Princesas Disney e cinema: representações do gênero feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Matos Ferreira, Verônica Caroline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves, Josiane Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4120
Resumo: Os filmes dos Estúdios Disney sobre princesas exercem influência no processo de construção e reprodução de estereótipos relacionados aos gêneros, principalmente feminino. Com base nesse pressuposto, a pesquisa busca identificar as representações de gênero retratadas pelas princesas de duas versões dos filmes Cinderela e a Bela e a Fera, destacando a opinião de algumas adolescentes sobre as narrativas e protagonistas femininas. O aporte teórico baseia-se em estudos relacionados ao cinema e sua influência, a construção social do gênero feminino e as analogias das representações predominantes nas versões dos filmes Cinderela de 1950 com a de 2015 e A Bela e a Fera de 1991 com a versão de 2017. A pesquisa de campo foi realizada com cinco adolescentes do gênero feminino, com idades entre 13 e 15 anos de idade, por meio de questionários e roda de conversa, após assistir as duas últimas versões dos filmes mencionados. Os resultados apontam que há um avanço em relação à representação feminina, contudo ainda se reforça os estereótipos relativos à juventude, magreza, beleza, bondade, entre outros, os quais exercem influência na formação das novas gerações, como é o caso das cinco adolescentes que sonham com o príncipe e se identificam com as princesas da Disney.
id METO-3_53334359fcc7ffbb1aa4e626f2b3379d
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4120
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Princesas Disney e cinema: representações do gênero femininoEducaçãoOs filmes dos Estúdios Disney sobre princesas exercem influência no processo de construção e reprodução de estereótipos relacionados aos gêneros, principalmente feminino. Com base nesse pressuposto, a pesquisa busca identificar as representações de gênero retratadas pelas princesas de duas versões dos filmes Cinderela e a Bela e a Fera, destacando a opinião de algumas adolescentes sobre as narrativas e protagonistas femininas. O aporte teórico baseia-se em estudos relacionados ao cinema e sua influência, a construção social do gênero feminino e as analogias das representações predominantes nas versões dos filmes Cinderela de 1950 com a de 2015 e A Bela e a Fera de 1991 com a versão de 2017. A pesquisa de campo foi realizada com cinco adolescentes do gênero feminino, com idades entre 13 e 15 anos de idade, por meio de questionários e roda de conversa, após assistir as duas últimas versões dos filmes mencionados. Os resultados apontam que há um avanço em relação à representação feminina, contudo ainda se reforça os estereótipos relativos à juventude, magreza, beleza, bondade, entre outros, os quais exercem influência na formação das novas gerações, como é o caso das cinco adolescentes que sonham com o príncipe e se identificam com as princesas da Disney.Universidade Metodista de Piracicabade Matos Ferreira, Verônica CarolineGonçalves, Josiane Peres2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/412010.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p99-121Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 99-1212238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4120/2353Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4120Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Princesas Disney e cinema: representações do gênero feminino
title Princesas Disney e cinema: representações do gênero feminino
spellingShingle Princesas Disney e cinema: representações do gênero feminino
de Matos Ferreira, Verônica Caroline
Educação
title_short Princesas Disney e cinema: representações do gênero feminino
title_full Princesas Disney e cinema: representações do gênero feminino
title_fullStr Princesas Disney e cinema: representações do gênero feminino
title_full_unstemmed Princesas Disney e cinema: representações do gênero feminino
title_sort Princesas Disney e cinema: representações do gênero feminino
author de Matos Ferreira, Verônica Caroline
author_facet de Matos Ferreira, Verônica Caroline
Gonçalves, Josiane Peres
author_role author
author2 Gonçalves, Josiane Peres
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Matos Ferreira, Verônica Caroline
Gonçalves, Josiane Peres
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Os filmes dos Estúdios Disney sobre princesas exercem influência no processo de construção e reprodução de estereótipos relacionados aos gêneros, principalmente feminino. Com base nesse pressuposto, a pesquisa busca identificar as representações de gênero retratadas pelas princesas de duas versões dos filmes Cinderela e a Bela e a Fera, destacando a opinião de algumas adolescentes sobre as narrativas e protagonistas femininas. O aporte teórico baseia-se em estudos relacionados ao cinema e sua influência, a construção social do gênero feminino e as analogias das representações predominantes nas versões dos filmes Cinderela de 1950 com a de 2015 e A Bela e a Fera de 1991 com a versão de 2017. A pesquisa de campo foi realizada com cinco adolescentes do gênero feminino, com idades entre 13 e 15 anos de idade, por meio de questionários e roda de conversa, após assistir as duas últimas versões dos filmes mencionados. Os resultados apontam que há um avanço em relação à representação feminina, contudo ainda se reforça os estereótipos relativos à juventude, magreza, beleza, bondade, entre outros, os quais exercem influência na formação das novas gerações, como é o caso das cinco adolescentes que sonham com o príncipe e se identificam com as princesas da Disney.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4120
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p99-121
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4120
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p99-121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4120/2353
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 99-121
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021875589120