Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2924 |
Resumo: | O presente texto analisa a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dirigido a crianças em fase inicial de escolarização que frequentam serviços especializados, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, designados como Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial. Tais serviços são oferecidos no espaço físico das escolas especiais municipais, desde 1991. A metodologia deu prioridade à análise documental dirigida a 362 pastas escolares dos alunos que frequentam esses serviços, em três escolas, aos projetos político-pedagógicos e aos pareceres pedagógicos elaborados pelas professoras dessas instituições. No contexto das escolas especiais investigadas, o AEE não tem mostrado sintonia com sua dimensão complementar e há muitos indícios de que esse serviço se constitua como um dos principais canais de acesso à escolarização substitutiva ao ensino comum. A investigação mostrou intensa continuidade entre o serviço de educação precoce e a escola especial, apresentando índices que evidenciam que algumas crianças jamais chegam ao ensino fundamental comum, sendo direcionadas a frequentar a escola especial após os seis anos de idade. Esse fenômeno se constitui como contraditório com relação à concepção contemporânea de apoio pedagógico especializado concebido como transitório, complementar e favorecedor dos processos de inclusão. |
id |
METO-3_4fa4f10cef2fddfad6a20171e9e06cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2924 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiaisEducação EspecialEducação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Escola Especial; Serviço de ApoioO presente texto analisa a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dirigido a crianças em fase inicial de escolarização que frequentam serviços especializados, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, designados como Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial. Tais serviços são oferecidos no espaço físico das escolas especiais municipais, desde 1991. A metodologia deu prioridade à análise documental dirigida a 362 pastas escolares dos alunos que frequentam esses serviços, em três escolas, aos projetos político-pedagógicos e aos pareceres pedagógicos elaborados pelas professoras dessas instituições. No contexto das escolas especiais investigadas, o AEE não tem mostrado sintonia com sua dimensão complementar e há muitos indícios de que esse serviço se constitua como um dos principais canais de acesso à escolarização substitutiva ao ensino comum. A investigação mostrou intensa continuidade entre o serviço de educação precoce e a escola especial, apresentando índices que evidenciam que algumas crianças jamais chegam ao ensino fundamental comum, sendo direcionadas a frequentar a escola especial após os seis anos de idade. Esse fenômeno se constitui como contraditório com relação à concepção contemporânea de apoio pedagógico especializado concebido como transitório, complementar e favorecedor dos processos de inclusão.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESBaptista, Claudio RobertoMendes da Silva Junior, EdsonFreitas, Cláudia Rodrigues de2016-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/292410.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp137-150Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 137-1502238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2924/1871https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2924/722https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2924/723AméricaEducaçãoEducaçãoDireitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-27T17:50:49Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2924Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-07-27T17:50:49Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais |
title |
Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais |
spellingShingle |
Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais Baptista, Claudio Roberto Educação Especial Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Escola Especial; Serviço de Apoio |
title_short |
Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais |
title_full |
Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais |
title_fullStr |
Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais |
title_full_unstemmed |
Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais |
title_sort |
Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais |
author |
Baptista, Claudio Roberto |
author_facet |
Baptista, Claudio Roberto Mendes da Silva Junior, Edson Freitas, Cláudia Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Mendes da Silva Junior, Edson Freitas, Cláudia Rodrigues de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Claudio Roberto Mendes da Silva Junior, Edson Freitas, Cláudia Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Escola Especial; Serviço de Apoio |
topic |
Educação Especial Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Escola Especial; Serviço de Apoio |
description |
O presente texto analisa a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dirigido a crianças em fase inicial de escolarização que frequentam serviços especializados, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, designados como Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial. Tais serviços são oferecidos no espaço físico das escolas especiais municipais, desde 1991. A metodologia deu prioridade à análise documental dirigida a 362 pastas escolares dos alunos que frequentam esses serviços, em três escolas, aos projetos político-pedagógicos e aos pareceres pedagógicos elaborados pelas professoras dessas instituições. No contexto das escolas especiais investigadas, o AEE não tem mostrado sintonia com sua dimensão complementar e há muitos indícios de que esse serviço se constitua como um dos principais canais de acesso à escolarização substitutiva ao ensino comum. A investigação mostrou intensa continuidade entre o serviço de educação precoce e a escola especial, apresentando índices que evidenciam que algumas crianças jamais chegam ao ensino fundamental comum, sendo direcionadas a frequentar a escola especial após os seis anos de idade. Esse fenômeno se constitui como contraditório com relação à concepção contemporânea de apoio pedagógico especializado concebido como transitório, complementar e favorecedor dos processos de inclusão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2924 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp137-150 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2924 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp137-150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2924/1871 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2924/722 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/2924/723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Educação Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 23, n. 3 (2016): Número Especial; 137-150 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020316356608 |