Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844 |
Resumo: | Baseando-se em histórias do gênero "conto de fadas", o conglomerado midiático Disney, tem lançado filmes de animação protagonizados por princesas desde 1939 até a contemporaneidade. Isso gerou o que se denomina "tradição fílmica de princesas da Disney". Partindo dessa noção, se pressupõe que existem duas categorias discursivas de princesas: as "princesas em perigo" e as "princesas guerreiras", essa última tendo irrompido durante os anos de 1990. Sobre esta base, a pesquisa investiga e analisa como se estrutura a formação discursiva da categoria “princesas guerreiras”. Buscando identificar que fatores sociológicos estimulou a irrupção dessa discursividade. Para a investigação adota-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa. Em destaque os conceitos que se complementam: formação discursiva, memória discursiva, interdiscursividade, acontecimento discursivo, intericonicidade e audiovisualidades. Com tais conceitos, compreende-se quais discursos e performances de gênero são publicados pelos corpos das protagonistas princesas, e como contribuem com imaginários e discursos sobre gênero e sexualidade. E na busca por fenômenos sociológicos, envoltos da discursividade de princesas “empoderadas”, encontra-se no feminismo neoliberal (um feminismo à serviço do sistema capitalista neoliberal), no feminismo da mercadoria e nos discursos girl power, respostas de como se estrutura a formação discursiva de uma princesa que não precisa de uma figura masculina a protegendo, pois ela é ativa em sua própria narrativa. |
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Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney.Once upon a time there was the “warrior princess”: discourse and gender performances in Disney princess movies.DisneyPrincesasAnálise do discursoGênero e performanceFeminismoLiteratura comparadaPrincessesSpeech analysisGender and performanceFeminismComparative literatureAnálisis del hablaGénero y actuaciónLiteratura comparativaLes princessesAnalyse de la paroleGenre et performancesFéminismeLittérature comparéeCiências SociaisBaseando-se em histórias do gênero "conto de fadas", o conglomerado midiático Disney, tem lançado filmes de animação protagonizados por princesas desde 1939 até a contemporaneidade. Isso gerou o que se denomina "tradição fílmica de princesas da Disney". Partindo dessa noção, se pressupõe que existem duas categorias discursivas de princesas: as "princesas em perigo" e as "princesas guerreiras", essa última tendo irrompido durante os anos de 1990. Sobre esta base, a pesquisa investiga e analisa como se estrutura a formação discursiva da categoria “princesas guerreiras”. Buscando identificar que fatores sociológicos estimulou a irrupção dessa discursividade. Para a investigação adota-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso (AD) de vertente francesa. Em destaque os conceitos que se complementam: formação discursiva, memória discursiva, interdiscursividade, acontecimento discursivo, intericonicidade e audiovisualidades. Com tais conceitos, compreende-se quais discursos e performances de gênero são publicados pelos corpos das protagonistas princesas, e como contribuem com imaginários e discursos sobre gênero e sexualidade. E na busca por fenômenos sociológicos, envoltos da discursividade de princesas “empoderadas”, encontra-se no feminismo neoliberal (um feminismo à serviço do sistema capitalista neoliberal), no feminismo da mercadoria e nos discursos girl power, respostas de como se estrutura a formação discursiva de uma princesa que não precisa de uma figura masculina a protegendo, pois ela é ativa em sua própria narrativa.Based on stories in the "fairy tale" genre, the Disney media conglomerate, released animated films starring princesses from 1939 to the present day. This spawned what is called "Disney princess movie tradition". Based on this notion, the existence of two discursive categories of princesses is presupposes: the "princesses in danger" and the "war princesses", the latter having erupted during the 1990s. On this basis, the present research will investigate how the discursive formation of the “warrior princess” category is structured. Seeking to identify which sociological factors stimulated the irruption of this discursivity. For the investigation, the theoretical-methodological framework of French Discourse Analysis (AD) is adopted. The concepts that complement each other are highlighted: discursive formation, discursive memory, interdiscursiveness, discursive event, intericonicity and audiovisualities. With such concepts, it is understood which gender discourses and performances are published by the bodies of the princess protagonists, and how they contribute with imaginaries and discourses about gender and sexuality. And in the search for sociological phenomena involved in the discursivity of “empowered” princesses, neoliberal feminism (a feminism at the service of the neoliberal capitalist system), commodity feminism and girl power discourses, answers to how discursive formation is structured of a princess who does not need a male figure to protect her, as she is active in her own narrative.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGLIMA, Elizabeth Christina de Andrade.LIMA, E. C. A.http://lattes.cnpq.br/9483143620752293NUNES, Maíra Fernandes Martins.SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.MELO JÚNIOR, Aélton Alves de .2022-02-162022-04-25T23:39:16Z2022-04-252022-04-25T23:39:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844MELO JÚNIOR, A, A, de. Era uma vez a “princesa guerreira”: o discurso e as performances de gênero nos filmes de princesas da Disney. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-03T21:38:48Zoai:localhost:riufcg/24844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-03T21:38:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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