Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
DOI: | 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p77-92 |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4621 |
Resumo: | O objetivo do estudo consiste em compreender a percepção do papel de professor para profissionais de Educação Física recém-formados atuantes em academias de ginástica. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada versando sobre o papel do professor e o papel do professor em academias de ginástica, da qual participaram nove voluntários de ambos os sexos. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Como resultado a percepção do papel de professor gravitou em torno de quatro categorias de análise: professor transmissor de conhecimento; professor influenciador; professor mediador do conhecimento, e; professor aprendiz. Quanto ao papel do professor em academias de ginástica tivemos outras quatro categorias de análise: conscientizador; acolhedor; instrutor; e; professor como aprendiz. Conclui-se que a percepção dos profissionais de Educação Física recém-formados em academias de ginástica sobre o seu papel como professor é múltipla, abrangendo desde perspectivas mais tradicionais até perspectivas mais críticas. |
id |
METO-3_4d0c3d8bc2bc5dfab8c59c0eaeec9818 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4621 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
spelling |
Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginásticaEducaçãoPráticas Corporais; Prática Pedagógica; Educação.O objetivo do estudo consiste em compreender a percepção do papel de professor para profissionais de Educação Física recém-formados atuantes em academias de ginástica. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada versando sobre o papel do professor e o papel do professor em academias de ginástica, da qual participaram nove voluntários de ambos os sexos. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Como resultado a percepção do papel de professor gravitou em torno de quatro categorias de análise: professor transmissor de conhecimento; professor influenciador; professor mediador do conhecimento, e; professor aprendiz. Quanto ao papel do professor em academias de ginástica tivemos outras quatro categorias de análise: conscientizador; acolhedor; instrutor; e; professor como aprendiz. Conclui-se que a percepção dos profissionais de Educação Física recém-formados em academias de ginástica sobre o seu papel como professor é múltipla, abrangendo desde perspectivas mais tradicionais até perspectivas mais críticas.Universidade Metodista de PiracicabaCnpq.Cruz, João VitorOliveira, Rogério Cruz de2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/462110.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p77-92Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 77-922238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4621/2584https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4621/1549Direitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4621Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica |
title |
Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica |
spellingShingle |
Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica Cruz, João Vitor Educação Práticas Corporais; Prática Pedagógica; Educação. Cruz, João Vitor Educação Práticas Corporais; Prática Pedagógica; Educação. |
title_short |
Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica |
title_full |
Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica |
title_fullStr |
Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica |
title_full_unstemmed |
Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica |
title_sort |
Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica |
author |
Cruz, João Vitor |
author_facet |
Cruz, João Vitor Cruz, João Vitor Oliveira, Rogério Cruz de Oliveira, Rogério Cruz de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rogério Cruz de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cnpq. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, João Vitor Oliveira, Rogério Cruz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Práticas Corporais; Prática Pedagógica; Educação. |
topic |
Educação Práticas Corporais; Prática Pedagógica; Educação. |
description |
O objetivo do estudo consiste em compreender a percepção do papel de professor para profissionais de Educação Física recém-formados atuantes em academias de ginástica. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada versando sobre o papel do professor e o papel do professor em academias de ginástica, da qual participaram nove voluntários de ambos os sexos. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Como resultado a percepção do papel de professor gravitou em torno de quatro categorias de análise: professor transmissor de conhecimento; professor influenciador; professor mediador do conhecimento, e; professor aprendiz. Quanto ao papel do professor em academias de ginástica tivemos outras quatro categorias de análise: conscientizador; acolhedor; instrutor; e; professor como aprendiz. Conclui-se que a percepção dos profissionais de Educação Física recém-formados em academias de ginástica sobre o seu papel como professor é múltipla, abrangendo desde perspectivas mais tradicionais até perspectivas mais críticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4621 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p77-92 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4621 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p77-92 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4621/2584 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4621/1549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 77-92 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1822176225460748289 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p77-92 |