O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Adalberto dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Cinthia Lopes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4611
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar reflexões sobre o cotidiano escolar de professores e alunos nas aulas de Educação Física (EF), considerando a perspectiva do conceito de “cotidiano” de Michel de Certeau. Nas aulas de EF o conhecimento escolarizado é muitas vezes tratado de um modo impositivo, e ao que tudo indica isto ocorre pelo fato da EF ser uma disciplina que lida com questões relacionadas ao corpo e às práticas corporais, de modo que é frequente os professores de EF desconsiderarem os aspectos simbólicos que os alunos atribuem às aulas e aos seus conteúdos vivenciados. Como procedimentos metodológicos foi realizada revisão de literatura, centrada nas aulas de EF escolar e nos estudos do cotidiano na escola, caracterizando esse trabalho como qualitativo. Foi feito um levantamento bibliográfico para a seleção de textos que apresentassem dados de pesquisa de campo sobre os significados das aulas de EF e o trabalho docente. Para a busca utilizou-se o site google acadêmico e os termos chave: “significados das aulas de Educação Física” e “trabalho docente”, sem a combinação entre si. Chegou-se à conclusão que o cotidiano de professores e alunos na escola é construído e reconstruído de forma dialética. É justamente o contínuo processo de ressignificação das aulas de EF que pode gerar a resistência à tradição de tais aulas, assim como minimizar problemas que afastam os alunos das aulas de EF e da escola.
id METO-3_500b7585f88469503385bad392628969
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4611
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teóricaEducaçãoEducação; Educação Física; Cotidiano; CulturaEste trabalho tem como objetivo realizar reflexões sobre o cotidiano escolar de professores e alunos nas aulas de Educação Física (EF), considerando a perspectiva do conceito de “cotidiano” de Michel de Certeau. Nas aulas de EF o conhecimento escolarizado é muitas vezes tratado de um modo impositivo, e ao que tudo indica isto ocorre pelo fato da EF ser uma disciplina que lida com questões relacionadas ao corpo e às práticas corporais, de modo que é frequente os professores de EF desconsiderarem os aspectos simbólicos que os alunos atribuem às aulas e aos seus conteúdos vivenciados. Como procedimentos metodológicos foi realizada revisão de literatura, centrada nas aulas de EF escolar e nos estudos do cotidiano na escola, caracterizando esse trabalho como qualitativo. Foi feito um levantamento bibliográfico para a seleção de textos que apresentassem dados de pesquisa de campo sobre os significados das aulas de EF e o trabalho docente. Para a busca utilizou-se o site google acadêmico e os termos chave: “significados das aulas de Educação Física” e “trabalho docente”, sem a combinação entre si. Chegou-se à conclusão que o cotidiano de professores e alunos na escola é construído e reconstruído de forma dialética. É justamente o contínuo processo de ressignificação das aulas de EF que pode gerar a resistência à tradição de tais aulas, assim como minimizar problemas que afastam os alunos das aulas de EF e da escola.Universidade Metodista de PiracicabaSouza, Adalberto dos SantosSilva, Cinthia Lopes da2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/461110.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p141-159Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 141-1592238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4611/2435BrasilSéculo XXInão se aplicaDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4611Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica
title O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica
spellingShingle O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica
Souza, Adalberto dos Santos
Educação
Educação; Educação Física; Cotidiano; Cultura
title_short O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica
title_full O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica
title_fullStr O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica
title_full_unstemmed O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica
title_sort O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica
author Souza, Adalberto dos Santos
author_facet Souza, Adalberto dos Santos
Silva, Cinthia Lopes da
author_role author
author2 Silva, Cinthia Lopes da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Adalberto dos Santos
Silva, Cinthia Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação; Educação Física; Cotidiano; Cultura
topic Educação
Educação; Educação Física; Cotidiano; Cultura
description Este trabalho tem como objetivo realizar reflexões sobre o cotidiano escolar de professores e alunos nas aulas de Educação Física (EF), considerando a perspectiva do conceito de “cotidiano” de Michel de Certeau. Nas aulas de EF o conhecimento escolarizado é muitas vezes tratado de um modo impositivo, e ao que tudo indica isto ocorre pelo fato da EF ser uma disciplina que lida com questões relacionadas ao corpo e às práticas corporais, de modo que é frequente os professores de EF desconsiderarem os aspectos simbólicos que os alunos atribuem às aulas e aos seus conteúdos vivenciados. Como procedimentos metodológicos foi realizada revisão de literatura, centrada nas aulas de EF escolar e nos estudos do cotidiano na escola, caracterizando esse trabalho como qualitativo. Foi feito um levantamento bibliográfico para a seleção de textos que apresentassem dados de pesquisa de campo sobre os significados das aulas de EF e o trabalho docente. Para a busca utilizou-se o site google acadêmico e os termos chave: “significados das aulas de Educação Física” e “trabalho docente”, sem a combinação entre si. Chegou-se à conclusão que o cotidiano de professores e alunos na escola é construído e reconstruído de forma dialética. É justamente o contínuo processo de ressignificação das aulas de EF que pode gerar a resistência à tradição de tais aulas, assim como minimizar problemas que afastam os alunos das aulas de EF e da escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4611
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p141-159
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4611
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p141-159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4611/2435
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI
não se aplica
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 141-159
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020362493952