Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valsechi, Geisielen Santana Valsechi Santana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins Filho, Lourival José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4025
Resumo: Com a experiência de ser surda, este artigo apresenta uma breve discussão sobre a educação de surdos que temos hoje no Brasil, e mais especificamente no Estado de Santa Catarina, partindo para uma discussão que contrapõe a educação inclusiva versus a educação bilíngue. Logo, este artigo aborda a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar, preocupando-se com todas as suas grandezas como ser humano e as suas experiências de aprendizagens; além disso, esta pesquisa propõe um olhar a respeito da educação bilíngue versus educação inclusiva. Para tanto, exibimos um trabalho que mescla um relato de vivência ligado a um estudo bibliográfico que fundamenta o artigo, sendo considerados os trabalhos de Sacks (1998), Skliar (1997), Goldfeld (2002), Quadros (2006), entre outros. Entende-se com esta pesquisa as possibilidades e dificuldades encontradas na educação dos alunos surdos em ambiente escolar, bem como, os desafios pelos quais passam profissionais relacionados a essa educação ao lidarem com esses alunos “diferentes”, por terem a fluência da língua brasileira de sinais (Libras) para se comunicarem.
id METO-3_5e21162e5955cce07e069e03c751dc5a
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4025
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngueEducaçãoAprendizagem; Aluno surdo; Bilíngue; Inclusão; LIBRAS.Com a experiência de ser surda, este artigo apresenta uma breve discussão sobre a educação de surdos que temos hoje no Brasil, e mais especificamente no Estado de Santa Catarina, partindo para uma discussão que contrapõe a educação inclusiva versus a educação bilíngue. Logo, este artigo aborda a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar, preocupando-se com todas as suas grandezas como ser humano e as suas experiências de aprendizagens; além disso, esta pesquisa propõe um olhar a respeito da educação bilíngue versus educação inclusiva. Para tanto, exibimos um trabalho que mescla um relato de vivência ligado a um estudo bibliográfico que fundamenta o artigo, sendo considerados os trabalhos de Sacks (1998), Skliar (1997), Goldfeld (2002), Quadros (2006), entre outros. Entende-se com esta pesquisa as possibilidades e dificuldades encontradas na educação dos alunos surdos em ambiente escolar, bem como, os desafios pelos quais passam profissionais relacionados a essa educação ao lidarem com esses alunos “diferentes”, por terem a fluência da língua brasileira de sinais (Libras) para se comunicarem.Universidade Metodista de PiracicabaValsechi, Geisielen Santana Valsechi SantanaMartins Filho, Lourival José2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/402510.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p105-119Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 105-1192238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4025/2437América LatinaContemporaneidadeEducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-28T10:18:30Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4025Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-28T10:18:30Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue
title Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue
spellingShingle Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue
Valsechi, Geisielen Santana Valsechi Santana
Educação
Aprendizagem; Aluno surdo; Bilíngue; Inclusão; LIBRAS.
title_short Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue
title_full Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue
title_fullStr Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue
title_full_unstemmed Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue
title_sort Discussão acerca da educação de surdos no momento atual: uma visão concreta sobre a educação inclusiva versus a educação bilíngue
author Valsechi, Geisielen Santana Valsechi Santana
author_facet Valsechi, Geisielen Santana Valsechi Santana
Martins Filho, Lourival José
author_role author
author2 Martins Filho, Lourival José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Valsechi, Geisielen Santana Valsechi Santana
Martins Filho, Lourival José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem; Aluno surdo; Bilíngue; Inclusão; LIBRAS.
topic Educação
Aprendizagem; Aluno surdo; Bilíngue; Inclusão; LIBRAS.
description Com a experiência de ser surda, este artigo apresenta uma breve discussão sobre a educação de surdos que temos hoje no Brasil, e mais especificamente no Estado de Santa Catarina, partindo para uma discussão que contrapõe a educação inclusiva versus a educação bilíngue. Logo, este artigo aborda a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar, preocupando-se com todas as suas grandezas como ser humano e as suas experiências de aprendizagens; além disso, esta pesquisa propõe um olhar a respeito da educação bilíngue versus educação inclusiva. Para tanto, exibimos um trabalho que mescla um relato de vivência ligado a um estudo bibliográfico que fundamenta o artigo, sendo considerados os trabalhos de Sacks (1998), Skliar (1997), Goldfeld (2002), Quadros (2006), entre outros. Entende-se com esta pesquisa as possibilidades e dificuldades encontradas na educação dos alunos surdos em ambiente escolar, bem como, os desafios pelos quais passam profissionais relacionados a essa educação ao lidarem com esses alunos “diferentes”, por terem a fluência da língua brasileira de sinais (Libras) para se comunicarem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4025
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p105-119
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4025
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p105-119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4025/2437
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv América Latina
Contemporaneidade
Educação
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 105-119
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021915435008