Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3590 |
Resumo: | À luz da teoria eliasiana, o artigo apresenta as atividades miméticas incentivadas no Colégio Americano Batista, criado na cidade do Recife, em 1906, e os seus dispositivos institucionais publicados para orientar e controlar os estudantes no cotidiano educacional. A análise concentra-se em fontes como o Prospecto de 1918, o Regulamento Disciplinar de 1920 e o Decálogo de 1925. Constata-se que a Instituição Educacional Batista tinha como objetivo o desenvolvimento do self-control em seus estudantes, permitindo jogos parlamentares e atléticos e proibindo, simultaneamente, impulsos contrários à Lei do Governo Próprio e o Cavalheirismo no Jogo. Assim, o referido Colégio buscava afirmação de membros outsiders no campo educacional e cristão protestante. |
id |
METO-3_59362e34f27559435d46cf04e2f1785d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3590 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no RecifeEducação; História da EducaçãoAutocontrole; Atividades Miméticas; Colégio Americano Batista.À luz da teoria eliasiana, o artigo apresenta as atividades miméticas incentivadas no Colégio Americano Batista, criado na cidade do Recife, em 1906, e os seus dispositivos institucionais publicados para orientar e controlar os estudantes no cotidiano educacional. A análise concentra-se em fontes como o Prospecto de 1918, o Regulamento Disciplinar de 1920 e o Decálogo de 1925. Constata-se que a Instituição Educacional Batista tinha como objetivo o desenvolvimento do self-control em seus estudantes, permitindo jogos parlamentares e atléticos e proibindo, simultaneamente, impulsos contrários à Lei do Governo Próprio e o Cavalheirismo no Jogo. Assim, o referido Colégio buscava afirmação de membros outsiders no campo educacional e cristão protestante.Universidade Metodista de PiracicabaSouza, Edilson FernandesSimões, José LuísCosta, Marcos André Nunes2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica; Teoria Civilizacionalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/359010.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p237-254Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 237-2542238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3590/2068https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3590/1150BrasilSéculo XX.Educação.Direitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T12:00:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3590Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T12:00:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife |
title |
Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife |
spellingShingle |
Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife Souza, Edilson Fernandes Educação; História da Educação Autocontrole; Atividades Miméticas; Colégio Americano Batista. |
title_short |
Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife |
title_full |
Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife |
title_fullStr |
Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife |
title_full_unstemmed |
Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife |
title_sort |
Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife |
author |
Souza, Edilson Fernandes |
author_facet |
Souza, Edilson Fernandes Simões, José Luís Costa, Marcos André Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Simões, José Luís Costa, Marcos André Nunes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Edilson Fernandes Simões, José Luís Costa, Marcos André Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; História da Educação Autocontrole; Atividades Miméticas; Colégio Americano Batista. |
topic |
Educação; História da Educação Autocontrole; Atividades Miméticas; Colégio Americano Batista. |
description |
À luz da teoria eliasiana, o artigo apresenta as atividades miméticas incentivadas no Colégio Americano Batista, criado na cidade do Recife, em 1906, e os seus dispositivos institucionais publicados para orientar e controlar os estudantes no cotidiano educacional. A análise concentra-se em fontes como o Prospecto de 1918, o Regulamento Disciplinar de 1920 e o Decálogo de 1925. Constata-se que a Instituição Educacional Batista tinha como objetivo o desenvolvimento do self-control em seus estudantes, permitindo jogos parlamentares e atléticos e proibindo, simultaneamente, impulsos contrários à Lei do Governo Próprio e o Cavalheirismo no Jogo. Assim, o referido Colégio buscava afirmação de membros outsiders no campo educacional e cristão protestante. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica; Teoria Civilizacional |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3590 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p237-254 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3590 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p237-254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3590/2068 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3590/1150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XX. Educação. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 237-254 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021115371520 |