Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4025 |
Resumo: | Com a experiência de ser surda, este artigo apresenta uma breve discussão sobre a educação de surdos que temos hoje no Brasil, e mais especificamente no Estado de Santa Catarina, partindo para uma discussão que contrapõe a educação inclusiva versus a educação bilíngue. Logo, este artigo aborda a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar, preocupando-se com todas as suas grandezas como ser humano e as suas experiências de aprendizagens; além disso, esta pesquisa propõe um olhar a respeito da educação bilíngue versus educação inclusiva. Para tanto, exibimos um trabalho que mescla um relato de vivência ligado a um estudo bibliográfico que fundamenta o artigo, sendo considerados os trabalhos de Sacks (1998), Skliar (1997), Goldfeld (2002), Quadros (2006), entre outros. Entende-se com esta pesquisa as possibilidades e dificuldades encontradas na educação dos alunos surdos em ambiente escolar, bem como, os desafios pelos quais passam profissionais relacionados a essa educação ao lidarem com esses alunos “diferentes”, por terem a fluência da língua brasileira de sinais (Libras) para se comunicarem. |
id |
METO-3_5e21162e5955cce07e069e03c751dc5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4025 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngueEducaçãoAprendizagem; Aluno surdo; Bilíngue; Inclusão; LIBRAS.Com a experiência de ser surda, este artigo apresenta uma breve discussão sobre a educação de surdos que temos hoje no Brasil, e mais especificamente no Estado de Santa Catarina, partindo para uma discussão que contrapõe a educação inclusiva versus a educação bilíngue. Logo, este artigo aborda a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar, preocupando-se com todas as suas grandezas como ser humano e as suas experiências de aprendizagens; além disso, esta pesquisa propõe um olhar a respeito da educação bilíngue versus educação inclusiva. Para tanto, exibimos um trabalho que mescla um relato de vivência ligado a um estudo bibliográfico que fundamenta o artigo, sendo considerados os trabalhos de Sacks (1998), Skliar (1997), Goldfeld (2002), Quadros (2006), entre outros. Entende-se com esta pesquisa as possibilidades e dificuldades encontradas na educação dos alunos surdos em ambiente escolar, bem como, os desafios pelos quais passam profissionais relacionados a essa educação ao lidarem com esses alunos “diferentes”, por terem a fluência da língua brasileira de sinais (Libras) para se comunicarem.Universidade Metodista de PiracicabaValsechi, Geisielen Santana Valsechi SantanaMartins Filho, Lourival José2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/402510.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p105-119Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 105-1192238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4025/2437América LatinaContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-28T10:18:30Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4025Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-28T10:18:30Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue |
title |
Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue |
spellingShingle |
Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue Valsechi, Geisielen Santana Valsechi Santana Educação Aprendizagem; Aluno surdo; Bilíngue; Inclusão; LIBRAS. |
title_short |
Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue |
title_full |
Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue |
title_fullStr |
Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue |
title_full_unstemmed |
Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue |
title_sort |
Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue |
author |
Valsechi, Geisielen Santana Valsechi Santana |
author_facet |
Valsechi, Geisielen Santana Valsechi Santana Martins Filho, Lourival José |
author_role |
author |
author2 |
Martins Filho, Lourival José |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valsechi, Geisielen Santana Valsechi Santana Martins Filho, Lourival José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aprendizagem; Aluno surdo; Bilíngue; Inclusão; LIBRAS. |
topic |
Educação Aprendizagem; Aluno surdo; Bilíngue; Inclusão; LIBRAS. |
description |
Com a experiência de ser surda, este artigo apresenta uma breve discussão sobre a educação de surdos que temos hoje no Brasil, e mais especificamente no Estado de Santa Catarina, partindo para uma discussão que contrapõe a educação inclusiva versus a educação bilíngue. Logo, este artigo aborda a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar, preocupando-se com todas as suas grandezas como ser humano e as suas experiências de aprendizagens; além disso, esta pesquisa propõe um olhar a respeito da educação bilíngue versus educação inclusiva. Para tanto, exibimos um trabalho que mescla um relato de vivência ligado a um estudo bibliográfico que fundamenta o artigo, sendo considerados os trabalhos de Sacks (1998), Skliar (1997), Goldfeld (2002), Quadros (2006), entre outros. Entende-se com esta pesquisa as possibilidades e dificuldades encontradas na educação dos alunos surdos em ambiente escolar, bem como, os desafios pelos quais passam profissionais relacionados a essa educação ao lidarem com esses alunos “diferentes”, por terem a fluência da língua brasileira de sinais (Libras) para se comunicarem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4025 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p105-119 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4025 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p105-119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4025/2437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
América Latina Contemporaneidade Educação |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 105-119 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021915435008 |