência mental”, “Psicologia Histórico Cultural”; “Psicologia Sócio histórica”, “educação”, “educação especial”, “escola”, “escolarização” e “inclusão”, sendo estes, permutados em expressões de dois a três termos. Os resultados apontaram para 103 produções acadêmicas, cujos principais achados foram: (a) elevado número de pesquisas qualitativas e (b) envolvendo professores que atuam nas salas de aula comuns de escolas públicas regulares. Os pesquisadores, nessas produções, focaram no processo de escolarização e apontaram a possibilidade de inclusão escolar e de aprendizagem por estudantes com DI. Nesse sentido, o levantamento das produções acerca da escolarização de estudantes com DI oportunizou a obtenção das principais contribuições, bem como, os desafios ainda existentes na esfera educacional dentro da temática do estudo em questão. |
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Deficiência intelectual e escolarização: uma análise das produções científicasEducação EspecialEducação Especial; Deficiência intelectual; Escolarização.O presente estudo tem por objetivo desvelar os conhecimentos sobre deficiência intelectual e escolarização produzidos em dissertações e teses, focando o processo de construção do conhecimento constituintes da história. A metodologia utilizada foi revisão sistemática e a coleta de dados ocorreu na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio dos descritores: “deficiência intelectual”, “deficiência mental”, “Psicologia Histórico Cultural”; “Psicologia Sócio histórica”, “educação”, “educação especial”, “escola”, “escolarização” e “inclusão”, sendo estes, permutados em expressões de dois a três termos. Os resultados apontaram para 103 produções acadêmicas, cujos principais achados foram: (a) elevado número de pesquisas qualitativas e (b) envolvendo professores que atuam nas salas de aula comuns de escolas públicas regulares. Os pesquisadores, nessas produções, focaram no processo de escolarização e apontaram a possibilidade de inclusão escolar e de aprendizagem por estudantes com DI. Nesse sentido, o levantamento das produções acerca da escolarização de estudantes com DI oportunizou a obtenção das principais contribuições, bem como, os desafios ainda existentes na esfera educacional dentro da temática do estudo em questão.Universidade Metodista de PiracicabaBarbosa, Marily OliveiraDuarte, Lourdes Nascimento2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/292510.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp351-368Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 351-3682238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2925/1832AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T18:14:30Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2925Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T18:14:30Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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