Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Edilson Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Simões, José Luís, Costa, Marcos André Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3590
Resumo: À luz da teoria eliasiana, o artigo apresenta as atividades miméticas incentivadas no Colégio Americano Batista, criado na cidade do Recife, em 1906, e os seus dispositivos institucionais publicados para orientar e controlar os estudantes no cotidiano educacional. A análise concentra-se em fontes como o Prospecto de 1918, o Regulamento Disciplinar de 1920 e o Decálogo de 1925. Constata-se que a Instituição Educacional Batista tinha como objetivo o desenvolvimento do self-control em seus estudantes, permitindo jogos parlamentares e atléticos e proibindo, simultaneamente, impulsos contrários à Lei do Governo Próprio e o Cavalheirismo no Jogo. Assim, o referido Colégio buscava afirmação de membros outsiders no campo educacional e cristão protestante.
id METO-3_59362e34f27559435d46cf04e2f1785d
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3590
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no RecifeEducação; História da EducaçãoAutocontrole; Atividades Miméticas; Colégio Americano Batista.À luz da teoria eliasiana, o artigo apresenta as atividades miméticas incentivadas no Colégio Americano Batista, criado na cidade do Recife, em 1906, e os seus dispositivos institucionais publicados para orientar e controlar os estudantes no cotidiano educacional. A análise concentra-se em fontes como o Prospecto de 1918, o Regulamento Disciplinar de 1920 e o Decálogo de 1925. Constata-se que a Instituição Educacional Batista tinha como objetivo o desenvolvimento do self-control em seus estudantes, permitindo jogos parlamentares e atléticos e proibindo, simultaneamente, impulsos contrários à Lei do Governo Próprio e o Cavalheirismo no Jogo. Assim, o referido Colégio buscava afirmação de membros outsiders no campo educacional e cristão protestante.Universidade Metodista de PiracicabaSouza, Edilson FernandesSimões, José LuísCosta, Marcos André Nunes2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Histórica; Teoria Civilizacionalapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/359010.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p237-254Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 237-2542238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3590/2068https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3590/1150BrasilSéculo XX.Educação.Direitos autorais 2018 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T12:00:14Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3590Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-01-29T12:00:14Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife
title Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife
spellingShingle Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife
Souza, Edilson Fernandes
Educação; História da Educação
Autocontrole; Atividades Miméticas; Colégio Americano Batista.
title_short Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife
title_full Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife
title_fullStr Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife
title_full_unstemmed Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife
title_sort Atividades miméticas e dispositivos de controle no Colégio Americano Batista no Recife
author Souza, Edilson Fernandes
author_facet Souza, Edilson Fernandes
Simões, José Luís
Costa, Marcos André Nunes
author_role author
author2 Simões, José Luís
Costa, Marcos André Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Edilson Fernandes
Simões, José Luís
Costa, Marcos André Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; História da Educação
Autocontrole; Atividades Miméticas; Colégio Americano Batista.
topic Educação; História da Educação
Autocontrole; Atividades Miméticas; Colégio Americano Batista.
description À luz da teoria eliasiana, o artigo apresenta as atividades miméticas incentivadas no Colégio Americano Batista, criado na cidade do Recife, em 1906, e os seus dispositivos institucionais publicados para orientar e controlar os estudantes no cotidiano educacional. A análise concentra-se em fontes como o Prospecto de 1918, o Regulamento Disciplinar de 1920 e o Decálogo de 1925. Constata-se que a Instituição Educacional Batista tinha como objetivo o desenvolvimento do self-control em seus estudantes, permitindo jogos parlamentares e atléticos e proibindo, simultaneamente, impulsos contrários à Lei do Governo Próprio e o Cavalheirismo no Jogo. Assim, o referido Colégio buscava afirmação de membros outsiders no campo educacional e cristão protestante.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica; Teoria Civilizacional
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3590
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p237-254
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3590
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n3p237-254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3590/2068
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/3590/1150
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XX.
Educação.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 24, n. 3 (2017); 237-254
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021115371520