Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250 |
Resumo: | Os gêneros textuais emergentes, oriundos da internet, têm adentrado as salas de aula. Este artigo analisa os relatos pessoais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, elaborados como atividade de produção textual para a disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como elemento de referenciação um meme. As narrativas foram aqui analisadas sob a perspectiva da atividade mimética (prefiguração, configuração e reconfiguração), discutida por Paul Ricoeur (1994). Autores como Motta (2001), Marscuschi (2001) e Recuero (2009) auxiliaram nas discussões. O estudo revelou a eficácia da aprendizagem ao se dialogar atividades escolares com elementos referentes às práticas sociais, cotidianas e contemporâneas dos estudantes. |
id |
UFC-20_4f39a861abe3b529e443b1fc7ff35456 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/20250 |
network_acronym_str |
UFC-20 |
network_name_str |
Revista Passagens |
repository_id_str |
|
spelling |
Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul RicouerNarrativas escolaresAtividade miméticaMemeOs gêneros textuais emergentes, oriundos da internet, têm adentrado as salas de aula. Este artigo analisa os relatos pessoais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, elaborados como atividade de produção textual para a disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como elemento de referenciação um meme. As narrativas foram aqui analisadas sob a perspectiva da atividade mimética (prefiguração, configuração e reconfiguração), discutida por Paul Ricoeur (1994). Autores como Motta (2001), Marscuschi (2001) e Recuero (2009) auxiliaram nas discussões. O estudo revelou a eficácia da aprendizagem ao se dialogar atividades escolares com elementos referentes às práticas sociais, cotidianas e contemporâneas dos estudantes.Universidade Federal do Ceará2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 8 No. 1 (2017); 45-62Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 8 Núm. 1 (2017); 45-62Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 8 n. 1 (2017); 45-622179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250/30808Copyright (c) 2017 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lilian BartiraPatrício, Edgard2017-09-15T13:17:37Zoai:periodicos.ufc:article/20250Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2017-09-15T13:17:37Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer |
title |
Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer |
spellingShingle |
Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer Silva, Lilian Bartira Narrativas escolares Atividade mimética Meme |
title_short |
Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer |
title_full |
Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer |
title_fullStr |
Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer |
title_full_unstemmed |
Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer |
title_sort |
Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer |
author |
Silva, Lilian Bartira |
author_facet |
Silva, Lilian Bartira Patrício, Edgard |
author_role |
author |
author2 |
Patrício, Edgard |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lilian Bartira Patrício, Edgard |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas escolares Atividade mimética Meme |
topic |
Narrativas escolares Atividade mimética Meme |
description |
Os gêneros textuais emergentes, oriundos da internet, têm adentrado as salas de aula. Este artigo analisa os relatos pessoais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, elaborados como atividade de produção textual para a disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como elemento de referenciação um meme. As narrativas foram aqui analisadas sob a perspectiva da atividade mimética (prefiguração, configuração e reconfiguração), discutida por Paul Ricoeur (1994). Autores como Motta (2001), Marscuschi (2001) e Recuero (2009) auxiliaram nas discussões. O estudo revelou a eficácia da aprendizagem ao se dialogar atividades escolares com elementos referentes às práticas sociais, cotidianas e contemporâneas dos estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250 |
url |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250/30808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Passagens info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Passagens |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 8 No. 1 (2017); 45-62 Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 8 Núm. 1 (2017); 45-62 Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 8 n. 1 (2017); 45-62 2179-9938 reponame:Revista Passagens instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Passagens |
collection |
Revista Passagens |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
passagensufc@gmail.com |
_version_ |
1803388384246235136 |