Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lilian Bartira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Patrício, Edgard
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250
Resumo: Os gêneros textuais emergentes, oriundos da internet, têm adentrado as salas de aula. Este artigo analisa os relatos pessoais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, elaborados como atividade de produção textual para a disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como elemento de referenciação um meme. As narrativas foram aqui analisadas sob a perspectiva da atividade mimética (prefiguração, configuração e reconfiguração), discutida por Paul Ricoeur (1994). Autores como Motta (2001), Marscuschi (2001) e Recuero (2009) auxiliaram nas discussões. O estudo revelou a eficácia da aprendizagem ao se dialogar atividades escolares com elementos referentes às práticas sociais, cotidianas e contemporâneas dos estudantes.
id UFC-20_4f39a861abe3b529e443b1fc7ff35456
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/20250
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul RicouerNarrativas escolaresAtividade miméticaMemeOs gêneros textuais emergentes, oriundos da internet, têm adentrado as salas de aula. Este artigo analisa os relatos pessoais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, elaborados como atividade de produção textual para a disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como elemento de referenciação um meme. As narrativas foram aqui analisadas sob a perspectiva da atividade mimética (prefiguração, configuração e reconfiguração), discutida por Paul Ricoeur (1994). Autores como Motta (2001), Marscuschi (2001) e Recuero (2009) auxiliaram nas discussões. O estudo revelou a eficácia da aprendizagem ao se dialogar atividades escolares com elementos referentes às práticas sociais, cotidianas e contemporâneas dos estudantes.Universidade Federal do Ceará2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 8 No. 1 (2017); 45-62Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 8 Núm. 1 (2017); 45-62Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 8 n. 1 (2017); 45-622179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250/30808Copyright (c) 2017 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lilian BartiraPatrício, Edgard2017-09-15T13:17:37Zoai:periodicos.ufc:article/20250Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2017-09-15T13:17:37Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
title Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
spellingShingle Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
Silva, Lilian Bartira
Narrativas escolares
Atividade mimética
Meme
title_short Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
title_full Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
title_fullStr Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
title_full_unstemmed Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
title_sort Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
author Silva, Lilian Bartira
author_facet Silva, Lilian Bartira
Patrício, Edgard
author_role author
author2 Patrício, Edgard
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lilian Bartira
Patrício, Edgard
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas escolares
Atividade mimética
Meme
topic Narrativas escolares
Atividade mimética
Meme
description Os gêneros textuais emergentes, oriundos da internet, têm adentrado as salas de aula. Este artigo analisa os relatos pessoais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, elaborados como atividade de produção textual para a disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como elemento de referenciação um meme. As narrativas foram aqui analisadas sob a perspectiva da atividade mimética (prefiguração, configuração e reconfiguração), discutida por Paul Ricoeur (1994). Autores como Motta (2001), Marscuschi (2001) e Recuero (2009) auxiliaram nas discussões. O estudo revelou a eficácia da aprendizagem ao se dialogar atividades escolares com elementos referentes às práticas sociais, cotidianas e contemporâneas dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250/30808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Passagens
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Passagens
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 8 No. 1 (2017); 45-62
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 8 Núm. 1 (2017); 45-62
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 8 n. 1 (2017); 45-62
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388384246235136