Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no Saresp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perea, Nayane Moreno
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ramos, Géssica Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3611
Resumo: O SARESP é um sistema de avaliação em larga escala, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP), cuja intenção é avaliar e atuar na qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede pública de ensino paulista. Por intermédio de políticas agregadas a ele, bem como das mudanças efetivadas em sua estrutura e funcionamento desde sua criação em 1996, o SARESP vem a cada dia mais exercendo forte influência na organização escolar, e, principalmente, nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é compreender a concepção de professor presente no SARESP mediante a análise do seu contexto e da sua estrutura e funcionamento, dando enfoque aos aspectos que impactam direta ou indiretamente no trabalho docente. Para atender a esse objetivo, foi utilizado como procedimento metodológico a análise bibliográfica e documental. Verificou-se que o professor é aquele que, em detrimento da própria docência, vai ser mensurado e valorizado por sua destreza em reproduzir no aluno o que foi preconizado pelo SARESP. Há uma inversão de papéis: a escola, por seus professores, passa a ensinar aquilo que é avaliado pelo SARESP, ao invés de o SARESP avaliar aquilo que a escola, por intermédio de seu professor, ensina.
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