CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/858 |
Resumo: | A partir de pesquisa qualitativa realizada em diferentes municípios do Rio de Janeiro o texto analisa as políticas educacionais na área da Educação Especial implementadas no Brasil nos últimos anos, em particular do atendimento educacional especializado (AEE). Igualmente, apresenta reflexões sobre a escolarização de crianças e jovens com deficiência intelectual. A pesquisa evidenciou, entre outras questões, os avanços legais na garantia dos direitos educacionais e sociais do público da Educação Especial. Mostrou, também, os problemas enfrentados pelas redes de ensino para implementar tais políticas e as fragilidades dos processos educativos dirigidos para crianças e jovens com deficiência intelectual. |
id |
UFMS-2_16685ff44eb60c82eaab8eddcc308791 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/858 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALEducação Especialcrianças e jovens com deficiência intelectualpolíticas de inclusão escolarA partir de pesquisa qualitativa realizada em diferentes municípios do Rio de Janeiro o texto analisa as políticas educacionais na área da Educação Especial implementadas no Brasil nos últimos anos, em particular do atendimento educacional especializado (AEE). Igualmente, apresenta reflexões sobre a escolarização de crianças e jovens com deficiência intelectual. A pesquisa evidenciou, entre outras questões, os avanços legais na garantia dos direitos educacionais e sociais do público da Educação Especial. Mostrou, também, os problemas enfrentados pelas redes de ensino para implementar tais políticas e as fragilidades dos processos educativos dirigidos para crianças e jovens com deficiência intelectual. Editora UFMS2015-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/858Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 39-492358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/858/520https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/858/536https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/858/547Pletsch, Márcia DeniseOliveira, Mariana Corrêa Pitanga deAraújo, Daniele Francisco deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-21T05:11:10Zoai:periodicos.ufms.br:article/858Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-12-21T05:11:10Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
spellingShingle |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Pletsch, Márcia Denise Educação Especial crianças e jovens com deficiência intelectual políticas de inclusão escolar |
title_short |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_full |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_fullStr |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_full_unstemmed |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
title_sort |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
author |
Pletsch, Márcia Denise |
author_facet |
Pletsch, Márcia Denise Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de Araújo, Daniele Francisco de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de Araújo, Daniele Francisco de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pletsch, Márcia Denise Oliveira, Mariana Corrêa Pitanga de Araújo, Daniele Francisco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial crianças e jovens com deficiência intelectual políticas de inclusão escolar |
topic |
Educação Especial crianças e jovens com deficiência intelectual políticas de inclusão escolar |
description |
A partir de pesquisa qualitativa realizada em diferentes municípios do Rio de Janeiro o texto analisa as políticas educacionais na área da Educação Especial implementadas no Brasil nos últimos anos, em particular do atendimento educacional especializado (AEE). Igualmente, apresenta reflexões sobre a escolarização de crianças e jovens com deficiência intelectual. A pesquisa evidenciou, entre outras questões, os avanços legais na garantia dos direitos educacionais e sociais do público da Educação Especial. Mostrou, também, os problemas enfrentados pelas redes de ensino para implementar tais políticas e as fragilidades dos processos educativos dirigidos para crianças e jovens com deficiência intelectual. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/858 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/858/520 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/858/536 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/858/547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 2 n. 3 (2015); 39-49 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245951041536 |