O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4611 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo realizar reflexões sobre o cotidiano escolar de professores e alunos nas aulas de Educação Física (EF), considerando a perspectiva do conceito de “cotidiano” de Michel de Certeau. Nas aulas de EF o conhecimento escolarizado é muitas vezes tratado de um modo impositivo, e ao que tudo indica isto ocorre pelo fato da EF ser uma disciplina que lida com questões relacionadas ao corpo e às práticas corporais, de modo que é frequente os professores de EF desconsiderarem os aspectos simbólicos que os alunos atribuem às aulas e aos seus conteúdos vivenciados. Como procedimentos metodológicos foi realizada revisão de literatura, centrada nas aulas de EF escolar e nos estudos do cotidiano na escola, caracterizando esse trabalho como qualitativo. Foi feito um levantamento bibliográfico para a seleção de textos que apresentassem dados de pesquisa de campo sobre os significados das aulas de EF e o trabalho docente. Para a busca utilizou-se o site google acadêmico e os termos chave: “significados das aulas de Educação Física” e “trabalho docente”, sem a combinação entre si. Chegou-se à conclusão que o cotidiano de professores e alunos na escola é construído e reconstruído de forma dialética. É justamente o contínuo processo de ressignificação das aulas de EF que pode gerar a resistência à tradição de tais aulas, assim como minimizar problemas que afastam os alunos das aulas de EF e da escola. |
id |
METO-3_500b7585f88469503385bad392628969 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4611 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teóricaEducaçãoEducação; Educação Física; Cotidiano; CulturaEste trabalho tem como objetivo realizar reflexões sobre o cotidiano escolar de professores e alunos nas aulas de Educação Física (EF), considerando a perspectiva do conceito de “cotidiano” de Michel de Certeau. Nas aulas de EF o conhecimento escolarizado é muitas vezes tratado de um modo impositivo, e ao que tudo indica isto ocorre pelo fato da EF ser uma disciplina que lida com questões relacionadas ao corpo e às práticas corporais, de modo que é frequente os professores de EF desconsiderarem os aspectos simbólicos que os alunos atribuem às aulas e aos seus conteúdos vivenciados. Como procedimentos metodológicos foi realizada revisão de literatura, centrada nas aulas de EF escolar e nos estudos do cotidiano na escola, caracterizando esse trabalho como qualitativo. Foi feito um levantamento bibliográfico para a seleção de textos que apresentassem dados de pesquisa de campo sobre os significados das aulas de EF e o trabalho docente. Para a busca utilizou-se o site google acadêmico e os termos chave: “significados das aulas de Educação Física” e “trabalho docente”, sem a combinação entre si. Chegou-se à conclusão que o cotidiano de professores e alunos na escola é construído e reconstruído de forma dialética. É justamente o contínuo processo de ressignificação das aulas de EF que pode gerar a resistência à tradição de tais aulas, assim como minimizar problemas que afastam os alunos das aulas de EF e da escola.Universidade Metodista de PiracicabaSouza, Adalberto dos SantosSilva, Cinthia Lopes da2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/461110.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p141-159Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 141-1592238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4611/2435BrasilSéculo XXInão se aplicaDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4611Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica |
title |
O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica |
spellingShingle |
O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica Souza, Adalberto dos Santos Educação Educação; Educação Física; Cotidiano; Cultura |
title_short |
O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica |
title_full |
O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica |
title_fullStr |
O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica |
title_full_unstemmed |
O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica |
title_sort |
O cotidiano de professores e alunos nas aulas de Educação Física: revisão teórica |
author |
Souza, Adalberto dos Santos |
author_facet |
Souza, Adalberto dos Santos Silva, Cinthia Lopes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cinthia Lopes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Adalberto dos Santos Silva, Cinthia Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação; Educação Física; Cotidiano; Cultura |
topic |
Educação Educação; Educação Física; Cotidiano; Cultura |
description |
Este trabalho tem como objetivo realizar reflexões sobre o cotidiano escolar de professores e alunos nas aulas de Educação Física (EF), considerando a perspectiva do conceito de “cotidiano” de Michel de Certeau. Nas aulas de EF o conhecimento escolarizado é muitas vezes tratado de um modo impositivo, e ao que tudo indica isto ocorre pelo fato da EF ser uma disciplina que lida com questões relacionadas ao corpo e às práticas corporais, de modo que é frequente os professores de EF desconsiderarem os aspectos simbólicos que os alunos atribuem às aulas e aos seus conteúdos vivenciados. Como procedimentos metodológicos foi realizada revisão de literatura, centrada nas aulas de EF escolar e nos estudos do cotidiano na escola, caracterizando esse trabalho como qualitativo. Foi feito um levantamento bibliográfico para a seleção de textos que apresentassem dados de pesquisa de campo sobre os significados das aulas de EF e o trabalho docente. Para a busca utilizou-se o site google acadêmico e os termos chave: “significados das aulas de Educação Física” e “trabalho docente”, sem a combinação entre si. Chegou-se à conclusão que o cotidiano de professores e alunos na escola é construído e reconstruído de forma dialética. É justamente o contínuo processo de ressignificação das aulas de EF que pode gerar a resistência à tradição de tais aulas, assim como minimizar problemas que afastam os alunos das aulas de EF e da escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4611 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p141-159 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4611 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p141-159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4611/2435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI não se aplica |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 141-159 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020362493952 |