Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no Saresp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3611 |
Resumo: | O SARESP é um sistema de avaliação em larga escala, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP), cuja intenção é avaliar e atuar na qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede pública de ensino paulista. Por intermédio de políticas agregadas a ele, bem como das mudanças efetivadas em sua estrutura e funcionamento desde sua criação em 1996, o SARESP vem a cada dia mais exercendo forte influência na organização escolar, e, principalmente, nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é compreender a concepção de professor presente no SARESP mediante a análise do seu contexto e da sua estrutura e funcionamento, dando enfoque aos aspectos que impactam direta ou indiretamente no trabalho docente. Para atender a esse objetivo, foi utilizado como procedimento metodológico a análise bibliográfica e documental. Verificou-se que o professor é aquele que, em detrimento da própria docência, vai ser mensurado e valorizado por sua destreza em reproduzir no aluno o que foi preconizado pelo SARESP. Há uma inversão de papéis: a escola, por seus professores, passa a ensinar aquilo que é avaliado pelo SARESP, ao invés de o SARESP avaliar aquilo que a escola, por intermédio de seu professor, ensina. |
id |
METO-3_566f84a49d35505d4f66c6f78bdb0b00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3611 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no SarespEducaçãoSARESP. Política Educacional. ProfessorO SARESP é um sistema de avaliação em larga escala, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP), cuja intenção é avaliar e atuar na qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede pública de ensino paulista. Por intermédio de políticas agregadas a ele, bem como das mudanças efetivadas em sua estrutura e funcionamento desde sua criação em 1996, o SARESP vem a cada dia mais exercendo forte influência na organização escolar, e, principalmente, nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é compreender a concepção de professor presente no SARESP mediante a análise do seu contexto e da sua estrutura e funcionamento, dando enfoque aos aspectos que impactam direta ou indiretamente no trabalho docente. Para atender a esse objetivo, foi utilizado como procedimento metodológico a análise bibliográfica e documental. Verificou-se que o professor é aquele que, em detrimento da própria docência, vai ser mensurado e valorizado por sua destreza em reproduzir no aluno o que foi preconizado pelo SARESP. Há uma inversão de papéis: a escola, por seus professores, passa a ensinar aquilo que é avaliado pelo SARESP, ao invés de o SARESP avaliar aquilo que a escola, por intermédio de seu professor, ensina.Universidade Metodista de PiracicabaPerea, Nayane MorenoRamos, Géssica Priscila2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica e documentalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/361110.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p1-20Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 1-202238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3611/2118BrasilContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-27T16:09:02Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3611Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2018-07-27T16:09:02Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no Saresp |
title |
Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no Saresp |
spellingShingle |
Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no Saresp Perea, Nayane Moreno Educação SARESP. Política Educacional. Professor |
title_short |
Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no Saresp |
title_full |
Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no Saresp |
title_fullStr |
Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no Saresp |
title_full_unstemmed |
Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no Saresp |
title_sort |
Dize-me o que ensinas, que eu te direi o que és (e quanto vales): a concepção de docente no Saresp |
author |
Perea, Nayane Moreno |
author_facet |
Perea, Nayane Moreno Ramos, Géssica Priscila |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Géssica Priscila |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perea, Nayane Moreno Ramos, Géssica Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação SARESP. Política Educacional. Professor |
topic |
Educação SARESP. Política Educacional. Professor |
description |
O SARESP é um sistema de avaliação em larga escala, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP), cuja intenção é avaliar e atuar na qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede pública de ensino paulista. Por intermédio de políticas agregadas a ele, bem como das mudanças efetivadas em sua estrutura e funcionamento desde sua criação em 1996, o SARESP vem a cada dia mais exercendo forte influência na organização escolar, e, principalmente, nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Assim, o objetivo deste artigo é compreender a concepção de professor presente no SARESP mediante a análise do seu contexto e da sua estrutura e funcionamento, dando enfoque aos aspectos que impactam direta ou indiretamente no trabalho docente. Para atender a esse objetivo, foi utilizado como procedimento metodológico a análise bibliográfica e documental. Verificou-se que o professor é aquele que, em detrimento da própria docência, vai ser mensurado e valorizado por sua destreza em reproduzir no aluno o que foi preconizado pelo SARESP. Há uma inversão de papéis: a escola, por seus professores, passa a ensinar aquilo que é avaliado pelo SARESP, ao invés de o SARESP avaliar aquilo que a escola, por intermédio de seu professor, ensina. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica e documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3611 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p1-20 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3611 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v25n1p1-20 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3611/2118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporaneidade Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 25, n. 1 (2018); 1-20 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576020034289665 |